Informação Sideline: Federação Paulista lança curso de arbitragem!


Há cerca de um mês, escrevi um artigo sobre a dificuldade de apitar uma partida de futebol americano no Brasil. Naquela ocasião, o assunto abordado era referente aos problemas de arbitragem que a liga carioca vinha tendo em algumas partidas do Carioca Bowl.

Como não poderia deixar de ser oportuno, venho divulgar o 1º Curso de Arbitragem, que acontecerá nos próximos dois meses no estado de São Paulo. A iniciativa foi criada pela LPFA (Liga Paulista de Futebol Americano), com o intuito de estabelecer uma adequada formação para árbitros de futebol americano no país. Com isso, a Liga procura mostrar a credibilidade do esporte às instituições e empresas que possam ficar interessadas em investir no esporte.

Para maiores informações sobre o curso, local e valores:
Responsável: Hugo Bustilho
Fone: 11-8203-6254
E-mail: curso@futebolamericanosp.com.br

Momento NFL-III: Olhando para a temporada 2007!

Depois de listar algumas curiosidades das franquias e de alguns head coach para a temporada 2007, agora chegou à vez das grandes estrelas.
Jogadores importantes para suas franquias e futuros Hall of Fame, alguns destes mencionados aqui no Sideline, buscarão marcas históricas na carreira, como Payton Manning, Brett Favre, Isaac Bruce, entre outros...

Marvin Harrison (Colts) – Com mais 10 recepções para Touchdowns, Harrison se torna o primeiro WR na história da NFL com nove temporadas consecutivas com mais de 10 recepções para TD.
Com mais 100 recepções nesta temporada, ele irá ultrapassar o lendário Jerry Rice, com cinco temporadas consecutivas com mais de 100 recepções.
Com 81 recepções, Harrison passa a ser o segundo WR na história da NFL com maior número de recepções de todos os tempos. Ultrapassando lendas como Tim Brown (1.094) e Cris Carter (1.101). Em 11 temporadas, Marvin soma 1.021 recepções.

Isaac Bruce (Rams) – Um veterano que precisa de 629 jardas por recepção para ultrapassar Marvin Harrison (13.697), Henry Ellard (13.777), Cris Carter (13.899) e James Lofton (14.004). Bruce em 13 temporadas soma 13.376 jardas por recepção.
Com 13 recepções, Bruce se torna o sétimo WR na história da NFL com 900 recepções na carreira. Atualmente o jogador soma 887 recepções.

Tony Gonzalez (Chiefs) – Um dos melhores TE da história, precisa de 2 touchdowns para ultrapassar Shannon Sharpe (62) e se tornar na sua posição, o líder em touchdowns de todos os tempos na história da NFL.

Brett Favre (Packers) – O grande quarterback precisa de somente 7 touchdowns de passe para ultrapassar nada menos que Dan Marino (420), se tornando o QB com maior número de touchdowns de passe na história da NFL. Em 16 temporadas, Favre soma 414 touchdowns.
Favre precisa de 3.862 jardas de passe para ultrapassar Dan Marino (61.361), se tornando o maior QB na história da NFL em jardas de passe. Atualmente, Favre soma 57.500 jardas.
Com 2 vitórias na temporada regular, ele irá ultrapassar John Elway (148), se tornando o maior QB com maior número de vitórias na NFL. Favre soma 147 vitórias em sua carreira.
Favre passou para mais de 3.000 jardas em 15 temporadas nos 16 anos de carreira. Agora ele poderá aumentar o próprio recorde na história da NFL neste ano de 2007.

Daunte Culpepper (Raiders) – Jogando pelos Raiders nesta temporada, Culpepper precisa de 3.000 jardas de passes e 400 jardas corridas para se tornar o primeiro quarterback na história da NFL com 5 temporadas com mais de 3.000 jardas de passes e 400 jardas corridas. O “pimentinha” é o único jogador da posição a conquistar esse feito por 4 temporadas.

Payton Manning (Colts) – Com 4.000 jardas de passe nesta temporada, Manning se torna o primeiro quarterback na história da NFL a conseguir mais de 4.000 jardas de passes em 8 temporadas.
Com 25 touchdowns de passe nesta temporada, Manning se torna o primeiro quarterback na história da NFL a conseguir 25 touchdowns de passe em 10 temporadas consecutivas.
Com 2.966 jardas passadas, Manning ultrapassará nada menos que Boomer Esiason (37.920), Dave Krieg (38.147), John Unitas (40.239) e Joe Montana (40.551) se tornando o quarterback com maior número de jardas passadas na carreira. Na sua 10º temporada, Manning soma 37.586 jardas passadas.

Para maiores informações, basta acessar o site da NFL.com, onde vocês poderão pesquisar números e recordes importantes, que deverão ser alcançados por outros grandes nomes do futebol americano profissional.

CBVIII: Tigers mostra sua força e os Red Lions voltaram a vencer!


Com um aproveitamento de 3-2 na temporada, essa equipe novata e sensação da temporada 2007 do CBVIII, foi até a bela cidade de Saquarema para derrotar os Vikings pelo placar de 26 vs 00.
Com dois touchdowns através do jogo corrido, uma bela recepção e um grande retorno de kickoff, selaram mais uma grande vitória dos Tigers. O time com esta vitória e beneficiados com a derrota do Sharks, seguem na segunda colocação do Grupo B e figuram principalmente na 5º posição na Classificação Geral da competição.

O fator negativo dessa partida acabou ficando para o final, com um sério desentendimento entre os jogadores das duas equipes, acabou manchando essa boa partida nas areias de Saquerama. Cabeça no lugar galera!

Após a paralisação do campeonato para o Pan, uma equipe em especial acabou perdendo o foco da temporada. Mas neste último fim de semana, após vencer o Rio de Janeiro Sharks pelo placar de 20 vs 13, os Red Lions se recuperam na competição com uma apresentação convincente.
O jogo começou quente logo no início, após uma excelente corrida de 50 jardas para touchdown do RB Romulo, os Sharks saíram na frente. A resposta dos Lions veio em alto estilo, após uma excelente distribuição de jogadas através de passes e corridas, acabaram confundindo a boa defesa dos tubarões. Após uma corrida de 4 jardas do TE Loscar, o touchdown de empate acabou acontecendo. Ambos os extras points foram desperdiçados naquela altura, sendo assim, a partida ficaria empatada em 6 vs 6.

Uma marcação implacável foi feita pela defesa dos Red Lions, tentando manter o ataque dos Sharks longe da zona de pontuação. O destaque ficou para a secundária, onde os CB’s Levi e Sapo, somaram 4 interceptações contra um dos melhores quarterbacks da liga.
Tentando impor o jogo corrido na partida, os Lions conseguiram através do RB Otávio, após uma corrida de 8 jardas virar o marcador para 13 vs 06. Mais tarde, um fato curioso aconteceu à favor dos Lions, após um erro no snap do time de especialistas, na tentativa de um Field Goal, fez com que o QB Thomas, com muita presença de espírito e com um movimento muito rápido, acabou descobrindo o WR Danone dentro da endzone, aumentando o placar para 20 vs 06 naquela altura.
Os Sharks ainda descontaram após um passe do QB Fabio Lau conectado com o WR Pedrofilo dentro da endzone, porém já não havia mais tempo para a tentativa de uma virada, sendo assim, o placar final da partida ficou mesmo em 20 vs 13.
Os Red Lions (3-2) seguem líderes do Grupo D e na 4º posição na Classificação Geral da competição.

CBVIII: Os Piratas venceram novamente!


O time de Copacabana segue sua trajetória ruma aos playoffs, com mais uma bela vitória, desta vez diante da equipe dos Gorilas. Com um excelente trabalho do sistema defensivo, o time dos Piratas segurou o ataque da equipe adversária durante toda a partida.
O primeiro touchdown da equipe aconteceu após uma interceptação do CB Azul, recuperando a bola para o ataque fazer o seu papel. Com uma corrida do HB Tiaguinho, os primeiros pontos foram conquistados com certa facilidade. O segundo touchdown aconteceu após uma conexão perfeita do QB Diogo para o TE Cebola.
Mantendo um rítimo muito forte, os Piratas optaram pelo jogo terrestre, onde conseguiram encontrar os espaços necessários para aumentar a vantagem. Novamente o HB Tiaguinho fez o seu trabalho, correndo pelo meio, soube furar a linha defensiva dos Gorilas e marcar o terceiro touchdown da partida.
Com todos os extra points convertidos pelo K Pará, a partida já estava 21 vs 00 à favor do time de Copacabana antes mesmo de acabar o primeiro tempo.
Logo no início da segunda etapa, após um excelente retorno de kickoff, o time de especialistas fez um belo trabalho, deixando o ataque dos Piratas na beira da endzone. Sem qualquer problema, através de uma corrida do WR Marcondes a vantagem foi ampliada com mais um touchdown.
Ainda não satisfeitos, a equipe de Copacabana por meio de outro bom passe do QB Diogo para o WR Marcondes, uma corrida de 20 jardas e com um retorno espetacular de punt, através do grande destaque da partida, HB Tiaguinho, selaram mais uma grande vitória pelo elástico placar de 48 vs 00.

Com uma marca de 5-0, os Piratas seguem líderes absolutos do Grupo B e firmes na ponta da tabela de Classificação Geral na temporada 2007. Uma equipe definitivamente candidata ao título, chegam forte a cada rodada, mostrando união e principalmente uma grande concentração em prol de um único objetivo...

Liga Flag 2007: Campeões vencem mais uma!


Os atuais campeões da Liga venceram a segunda partida consecutiva neste domingo, desta vez, derrotando os Corvos pelo placar de 38 vs 7.
Favorito ao título deste ano, os Locomotives impôs o seu jogo sem sofrer muita resistência par parte do sistema defensivo da equipe adversária.
Os primeiros pontos da equipe aconteceram logo no início da partida, com um touchdown de muitos que viriam mais tarde, com isso, o jogo acabou se tornando fácil para os Locomotives, sem qualquer chance para os Corvos.
Com um sistema ofensivo totalmente imprevisível e com uma defesa muito sólida, credencia essa equipe novamente como forte candidata ao título da Liga Flag 2007.
O destaque ficou realmente para a defesa dos Locomotives, onde até agora só permitiu 20 pontos em duas partidas na temporada.

Liga Flag 2007: Time do interior estréia com o pé direito!


Os atuais campeões do torneio de integração e da última Taça Brasil de Flag, não tomou conhecimento dos experientes Silver Bullets, na primeira partida realizada neste último domingo no campo do SPAC (São Paulo Atlético Clube).
Com muita união, o Sorocaba Vipers mostrou um ataque extremamente sólido e coeso ao longo da partida, souberam aproveitar as desatenções e os erros da equipe adversária, abrindo uma diferença de 16 pontos logo no início da partida.
Tentando estabelecer um jogo aéreo eficaz, o time dos Bullets esbarrava na forte marcação defensiva dos Vipers. Sem muito sucesso, os Bullets tentaram mudar a estratégia, sendo assim, passaram alternar as suas jogadas de ataque, conseguindo equilibrar as ações dentro do campo. Com o jogo mais equilibrado, os Bullets diminuíram a vantagem para 16 vs 14.

A partida se manteve equilibrada pelo resto do segundo tempo, onde as duas defesas seguravam os ataques com certa facilidade. No final da partida, os Vipers ainda conseguiram ampliar o marcador e selar a primeira vitória na Liga pelo placar de 24 vs 14.
Uma boa estréia para essa nova equipe de flag football no cenário paulista. Os Vipers vem demonstrando uma grande união, disciplina e organização tática dentro de campo, que se cuidem as equipes veteranas daqui pra frente...

Venha participar do 1º Bolão Sideline!


Restando somente duas semanas para o início das emoções da NFL, as expectativas já começaram a mexer com os apaixonados pela bola oval. Para apimentar as nossas semanas, os famosos pitacos não podem ficar de lado. Sendo assim, o Sideline irá promover o seu primeiro Bolão. Com o intuito de interagir, divertir e testar o seu conhecimento pelo futebol americano.

Regulamento:

1) Os palpites serão validados somente 24 horas antes da primeira partida da semana. Por exemplo: A week 1 terá o seu início na quinta feira (06/09), ou seja, os palpites daquela semana deverão ser enviados até quarta feira.
2) Todos os palpites deverão ser enviados por e-mail. Não será aceito outros meios como MSN, orkut ou algo parecido. A cada semana (terça feira) estarei enviando um esboço ilustrativo da Schedule à ser preenchida e reenviada por cada participante através do e-mail cadastrado no ato da inscrição. Se vier com outro e-mail, os palpites não serão validados.
3) Qualquer pessoa poderá entrar no bolão somente até a week 3. Não há limite para participantes.
4) Semanalmente serão divulgadas as colocações no próprio Blog para consulta de todos.

Pontuação:

17 pontos – Score correto da partida do MNF (jogos transmitidos segunda à noite);
15 pontos – Score correto da partida;
08 pontos – Score somente da equipe vencedora;
05 pontos – Vencedor da partida.

Extra Point:

20 pontos – Para o campeão de divisão;
30 pontos – Para o campeão da conferência;
50 pontos – Campeão do Super Bowl XLII.

Os palpites acima deverão ser enviados até a week 5, caso contrário não serão computados no final do bolão.

Quem tiver o interesse de participar, basta enviar um e-mail para jaysonbraga@hotmail.com colocando os seguintes dados:

Quero participar do Bolão Sideline!
Nome completo:
Estado/Cidade:
Time que torce na NFL:
E-mail oficial para receber a Schedule oficial

Papo Sideline: Futebol Americano, um esporte crescendo na terra do soccer!

São mais de 10 anos acompanhando tudo sobre a bola oval. Com o passar dos anos, venho percebendo o crescimento, o interesse e a facilidade de conseguir, por exemplo, comprar uma bola de futebol americano através de sites específicos ou até mesmo através de algumas lojas de esporte por vários estados do Brasil.
Conseguir qualquer artigo da equipe que você torce a cerca de 10 anos, era bastante complicado, você teria que juntar uma grana e viajar para EUA ou torcer para conhecer alguém que pudesse trazer na bagagem qualquer coisa do seu time preferido, após esse conhecido, passear nos famosos parques de diversão da Disney.

A inclusão do esporte em algumas escolas de São Paulo, por meio do futebol de bandeira (Flag Football), pode-se dizer que ajudou muito na divulgação do futebol americano na maior cidade da América Latina. Nas praias do Rio de Janeiro, as primeiras “peladas” começaram através de uma brincadeira entre um grupo de amigos. Atualmente virou um dos maiores campeonatos de futebol americano em campo adaptado.
No sul do país, estados como Santa Catarina e Paraná, sem qualquer adaptação, a pratica é feita na grama mesmo, onde aos poucos suas associações e federações já começaram a tomar corpo, visando um futuro totalmente organizado.
No centro do país, várias equipes e principalmente o empenho de pessoas comprometidas pela divulgação do esporte, conseguiram reunir e organizar um torneio com equipes de estados diferentes. O torneio foi um verdadeiro sucesso, onde acabou deixando todos os envolvidos esperançosos com a capacidade de organização do esporte por todo o país.
No norte e nordeste as coisas começaram a todo vapor, hoje diversas equipes já foram criadas, como se fosse à famosa “micareta” ou até mesmo o carnaval fora de época, essas equipes seguem arrastando uma boa quantidade de apaixonados pela bola oval nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas entre outros.

Ainda estamos longe de países como México, Canadá, Japão e Inglaterra na questão de popularidade, mas como a nova proposta da poderosa NFL, seria aumentar a popularidade do esporte pelo mundo, sendo assim, eu acho que não devemos deixar de acreditar e sonhar que um dia possamos sediar uma partida de pré-temporada ou até mesmo da temporada regular, como qualquer criança sonha em ganhar a sua primeira bicicleta ou talvez o seu primeiro Playstation.
Hoje, várias pessoas escrevem por amor ao esporte nos diversos blog’s dedicados ao futebol americano, por serem 100% editados em português, torna viável a informação e o contato com milhares de brasileiros, apresentando e informando tudo que acontece na NFL e principalmente o que esta rolando sobre a bola oval na terra que "respira" o soccer...

Informação Sideline: Manaus Bowl II promete!

Após o sucesso do Manaus Bowl I, não há dúvidas que nesta temporada, apartir do dia 15 de setembro, a bola oval voltará esquentar o maior estado do Brasil.
Como todos os campeonatos, a busca para conseguir apoio da mídia na divulgação do mesmo, tornam as coisas mais difícieis para os organizadores do torneio. Porém, as dificuldades não será empecilho algum para esses amantes do esporte.

A liga atualmente conta com quatro equipes, são elas:


Informação Sideline: Bola Oval Capixaba esta precisando de ajuda!

O primeiro campeonato Capixaba de futebol americano precisa sair do papel. Batizado como Colibri Bowl e com data prevista para realização nos dias 2,3 e 4 de novembro na cidade de Santa Teresa esta precisando de ajuda.
Um dos colaboradores, Airton Flores, menciona que a Liga esbarra com um grande problema, a falta de pessoal capacitado para arbitragem.

O Colibri Bowl terá o apoio da prefeitura, a qual cedeu o campo local para o evento e ainda concedeu um alojamento. Até o momento a Liga conta com dois times da capital e um terceiro da própria cidade de Santa Teresa. Uma quarta vaga estará sendo aberta em breve, na qual, fará parte do primeiro campeonato de futebol americano no Espírito Santo.

Contato para maiores informações:
chariot69@msn.com

Momento NFL - II: Olhando para a temporada 2007!

No início deste mês o futebol americano perdeu um lendário head coach, Bill Walsh será sempre lembrado quando falamos de estratégia e inovações.
Alguns treinadores estarão buscando algumas marcas importantes em 2007. Destaco alguns deles, possíveis Hall of Fame daqui alguns anos na NFL.

Joe Gibbs (Redskins) - Com mais 9 vitórias na carreira, Gibbs ultrapassa Bud Grant (168) e Chuck Knox (170), se tornando o head coach na ativa com maior número de vitórias na NFL e com mais 5 vitórias na temporada regular, chegará a marca de 150 vitórias. Em 15 temporadas, Gibbs tem 162 vitórias na carreira sendo 145 na temporada regular. Vale ressaltar que Joe Gibbs já é um membro do Hall of Fame (classe de 1996).

Mike Holmgren (Seahawks) - Com mais 12 vitórias na carreira, Holmgren ultrapassa alguns treinadores como Bill Cowher (161), o próprio Joe Gibbs (162), Bud Grant (168) e Chuck Knox (170), se tornando o head coach na ativa com maior número de vitórias na NFL e com mais 3 vitórias na temporada regular, chegará a marca de 150 vitórias. Também com 15 temporadas, Holmgren tem 159 vitórias na carreira sendo 147 na temporada regular.

Mike Shanahan (Broncos) - Com mais 11 vitórias, Shanahan chegará a marca de 150 vitórias na temporada regular. Outro head coach na sua 15º temporada somando 139 vitórias na temporada regular.

Tom Coughlin (Giants) - Com somente 3 vitórias, Coughlin chegará a marca de 100 vitórias na sua carreira e com mais 7 vitórias, chegará a 100 vitórias na temporada regular. Com 11 temporadas na carreira, Coughlin tem 97 vitórias sendo 93 na temporada regular.

Liga Flag 2007: Temporada começa com grandes partidas!


O Sideline já havia adiantado sobre a perspectiva de grandes jogos para a temporada 2007 da Liga Flag, isso acabou ficando bastante evidente logo na primeira rodada da temporada.
Neste fim de semana foram 4 partidas cheias de emoção e com muitos pontos.

Os Metropolitan Locomotives estrearam com vitória, ao derrotar a equipe do Valinhos Bears pelo placar de 39 vs 13. Com um ataque potente, souberam aproveitar o nervosismo dos estreantes na elite da competição. Com muita variação de jogadas e com uma grande atuação do seu QB, souberam aproveitar as chances que apareceram durante a partida. Vale destacar um sistema defensivo sólido e coeso dos atuais campeões da Liga.

Os vice campeões, Diadema Steamrollers, com um eficiente jogo aéreo, souberam conter o ímpeto terrestre muito forte do Imperatores. Usando um sistema defensivo contra o jogo corrido, o time de Diadema garantiu a sua primeira vitória pelo placar de 28 vs 19. Vale destacar que essa partida acabou sendo marcada por algumas decisões polêmicas por parte da arbitragem.

Jogando sem os seus quarterbacks titulares, o São Paulo Storm e o São Bernardo Grasshoppers fizeram uma partida cheia de altos e baixos. Com isso, venceria a partida aquela equipe que cometesse menos erros. Neste caso, o São Paulo Storm aproveitando-se da sua força física acabaram levando a melhor diante o seu adversário, vencendo pelo placar de 27 vs 18.

O melhor jogo do fim de semana aconteceu no confronto entre o tradicional São Paulo Sharks contra o São Paulo Road Runners. Com um volume de jogo maior, os Road Runners controlaram melhor a posse da bola boa parte do jogo. Com o jogo corrido funcionando, mantiveram a vantagem no placar desde o início da partida.
A reação dos Sharks acabou acontecendo apartir do segundo tempo. Com boas variações de jogadas aéreas, os veteranos souberam equilibrar as ações e viraram o placar, consolidando a sua primeira vitória pelo placar de 13 vs 09.

Resultados da Semana:

Metropolitan Locomotives 39 vs 13 Valinhos Bears
Diadema Steamrollers 28 vs 19 Imperatores
São Paulo Storm 27 vs 18 Grasshoppers
São Paulo Sharks 13 vs 09 Road Runners

Próximos Jogos (26/08):

Bullets vs Sorocaba Vipers
Warriors vs Devilz
Spartans vs Tigers
Locomotives vs Corvos

Informação Sideline: Treinamentos para a seleção continuam no RJ!

Depois dos primeiros try-outs acontecerem no estado de Santa Catarina, chegou à vez do estado do Rio de Janeiro.
Isso mesmo, mantendo o programa elaborado pela AFAB, o Rio é o segundo estágio dos treinamentos para a formação da Seleção Brasileira de Futebol Americano, que em outubro irá enfrentar a Seleção Uruguaia de Futebol Americano (http://jaysonbragasideline.blogspot.com/2007/05/informao-sideline-desafio-brasil-vs.html).

As datas já foram agendadas para os próximos dias 25 e 26 de agosto. Os try-outs irão acontecer em campos de grama sintética da Secretaria Municipal de Esporte e Laser do Município do Rio de Janeiro, localizada na Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 335 no Recreio dos Bandeirantes. O início dos testes começarão as 09:30 e terminam as 13:30 horas.
A AFAB comunica a todos os interessados que enviem uma mensagem para querojogarrj@afabonline.com.br informando:

Nome completo:
Idade:
Posição (ões) de interesse:
Data de participação:

CB VIII: Falcões conseguem reabilitação e Reptiles aplica a maior goleada da temporada!



Após serem derrotados na semana passada, os Falcões venceram os Pitbulls pelo placar de 7 vs 6, através do WR/PR/KR Marcel Benayon, chamado carinhosamente por seus companheiros de equipe como “Baygon”. Uma vitória que serviu para reabilitar a equipe da Barra nesta temporada. O time segue na segunda colocação do Grupo A com 2-3 e na 8ª colocação na classificação geral da competição.

Mesmo jogando fora de casa, os Reptiles não tomaram conhecimento dos novatos Guanabara Bay, com uma vitória elástica pelo placar de 62 vs 00. Com uma grande experiência nas areias cariocas e com alto nível técnico, era improvável uma derrota dos tetra campeões. Foi a maior goleada aplicada até agora na temporada. Com esta vitória a equipe de Botafogo continua na liderança do Grupo C com 5-0 e ultrapassou a equipe dos Piratas na ponta da classificação geral da temporada.

CB VIII: Um grande jogo, com uma grande vitória do Titãs!


Titãs vs Warriors fizeram um grande jogo neste domingo, com os sistemas defensivos funcionando, a partida foi equilibrada até o seu final. Mesmo muito equilibrada, o atual campeão soube explorar o início do jogo, marcando o seu primeiro touchdown após uma boa corrida do RB Walter, conseguindo deixar a equipe próxima da endzone. Em seguida, o QB da equipe conectou um passe de 15 jardas justamente para o RB Walter anotar os primeiros pontos da partida.
Tentando reagir, a equipe de Niterói passou boa parte trabalhando seu ataque com boas variações de jogadas, mantendo a possa de bola por mais tempo em seu domínio. Antes de terminar o primeiro tempo da partida, através do K Bozó, o time conseguiu diminuir a diferença com dois Field Goals certeiros.

No começo do segundo tempo, os Warriors ainda mantiveram o ímpeto mostrado na primeira metade do jogo. Com um excelente drive, culminando com uma corrida de 5 jardas do QB Saulo, o time visitante virou o marcador para 13 vs 7 naquela altura.
Quando muitos pensavam que a partida estava nas mãos dos Warriors, a defesa dos Titãs resolveu mostrar serviço. Com o controle da partida, o ataque dos Warriors não contava com uma interceptação do LB Pedro. Em seguida, OT/FB Miguel com uma corrida de 5 jardas revirou o marcador, desta vez à favor dos Titãs.
Mesmo tendo uma grande presença ofensiva, os Warriors não conseguiram reverter à situação, sofrendo outra interceptação no momento crucial da partida. Com poucos minutos no relógio, os Titãs souberam gastar o tempo e segurar mais uma importante vitória pelo placar de 14 vs 13.
A evolução técnica do futebol americano nas areias cariocas já não é mais novidade para ninguém. Com isso, bons jogos e excelentes lances estão sendo comuns de acompanhar até o último minuto de cada partida.

Com esta vitória do Titãs (4-1), o time chegou a sua quarta vitória na temporada, consolidando sua pretensão em busca do bicampeonato. Não podia deixar de destacar a grande partida do sistema defensivo dessa equipe. Após a parada que o campeonato teve (devido ao PAN), puderam corrigir as falhas e souberam entrosar ainda mais a equipe para o restante da temporada.
Hoje os Titãs lideram o Grupo A e seguem na zona de classificação para os playoffs.

Paraíba Bowl I: Bola Oval no norte do Brasil!

Neste último fim de semana no estado da Paraíba, representantes de seis equipes se reuniram com o intuito de definir as datas e os horários dos jogos do Paraíba Bowl I.
A primeira temporada terá o seu início no próximo dia 1º de setembro, onde contará com cinco equipes da capital e uma do interior do estado. Equipes como Ninjas, Jampa Tribos e Warriors largam na frente pela experiência, porém, as equipes mais novas no cenário paraibano como os Troopers, Espectros e os Kings buscarão um espaço no topo da competição.
Como de costume, o Sideline estará ligado com que estará rolando na temporada do Paraíba Bowl I.

Vale destacar o crescimento da bola oval por todo território brasileiro, isso nos mostra o quanto o esporte esta movimentando uma inclusão social e cultural por todo o país.

As Equipes:
Troopers
Ninjas
Tribos

Warriors
Espectros
Kings

Liga Flag 2007: A temporada vai começar!

Não será apenas a NFL que terá o seu início, em São Paulo neste fim de semana será dado à largada para mais uma temporada da LIGA FLAG 2007.
Após o término do Torneio de Integração que aconteceu no decorrer do primeiro semestre, chegou à vez da nata entrar em campo juntamente com as equipes classificadas daquele torneio.
Em conversa com alguns responsáveis pelo campeonato, ficou evidente à grande expectativa que esta sendo criada para este ano. Com o aumento da qualidade técnica das equipes, possivelmente será uma das melhores temporadas na história da Liga.
Na presença de organizadores e membros das equipes, a LPFA pode definir o formato deste ano da competição. A liga esse ano foi dividida em duas conferências, compostas por duas divisões.

Pela Conferência Paulista, temos a Divisão Norte, composta pelas seguintes equipes: Metropolitan Locomotives, Valinhos Bears, Corvos e Santo André Sentinels. Na Divisão Leste, temos o São Paulo Sharks, São Paulo Road Runners, Tigers e o São Paulo Spartans.
Pela Conferência Estadual, teremos a Divisão Sul, composta pelo Diadema Steamrollers, Lacedemônia Imperatores, Brasil Delviz e pelo Sampa Red Warriors e a Divisão Oeste, teremos o Silver Bullets, Sorocaba Vipers, São Paulo Storm e o Paulista Wolves.

Times como Sorocaba Vipers, destaque do torneio de integração e atual campeão da Taça Brasil de Flag, Valinhos Bears, equipe com alta qualidade técnica e bem treinada, Metropolitan Locomotives, atual campeão, São Paulo Sharks, time bastante experiente no estado de São Paulo, largam na frente como favoritos, porém, o Sideline estará ligado para informar tudo sobre a nova temporada da Liga Flag de São Paulo.

Momento NFL - I: Olhando para a temporada 2007


São quase seis meses de espera, para podermos vibrar com nosso time, com jogadas espetaculares e jogos emocionantes. A temporada 2007 começa no próximo dia 6 de setembro e o Sideline inicia um espaço, listando algumas curiosidades que devemos atentar com relação há algumas franquias, técnicos e jogadores.
Nesta primeira parte, o Sideline apresenta o que algumas franquias precisam fazer para entrar para história da NFL ou para sua própria história.


Baltimore Ravens – Esta franquia precisa de 4 vitórias para atingir a marca de 100 vitórias na sua história. Atualmente os Ravens somam 96(v)-87(d)-1(e).

Carolina Panthers – Na mesma condição, o time da Carolina também precisa de mais 4 vitórias para atingir a marca de 100 vitórias na história da franquia. Atualmente os Panthers somam 96(v)-105(d).

Denver Broncos – Um dos times mais tradicionais da NFL precisa somar mais 12 vitórias para chegar a um total de 400 vitórias na história da franquia. Os Broncos somam 388(v)-342(d)-10(e).

Green Bay Packers – Outra franquia importante no cenário histórico da liga, os Packers precisam conquistar somente 2 vitórias, para se tornar a segunda franquia (Chicago Bears, 686) com mais de 650 vitórias na história. Atualmente os Packers somam 648(v)-514(d)-36(e).

Indianápolis Colts – Se o atual campeão conseguir somar mais de 12 vitórias na temporada regular, torna-se a primeira franquia na história da NFL a conquistar 12 ou mais vitórias em 5 temporadas consecutivas.

New York Giants – Mais um time tradicional que precisa somar mais 4 vitórias na temporada regular, para se tornar a terceira franquia (Chicago Bears, 670 e Green Bay Packers, 624) com mais de 600 vitórias na temporada regular.

Pittsburgh Steelers – O time da cidade do aço precisa de somente 2 vitórias nesta temporada, para ser a primeira franquia da conferencia americana (AFC) conseguir 500 vitórias na temporada regular. Atualmente os Steelers somam 498(v)-478(d)-20(e).

St. Louis Rams – Com mais 2 vitórias na temporada regular, os Rams chagarão a marca de 500 vitórias. Atualmente o time de St. Louis soma 498(v)-441(d)-20(e).

Oakland Raiders – Com mais 4 vitórias na temporada regular, os Silver&Black chegarão a marca de 400 vitórias na temporada regular. Os Raiders somam atualmente 396(v)-301(d)-11(e).

CBVIII: Warriors leva a melhor contra os Gorilas!

No último final de semana por motivos arbitrários, a AFAB acabou punindo as equipes do Saquarema Vikings e dos Red Lions, decretando a derrota por WO a favor das equipes dos Reptiles e Pitbulls respectivamente. Sendo assim, apenas Gorilas vs Warriors entraram em campo e fecharam a 4º rodada da temporada.

Não foi uma partida de bom nível técnico, mas não faltaram emoção e disposição neste confronto. Com uma melhor distribuição de jogadas e com melhor aproveitamento no ataque por parte do time de Niterói, os Warriors acabaram levando a vantagem sobre os Gorilas pelo placar de 26 vs 10.
O primeiro touchdown do Warriors aconteceu após uma recuperação de fumble do LB Diego dentro da endzone. O segundo touchdown foi através do jogo corrido pelo FB/LB Mau-Mau.
O grande destaque ficou para os dois bons passes do QB Saulo para o versátil TE Bozó e para o WR Luiggi anotarem mais dois touchdowns a favor do time de Niterói. Os Gorilas descontaram com um touchdown e ainda com um FG.

Com esta vitória, os Warriors somam 3-1 na temporada e seguem firmes na classificação geral para os playoffs. Atualmente seguem em 2º no grupo C, estando atrás somente dos Reptiles até o momento.


Após a 4º rodada, segue a classificação geral atualizada para os playoffs:

1- Piratas (4-0)
2- Reptiles (4-0)
3- Titãs (3-1)
4- Warriors (3-1)
5- Red Lions (2-2)
6- Tigers (2-2)

Papo Sideline: Bruschi relata sua experiência em seu livro!

Nunca desista, acredite sempre! Esta frase foi retirada do livro “Nunca desista”, escrito pelo Linebacker do New England Patriots Tedy Bruschi.
No dia 15 de fevereiro de 2005, algumas semanas após ter comandado a defesa do Patriots para a terceira conquista do Super Bowl em quatro anos, Bruschi teve um acidente vascular cerebral, caracterizado pelo início agudo de um déficit neorológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral.
Ficando de fora de qualquer atividade física durante o início da pré-temporada daquele ano, Bruschi teve uma grande recuperação, onde pode inclusive, retornar no mesmo ano aos gramados.

“Tive muitas noites ruins na minha carreira de jogador profissional. Às vezes tive dores nos ombros horríveis, mas nada semelhante ao que aconteceu naquela madrugada de 15 de fevereiro. Uma inexplicável dor de cabeça, uma falta de equilíbrio, coordenação motora e todo enrijecimento de todos os membros esquerdos do meu corpo”.

Uma incrível experiência de um atleta e principalmente de um ser humano. Um livro que poderá mexer com a vida de muitas pessoas, no que diz respeito, em poder acreditar sempre e nunca desisti diante de qualquer adversidade da vida. Hoje Bruschi treina forte para o início da temporada 2007 e estará novamente no comando do sistema defensivo da sua equipe.

Com 12 anos de experiência como profissional, Bruschi nasceu em 9 de junho de 1973 em San Francisco, Califórnia. Jogou na faculdade do Arizona como defensive tackle, onde teve uma marca de 52 sacks na divisão I-A da NCAA. Sempre vestiu a jersey do New England Patriots desde 1996, quando foi escolhido na 3º rodada do draft daquele ano.
Bruschi reside em Massachusetts, onde vive com sua esposa Heidi e com seus três filhos, Tedy Júnior, Rex e Dante. Fora de campo, adora tocar saxofone. O livro foi publicado neste mês de agosto por John Wiley & Filhos.

CBVIII: Tigers joga bem e surpreende os Falcões!


Uma equipe que vem crescendo no decorrer da temporada, os Tigers demonstraram em sua última partida, uma qualidade técnica que poderá surpreender ainda este ano.
Ao derrotar os tradicionais Falcões pelo placar de 27 vs 03, os Tigers conquistaram a sua segunda vitória na competição. Com um aproveitamento de 2-2, o time agora passa a brigar diretamente com o Rio de Janeiro Sharks pela segunda posição do grupo B.

Através de uma política inovadora, onde não existe um presidente e sim representantes da equipe, fazem dessa mais nova equipe, uma pedra no caminho dos mais experientes, que o diga os veteranos da Barra da Tijuca. Os Tigers irão medir forças no próximo dia 26/08/07, jogando em Saquarema, contra os Vikings.

CBVIII: Piratas confirma favoritismo sem problemas!


Aproveitando o bom momento na temporada, a melhor equipe da competição, não tomou conhecimento da nova equipe do Guanabara Bay.
Com belas jogadas de passe através do QB Diogo, o time da casa logo no primeiro drive, tratou de abrir o marcador com uma recepção para touchdown do WR Surdinho, completando com extra point do K Pará.
Mais tarde, através de dois fumbles recuperados pela defesa dos Piratas, ambos realizados pelo LB Ferrinho, facilitaram as ações do QB Diogo. No primeiro, passe para o WR Filé totalmente livre na endzone. No segundo, o próprio Ferrinho aproveitou e correu para marcar o terceiro touchdown da equipe de Copacabana. Com os extras points convertidos pelo K Pará, o placar já estava 21 vs 00 à favor do time da casa.

Não satisfeito, o líder do grupo B não diminuiu o seu ímpeto. Com uma bela atuação do QB Diogo, através de um passe longo para o WR Filé, mais um touchdown de passe foi para a sua conta. Não satisfeito, o QB Diogo resolveu fazer o quarto touchdown, após uma corrida de 2 jardas cruzando a endzone. Ao término do primeiro tempo, o placar da partida já estava 35 vs 00.
Com a vitória garantida, a equipe dos Piratas diminuiu o ritmo. Somente no último período, após duas corridas do HB Tiaguinho e mais duas conversões de extra point certeiro pelo K Pará na partida, acabou selando a quarta vitória da equipe na temporada pelo placar de 49 vs 00.

Beneficiado pela derrota do Sharks no sábado para o Titãs, o time dos Piratas conseguiram abrir uma boa vantagem no grupo B. Com 4-0 na temporada, segue firme ruma aos playoffs.

CBVIII: Titãs leva a melhor sobre os Tubarões!

Um dos confrontos mais esperados desta 4º rodada, a partida não poderia tomar rumos diferentes. Com um jogo corrido extremamente variado, o Titãs tentou estabelecer uma estratégia interessante, dando muito trabalho ao sistema defensivo do Sharks. Porém, as diversas infrações da linha ofensiva do atual campeão, acabaram prejudicando as investidas por terra, custando muito caro para equipe.
Destaque para a grande interceptação por parte da defesa do Sharks, após um belo desvio no passe através do safety Paschoal e recuperado pelo line backer Gusmão. Mesmo contando com um bom esquema defensivo e com a excelente atuação do time de especialistas, o ataque dos tubarões não conseguiam manter a posse da bola por muito tempo.
Antes de terminar o primeiro tempo da partida, através de um chute certeiro de Field Goal, os Titãs abriram uma vantagem de três pontos no marcador. Na jogada seguinte, foi à vez do Sharks tentar um Field Goal para empatar a partida, mas sem sucesso, o kicker acabou errando por muito pouco.
Sem muita criatividade no segundo tempo, as duas defesas mantiveram os ataques longe de pontuar. Tentando gastar o tempo, porém sem muito sucesso, a equipe do Titãs conseguiu segurar a sua vantagem até o final da partida.

Com esta vitória, os atuais campeões (3-1) conseguiram a sua reabilitação na temporada, após ser derrotado pela equipe dos Piratas. Enquanto, a equipe do Rio de Janeiro Sharks (2-2) amarga a sua segunda derrota na competição, ficando mais distante na briga pela liderança do seu grupo.

ANEFA em busca do seu estatuto!

Após um encontro ocorrido no mês de julho na belíssima cidade de Natal-RN, a ANEFA elegeu os membros do conselho com o intuito de criar o estatuto da Associação.
O conselho é composto por dois membros de cada estado nordestino, dentre os que possuem uma organização de futebol americano.
Para os membros eleitos, esse estatuto será o grande passo na futura organização de uma liga nordestina unida em função do futebol americano praticado na região.
Com uma diretoria séria e organizada, juntamente com a ajuda do pessoal de São Paulo, o esporte começa ganhar força no norte do país.

Membros:

David Albuquerque e Bruno - Ceará
Danilo e Jefrey Lassoga - Bahia
Moacir e Wanderley - Rio Grande do Norte
Andre e Luiz - Pernambuco
Milito e Rennan - Paraiba

SC Bowl II: Organização em alta no sul do país!

A próxima rodada do SC Bowl II acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto. Mais da metade da temporada já passou e grandes conquistas surgiram ao longo desse ano.
Em primeira mão, informo que a Liga, através do seu presidente Rafael Maia, realizou uma Assembléia de Instituição, Aprovação e Eleição de diretoria da Associação Catarinense de Futebol Americano, no último dia 21 de julho de 2007.
Este passo foi importantíssimo para que a Associação busque o apoio do governo estadual, visando à promoção dos próximos campeonatos realizados no estado, para a formação da seleção catarinense de futebol americano e principalmente ter o apoio financeiro necessário para as viagens, hospedagens, etc.
Para 2008, o SC Bowl III contará com sete equipes, com a entrada de uma equipe do sul do estado, da cidade de Tubarão, e outra equipe do alto vale do Itajaí, da cidade de Timbó. Evolutivamente, Santa Catarina possui o maior campeonato de FA de grama do país, e a tendência é somente aumentar gradativamente, assim que a modalidade for reconhecida pelo governo estadual e obtiver maior espaço na mídia.

Quanto ao campeonato...

JOINVILLE PANZERS - a equipe continua mantendo sua hegemonia no FA catarinense e a sua base de atletas já há alguns anos, o que permite que a equipe mantenha seu padrão de jogo. Prepara-se para a disputa da semifinal do campeonato, tendo em vista que faltando apenas dois jogos do returno para cumprir tabela, não poderá ser alcançado na primeira posição por nenhuma outra equipe. A intenção é novamente trazer a final do campeonato para a cidade de Joinville, caso nenhuma prefeitura municipal se disponha a "comprar" o evento da final, organizando-o. A defesa continua sólida e muito bem armada, pressionando os QBs adversários e não permitindo a evolução do jogo corrido dos adversários. O ataque mescla muito bem o jogo corrido com o aéreo, utilizando todos os receptores da equipe.

BRUSQUE ADMIRALS - A equipe vice-campeã no ano passado continua em segundo lugar no campeonato deste ano, porém já está sendo ameaçada por outras equipes. Vem mantendo um bom nível técnico, aproveitando-se de uma base de atletas já de alguns anos. Tem tudo para crescer futuramente no cenário do futebol americano nacional.

FLORIPA ISTEPÔS - a equipe da capital catarinense mostrou um avanço significativo no futebol americano apresentado em seu segundo ano de existência, em parte devido ao "agregamento" do experiente Ernani Valério, fundador do time de Ponta Grossa, ex-atleta do Panzers durante alguns anos, teve também passagem no time do Porto Alegre Pumpkins e agora faz parte da equipe da capital catarinense, agregando todo o seu conhecimento tático e técnico a favor da evolução da equipe. Estão com um bom grupo de linemans (OL e DL), que necessitam somente de tempo e prática para se tornarem uma das melhores unidades da liga catarinense. Ocupam a terceira posição, disputando ponto a ponto com a equipe de Jaraguá do Sul.

JARAGUÁ BREAKERS - a equipe de Jaraguá também vem mostrando uma grande evolução técnica em seu segundo ano, e poderá provavelmente no próximo ano surpreender as demais equipes. Tiveram uma boa melhora na posição de quarterback com a troca de atletas, e tem como forte em seu jogo no ataque a velocidade de seus atletas, podendo ser considerado como a equipe mais veloz na unidade de WRs, dando destaque para o atleta DALCANALE, que foi eleito no campeonato passado como destaque entre os novatos. Melhorando a defesa e sua primeira linha, com certeza será uma equipe difícil de ser batida.

BLUMENAU RIESEN - Equipe nova e estreante no SC Bowl II, passa pela fase que as demais equipes já passaram, de formação da equipe e aprendizagem com os treinos e jogos. Possuem bons talentos individuais, uma primeira linha bastante interessante com atletas grandes, que necessitam ganhar experiência e melhorar posicionamento para se tornar uma linha de ataque a ser respeitada. A jovem equipe de Blumenau deverá também mostrar uma evolução no próximo campeonato.

Próximos Jogos:

11/08 – BLUMENAU RIESEN X JARAGUÁ BREAKERS
12/08 – JOINVILLE PANZERS X BRUSQUE ADMIRALS

BYE: FLORIPA ISTEPÔS