Primeira rodada da LCFA foi adiada!

Novamente por razões climáticas, desta vez no sul do país, o presidente da Liga Catarinense de Futebol Americano veio a público comunicar o cancelamento da primeira rodada da temporada regular 2009.

"Infelizmente devido as fortes chuvas que ocorrem em Santa Catarina, a 1ª rodada do Campeonato Catarinense de Futebol Americano foi cancelada por uma decisão da diretoria da liga, conjuntamente com as equipes participantes, desta forma os jogos entre Blumenau Riesen @ Brusque Admirals, que ocorreria no dia 01/08/2009 (sábado) em Brusque e o Jogo entre Timbó Rhinos @ Joinville Gladiators, que ocorreria no dia 02/08/2009 (domingo), em Joinville. Ficam cancelados, desta forma a diretoria da LCFA, juntamente com as equipes definirá uma nova data para tais partidas" - completou Romenito Silva Siewerdt- Presidente da L.C.F.A

Desafio internacional confirmado!


Com uma grande satisfação que comunico e divulgo a confirmação do segundo amistoso da Seleção Brasileira de Futebol Americano, no dia 11/10, na cidade de Cuiabá, contra a Seleção Mexicana.

Para agitar ainda mais esse grande dia, o amistoso internacional contará com uma preliminar de gala, onde pelo TT09 estarão se enfrentando o Cuiabá Arsenal vs. Tubarões do Cerrado.

Futebol Americano no Brasil, eu acredito...

Torneio Touchdown, a hora e a vez da bola oval brasileira!

Com a palavra... André José Adler


"No começo havia a TV por assinatura e haviam fans da National Football League no Brasil. A Lista Redzone, hoje com 2500 associados, era o único ponto de encontro possível para os fans do esporte conversarem sobre a bola oval e alguns sobre o seu desejo de se encontrarem para jogar também...

Com o pioneirismo dos times do Carioca Bowl e da Liga Flag de São Paulo o número de praticantes no Brasil todo cresceu. E cresceu também o sonho de se jogar futebol americano da maneira mais completa.

Levou uma década, mas o futebol americano com equipamento completo dá agora o seu maior passo no Brasil. Espectadores em 7 cidades brasileiras terão a oportunidade de assistirem em estádios o que antes só era possivel ver na televisão.

As mesmas ombreiras e capacetes com os quais muitos se acostumaram a ver jogadores do New England Patriots, Pittsburgh Steelers, Dallas Cowboys, San Francisco 49ers e os outros 28 times da NFL serão usados em campos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Sorocaba, Joinville e Cuiabá.

Só que estes equipamentos estarão sendo usados por atletas do Cuiabá Arsenal, Joinville Gladiators, Sorocaba Vipers, Barigui Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Tubarões do Cerrado, São Paulo Storm e RJ Imperadores.

Desde a primeira vez que uma bola oval foi lançada no Brasil, os amantes do esporte sonham com um campeonato nacional, organizado e estruturado. Com o crescimento do esporte e a visibilidade que foi atingida com jogos por todo território brasileiro, o momento para que a idéia fosse concretizada finalmente chegou.

O Torneio Touchdown, como foi batizado pelo seu “padrinho” e conselheiro André José Adler, o narrador esportivo fundador da Lista Redzone, será realizado com capacetes e ombreiras, e todos os seus jogos terão uma infra-estrutura mínima para conseguir atrair público, mídia e futuros patrocinadores. Os times,divididos em Divisões Regionais, disputam o Título de Divisão em dois turnos, com jogos em casa e fora de casa. Os melhores colocados disputam as Finais, em sede rotativa. Em 2009 as Finais serão em São Paulo"

A expectativa aumentou ainda mais!


Sabe quando estamos ansiosos para ganhar um presente, ou até mesmo quando estamos nos preparando para o primeiro encontro... Esta ansiedade acaba de aumentar, ainda mais, após a transferência do kickoff do TORNEIO TOUCHDOWN 09 para o próximo dia 09/08.

Devido à problemas climáticos na cidade de Sorocaba, de forma correta e sensata, fizeram com que os organizadores do torneio transferissem o jogo inaugural para a Cidade de Joinville, SC.

América Red Lions derrota Titãs em mais um jogão!


América Red Lions 19 X 17 Titãs - No último domingo (26/07) Red Lions e Titãs travaram mais uma grande batalha pela terceira rodada do CB X. Com certo atraso, o Sideline divulga e comenta mais um grande jogo, onde os ataques fizeram a diferença principalmente no último período.

O Titãs abriu o placar com um chute de field goal com o K Kokão #19, mas na sequência veio a virada do Lions através da interceptação do CB Juninho #43 (XP convertido K Otavio #44). A diferença ainda aumentou na primeira etapa, com mais um touchdown, desta vez com o passe certeiro do QB Mamão #4 para o WR Cleyton #17 (XP não convertido).

Na segunda etapa, todas as emoções ficaram reservadas para o último período, quando foram anotados nada menos que 20 pontos. Como no primeiro período, o América Red Lions voltou a marcar mais 3 pontos com o novo chute do K Otavio #44. Na sequência aconteceram 2 touchdowns seguidos a favor do Titãs. Com muita presença de espírito, o QB Roni #8 reproduziu dois passes certeiros, o primeiro foi para o WR Cubano #88 (XP convertido K Kokão #19) e o segundo foi para o WR/K Brunno Costa #82 (XP convertido K Kokão #19).
Com um deficit de 1 ponto no marcador, o Lions ainda conseguiu a virada, com o terceiro chute conectado pelo K Otavio #44, dando números finais ao jogo e decretando mais uma grande vitória do atual vice campeão do RJ.

Futebol Americano em prol do combate à gripe Influenza A/H1N1

Com o intuito de informar e divulgar todas as informações possíveis sobre a nova gripe que assola o mundo e principalmente o Brasil, o São Paulo Storm lança uma campanha informativa sobre a gripe Influenza A/H1N1.

Uma iniciativa louvável que não poderia deixar de ser comentado aqui no Sideline, onde as informações servirão não só para atletas ou amantes deste esporte, mas para toda a nossa sociedade.

"Esperamos poder conscientizar todos os praticantes de FA para nao alastrar a gripe suina no Brasil e proteger a saude dos jogadores. Segue, abaixo, o informativo que nosso diretor de RH esta transmitindo aos jogadores do SP Storm" - Mario Lewandowski - Presidente do São Paulo Storm

Só damos real interesse a algo deste tipo quando acontece com alguém próximo a nós ou conosco.Só para informação o filho de um Encarregado da fábrica onde trabalho faleceu no domingo (26/07) vitimado por essa nova gripe,ele tinha 31 anos.

LEIAM COM ATENÇÃO: GRIPE “SUINA” PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1 . Quanto tempo dura o vírus da gripe “suína” em uma superfície lisa?
R: Até 10 horas.
2. Qual é a utilidade do álcool para limpar as mãos?
R: Torna o vírus inativo e o mata.
3 . Qual é o meio mais eficaz de infecção deste vírus?
R: O ar não é a forma mais eficaz para a transmissão do vírus, o fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos), o vírus não voa e não atinge mais de um metro distância.
4. É fácil se contagiar em aviões?
R: Não, é um meio pouco propício para contágio.
5 . Como posso evitar o contágio?
R: Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ficar perto de pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6 . Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.
7 . Quando se deve começar a tomar medicação?
R: Dentro de 72 horas depois do diagnóstico é muito bom, a melhora é de 100%.
8 . De que forma o vírus entra no corpo?
R: Pelo contato, ao dar as mãos ou beijar na bochecha e pelo nariz, boca e olhos
9 . O vírus é letal?
R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é pneumonia 10 . Quais os riscos dos familiares de pessoas que morreram?
R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.
11 .A água nas piscinas transmite o vírus?
R: Não, porque contém químicos e cloro.
12 .O que faz o vírus quando provoca a morte?
R: Uma cascata de reações, tais como insuficiência respiratória; a pneumonia grave é a que causa a morte.
13 .Quando se inicia o contágio , antes ou até que os sintomas aparecem?
R: Desde que se tem o vírus , antes dos sintomas.
14 .Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença?
R: 0%, pois a recaída imuniza o vírus da gripe “suina”.
15 .Onde é que se encontra o vírus no ambiente?
R: Quando uma pessoa espirra ou tosse, o vírus pode permanecer nas superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja umidade. Desde que não se esterilize o ambiente é extremamente recomendável a higiene das mãos.
16 . Se eu for a um hospital particular vão me cobrar pelo remédio?
R: Não, existe um acordo de não cobrar porque o governo está entregando os remédios a todas as instituições de saúde públicas e privadas.
17 . O vírus ataca mais os asmáticos?
R: Sim, os pacientes são mais suscetíveis, mas tratando-se de um novo germe todos nós somos igualmente suscetíveis.
18 .Qual é a população etária que este vírus está atacando?
R: De 20 a 50 anos de idade .
19 . É útil cobrir a boca?
R: Há algumas máscaras de boca de mais qualidade que outras , mas se você for saudável é contra producente , pois o vírus por seu tamanho atravessa a máscara como se ela não existisse e usando-a cria-se na área do nariz e boca um micro clima húmido propício ao desenvolvimento viral ; mas se você já está infectado use-a para NÃO infectar outras pessoas; é relativamente eficiente.
20 . Posso fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não anda no ar e nem tem asas.
21 . Tomar Vitamina C serve para alguma coisa?
R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22 . Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
R: A salvo ninguém está, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios e evitar ir em locais públicos.
23 . O vírus se move?
R: Não, o vírus não tem asas nem pernas , uma pessoa contaminada o faz entrar no interior do organismo.
24 . Os animais de estimação se contagiam com o vírus?
R: Com este vírus NÃO, provavelmente se contagiam com outro tipo de vírus.
25 . Se eu vou a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar-me?
R: NÃO.
26 . Qual é o risco de mulheres grávidas contrair este vírus?
R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco, mas é em dobro, elas podem tomar antivirais em caso de contágio mas com rigorosa supervisão médica.
27 . O feto pode ter lesões se uma mulher grávida estiver contagiada por este vírus?
R: Não sabemos que estragos pode fazer no processo, pois é um vírus novo.
28. Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?
R: Não é recomendado , pode causar outras doenças, a menos que você já o utiliza por prescrição médica para problemas coronários, nesse caso, continue tomando-o.
29 . Ajuda alguma coisa tomar antivirais antes dos sintomas?
R: Não ajuda em nada.
30. As pessoas com HIV, diabetes, aids, câncer, etc., podem ter maiores complicações do que uma pessoa saudável quando se contagia com o vírus?
R: Sim.
31. Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
R: NÃO.
32 . O que mata o vírus?
R: O sol por mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, o álcool gel.
33 . O que fazem nos hospitais para evitar contágios em outros pacientes que não têm o vírus?
R: O Isolamento.
34 . O álcool gel é eficaz?
R: Sim, muito eficaz .
35 . Se eu sou vacinado contra a gripe da estação estou segura contra este vírus?
R: Não serve para nada, ainda não há vacina para este vírus.
36 . Este vírus está sob controle?
R: Não totalmente, mas as autoridades da saúde estão tomando medidas agressivas de contenção.
37 . O que significa passar do alerta 4 ao alerta 5?
R: A fase 4 faz as coisas diferentes na fase 5; isso significa que o vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países, e a fase 6 é que se propagou em mais de 3 países .
38 . Quem foi infectado por este vírus e se cura, fica imune?
R: Sim.
39. As crianças com tosse e gripe têm influenza?
R: É pouco provável, as crianças são pouco afetadas.
40. Quais as medidas que as pessoas que trabalham devem tomar?
R: Lavar as mãos várias vezes ao dia.
41. Eu posso me contagiar ao ar livre?
R: Se há pessoas infectadas e que tossem ou espirram sim, pode acontecer, mas o ar é um meio de pouco contágio.
42 . Pode-se comer carne de porco?
R: Sim, pode e não há nenhum risco de contágio.
43 . Qual é o fator determinante para saber se o vírus já está controlado?
R: Embora a epidemia esteja controlada agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode retornar e ainda não haverá vacina.

Evilasio Lira
SP Storm - Diretor de RH

RB Romulo garante mais uma vitória do Sharks!


Rio de Janeiro Sharks 21 X 14 Ipanema Tatuís (OT) - Numa tarde fria na cidade maravilhosa, quem foi assistir a vitória do Rio de Janeiro Sharks diante do Ipanema Tatuís, teve o privilégio de acompanhar uma grande exibição do RB Romulo #40.

O Ipanema Tatuís abriu o marcador logo no primeiro período com um passe conectado do QB Menor #2 para a recepção precisa do WR Manning #19 (XP convertido K Maj #87).

Sem muita criatividade ofensiva na primeira etapa, o Sharks ainda tentou empatar o jogo no primeiro tempo, mas esbarrava numa linha defensiva muito bem armada pelo seu adversário.

Todas as emoções acabaram acontecendo a partir da segunda etapa, quando o jogo corrido do Sharks começou a surtir efeito, até que o excelente RB Romulo #40 começou a desequilibrar a partida a favor do time da casa.

Com dois touchdowns (XP convertido nas duas oportunidades K Alan #37) no terceiro período, o Sharks virou o marcador com as duas corridas de Romulo.

O Ipanema Tatuís não esmoreceu e com outra jogada aérea empatou o jogo no último período, novamente com outro passe certeiro do QB Menor #2, desta vez para o TE Bred #81 (XP convertido K Maj #87). Com a partida empatada no tempo normal, o jogo foi para mais um over time, sendo o segundo nesta temporada regular por sinal.

Após uma partida exaustiva para as duas equipes, o RB Romulo #40, o nome do jogo, ainda encontrou forças para outra grande corrida, anotando seu terceiro touchdown (XP convertido K Alan #37), garantindo mais uma vitória para o Rio de Janeiro Sharks na temporada.

Torneio Touchdown lança home page!


Para quem irá curtir o primeiro campeonato nacional de futebol americano pela net, vale o recado do Sideline, sobre o mais "novo" meio de informação do Torneio Touchdown 2009.

Apesar de estar ainda em construção, a home page, promete ser uma das mais visitadas após a sua total construção.
Agora é só colocar em seu favoritos para acompanhar tudo sobre o maior campeonato de futebol americano que o Brasil já teve nesta década.

http://www.touchdown.net/

Lindas meninas na Sideline!

Talvez um dos mais organizados grupos de Cheerleaders do futebol americano nacional, as lindas meninas do Joinville Gladiators estarão desfilando, dançando e apoiando a equipe durante o Torneio Touchdown 2009.

Fernando Tod é um dos responsáveis pela criação do grupo e esta muito empolgado com as meninas. Com a ajuda de dois patrocinadores (Brasil Sul Eventos e agora da Academia Civi), as meninas segue trabalhando e ensaiando para fazer bonito na Sideline.

Interessadas deverão entrar em contado com: Aline Kasemodel
Numero : 88365242.
Ensaios todas as quartas e sextas das 17:30 às 18:30 na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos.


AFAB e ANEFA unificam as regras do Futebol Americano no Brasil!



Um impressionante passo foi dado para o nosso futebol americano, simplesmente as regras do jogo praticado de norte ao sul do país serão as mesmas!
Esse passo irá ajudar muito no crescimento do esporte no Brasil, como destaca alguns personagens importantes do nosso Futebol Americano.

"As regras apresentadas nesse documento foram revisadas e aprovadas pela Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol Americano e Bandeira do Brasil (AFAB) e pela Comissão de Arbitragem da Associação Nordestina de Futebol Americano (ANEFA) em Julho de 2009" - trecho do novo Manual de Regras do Futebol Americano de Grama

"Pelas minhas conversas, nestes poucos meses, com tantas pessoas da comunidade brasileira de futebol americano, inclusive com os dirigentes da AFAB e da ANEFA, e por este trabalho de regras, vejo que o potencial para a unificação dos esforços de todos nós que trabalhamos pela bola oval do norte ao sul do país será realizado como sonhamos" - André José Adler.

"Agora um time do CE poderá cruzar o país para jogar contra um time do PR sem se preocupar com divergências nas regras ou nos padrões mínimos de segurança. Estamos cada vez mais próximos do tão sonhado campeonato nacional de Futebol Americano" - Mario Lewandowski

Falcões vence o atual campeão!


Botafogo Reptiles 14 X 16 Falcões - Com um jogo corrido muito sólido durante toda a partida, o Falcões soube explorar as deficiências do atual campeão carioca.

Já no primeiro período, o time visitante conseguiu seu primeiro touchdown com uma corrida do QB Mexicano #19 (XP não convertido). O Falcões aumentou a diferença ainda no primeiro tempo de partida, desta vez com o chute certeiro do RB/K Vinny #9.

Com a vantagem no marcador, o Falcões voltou para o segundo tempo meio disperso, facilitando uma pequena reação do Reptiles. Logo no terceiro período, o time da casa diminuiu a diferença com o touchdown de corrida do FB Chicão #36 (XP convertido K Vavo #11). Porém a reação acabou sendo contida, após outra anotação por terra do Falcões, anotado pelo RB/K Vinny #9 (XP convertido RB/K Vinny #9). Para muitos que estiveram presente nesta partida, foi um touchdown inacreditável!
"Ele quebrou 2 tackles no backfield num sweep, abriu pra pegar a lateral, veio o FS pra dar o tackle, ele o pulou, sendo que o FS estava praticamente em pé.... corrida de 30 jardas pra TD, Sensacional" - Comenta Daniel Pereira

O Reptiles ainda conseguiu outro touchdown, através do QB Duda #18, conectando um belo passe nas mãos do WR Vitinho #89 (XP convertido K Vavo #11), porém não havia mais tempo para evitar a segunda derrota do atual campeão.

Na despedida de Heron, Mamutes vence mais uma!


Mamutes 20 X 10 Piratas de Copacabana - Na última partida vestindo a camisa do Mamutes, Heron ainda pôde participar de mais uma vitória da sua equipe.

Com um primeiro quarto morno, as equipes começaram o segundo a todo vapor, onde o time da casa abriu o placar através do jogo corrido com o RB Rato #1 (XP convertido K Dandan #3). Na sequência, o Piratas diminui a diferença com um chute de FG com o K Cebola #88.

Esfriando a reação do Piratas, o Mamutes tratou de aumentar o placar ainda no mesmo período, quando o QB Dandan #3 conectou um passe certeiro para o WR JP #80 (XP não convertido).
No terceiro período do jogo, o time visitante ainda seguia vivo na partida, ao anotar um belo touchdown de corrida com o RB Thiaguinho #34 (XP convertido K Cebola #88). Mas o terceiro touchdown do Mamutes parecia que já estava escrito, quando o QB Dandan #3 completou um passe para o WR Heron #33, selando uma bonita história deste grande jogador com mais uma grande vitória para o Mamutes.

São Paulo Storm fica desfalcado na reta final!

Com o retorno à sua terra natal (EUA), Nathan "Sommerville", um dos grandes destaques do Torneio de Seleções, e que atuou pelo SP Storm no último amistoso diante do Vipers (27/06), irá fazer uma grande falta justamente as vésperas do TT09.

Nathan tinha um entrosamento perfeito com o QB #15 Kevin May, juntos fizeram um grande jogo neste último amistoso, quando Nathan marcou 2 touchdowns.
Considerado por muitos o melhor jogador em atuação no Brasil, todos na equipe paulista irão sentir falta de Nathan ainda mais com o TT09 batendo à porta.

Rocks e HammerHeads venceram e embolaram a competição!



Numa manhã/tarde de inverno na Praia do Forte, em Cabo Frio, duas partidas fecharam a 3ª etapa do Litoral Bowl.

HammerHeads 07 X Ilha Avalanche - Na primeira partida, o HammerHeads foi a campo diante do Ilha Avalanche e conseguiu a sua primeira vitória na competição. O touchdown da vitória surgiu através de um passe do QB Felipe #14 para o WR/K PH #7 (XP convertido K PH #7).

Cabo Frio Rocks 13 X 6 Niterói Corsários - Na segunda partida, o Cabo Frio Rocks também conseguiu a sua primeira vitória, desta feita, diante do Niterói Corsários. Talvez a melhor partida desta etapa, graças as diversas jogadas ofensivas chamadas pelos dois ataques.

Com uma boa distribuição de jogadas, o time de Cabo Frio anotou seu primeiro touchdown, após um passe muito feliz do RB Rômulo #44 para o WR Victor #81 (XP convertido K Zé #?). A vantagem aumentou com mais um touchdown, desta vez por terra, através do QB Ricardo #4 (XP não convertido). O time de Niterói ainda descontou com um touchdown de corrida com o RB Cláudio #25 (XP não convertido).

Classificação atualizada:

1- Piratas de Copacabana (2-0)
2- Ilha Avalanche (1-1)
3- Cabo Frio Rocks (1-1)
4- Niterói Corsários (1-2)
5- HammerHeads (1-2)

Torneio Touchdown: Joinville Gladiators segue treinando forte!


Afim de confirmar o favoritismo depositado até aqui (com 39% dos votos), através da enquete Sideline, o Joinville Gladiators segue treinando forte para o primeiro grande desafio da equipe no Torneio Touchdown 2009.


Novidades no próximo treino do RJ Imperadores!

Com o Torneio Touchdown batendo à porta, o time carioca irá treinar neste domingo com algumas novidades. A primeira delas será a presença da mídia, desta vez a Rede Record fará a cobertura de mais um treino da equipe.

A segunda e talvez a mais significativa, será a inclusão do melhor WR carioca, Rodrigo Pons, vulgo Vinny, que entra para reforçar ainda mais o poder ofensivo da equipe.

O treino começa a partir das 09:00hs na Quinta da Boa Vista, "No jardim que já foi de Dom Pedro".

Cabo Frio sedia a 3ª etapa do Litoral Bowl!


Neste domingo dia 19/07, a bela cidade praiana de Cabo Frio irá sediar a terceira etapa do Litoral Bowl. Com duas partidas que irão esquentar as areias da Praia do Forte.

A primeira partida tem início as 10:00h da mannhã, no embate entre o Hammerheads enfrentando o Ilha Avalanche e fechando a rodada às 14:00h, o Cabo Frio Rocks recebe o Niterói Corsários.

ANEFA firma parceria Internacional!

"E com prazer que divulgo que a ANEFA, Associação Nordestina de Futebol Americano, Em parceria com a Queen Elizabeth School, Escola mexicana de ensino, Trará entre os meses de Dezembro-Janeiro, os 3 principais treinadores do seu time de futebol americano ao Brasil. Eles passarão 4 semanas dando treinos, cursos e palestras diárias nas cidades de Fortaleza (2 Semanas), Natal (1 Semana) e a outra grande noticia.

ANEFA está a procura de uma cidade fora do Nordeste que deseje receber este curso. Cidades ou associações que tenham interesse, envie um e-mail de primeiro contato para anefa@ymail.com que posteriormente, daremos mais informações.

São treinadores com ampla experiência principalmente num estilo de jogo que e pouco usado no Brasil. O Full Pads. A ANEFA entende que para passar de não uso de equipamentos ao uso propriamente dito de equipamentos rígido, e necessário bastante treino, o jogo muda em velocidade e tática e por este motivo, estamos viabilizando a vinda deste 3 treinadores que farão um curso para jogadores e treinadores brasileiros, focado em fundamentos e treinos teóricos-práticos para o uso de equipamentos “FULL PADS” e melhoria do nosso nível de esporte no Nordeste.

Este contato já e feito desde o começo deste ano, eles viriam em julho porem, infelizmente a gripe que ocorreu no México mudou todo o cronograma esportivo de La. Contato feito entre minha pessoa e Elder Seixas, Presidente do CAFANE (conselho arbitral de futebol americano do nordeste) que se encontra jogando no mesmo time destes treinadores. Este “minicamp” será aberto para todos os amantes do esporte. O processo de inscrição começará por meados da primeira quinzena de Setembro. Estamos esperando somente decidir caso tenha possibilidade, uma cidade de fora do nordeste que deseje receber tal curso".

Gabriel Campelo

Diretor de Marketing da ANEFA

Brasileiros continuam ganhando espaço nos EUA!

Essa temporada do futebol americano universitário promete! Mais um jogador brasileiro estará em campo neste ano, depois de Maikon Bonani, chegou a vez do jovem potiguar, Eduardo Câmara, de apenas 18 anos, fazer história nos gramados americanos.

Eduardo foi morar nos EUA em 2002, onde praticou o esporte no high school, logo chamou a atenção de alguns treinadores em algumas peneiras. Na última delas acabou sendo um dos destaques com chutes longos e precisos, durante os testes realizados na Universidade de North Texas.

Hoje acabou saindo a notícia que ele irá defender a importante Universidade de Arkansas na próxima temporada que começa daqui a dois meses.

Na temporada passada, seu colégio anotou 15 field goals e 54 extra points, e ainda há registro que seu chute mais longo de field goal foi de 53 jardas.


Joinville Gladiators lidera enquete!


Restando praticamente algumas semanas para o início do Torneio Touchdown, com 106 votos até aqui, o time do Joinville Gladiators segue liderando a enquete criada na comunidade do Sideline com 34% dos votos, seguido pelo Rio de Janeiro Imperadores (22%) e Curitiba Brown Spiders (21%) respectivamente.

Não deixe de participar - Quem Levará o I Torneio Touchdown?
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56287140

Numa partida emocionante, Sharks arranca vitória no OT!


Rio de Janeiro Sharks 12 x 09 América Red Lions - Foi a melhor partida até aqui na temporada, digna de muita emoção, onde a primeira vitória do Rio de Janeiro Sharks só aconteceu no overtime.

Com uma vantagem de apenas um FG para o Sharks, convertido no 3º período através do K Alan #37, o jogo parecia que ficaria nisso, mas todas as emoções ficaram reservadas para o último quarto da partida.

Após um drive maravilhoso, começando na linha de 20 jardas do seu campo, o Red Lions conseguiu virar a partida, após um passe certeiro do QB Mamão #4 para o WR Clayton ##17 (XP não convertido). Mas na posse seguinte do Sharks, o time da casa deu o troco por terra, quando uma corrida de quase 20 jardas do RB Rômulo #40, garantiu mais 6 pontos para sua equipe (XP não convertido).

Com um deficit de três pontos no marcador e restando somente 10 segundos no relógio, o time visitante ainda conseguiu empatar o jogo após o chute certeiro do K Luiz #30, levando a partida para a prorrogação.

Com a regra similar ao da NCAA, cada equipe teve uma oportunidade para pontuar, foi ai que o Rio de Janeiro Sharks aproveitou a sua oportunidade, anotando mais três pontos através do K Alan #37, garantindo a primeira vitória no CB X.

Destaque para a defesa do Sharks que conseguiu parar, na linha de 4 jardas, as quatro tentativas do adversário em anotar o touchdown da vitória durante a prorrogação!

Por terra, Titãs derrota Tatuís em jogo disputado!


Ipanema Tatuís 00 x 07 Copacabana Titãs - Neste sábado, o Copacabana Titãs entrou em campo diante da nova equipe do Ipanema Tatuís. Numa partida extremamente disputada, o Bi Campeão das areias cariocas teve muita dificuldade para conseguir sua segunda vitória na temporada.

O jogo corrido acabou sendo o forte das duas equipes, mas o destaque vai para o HB Walter #87, que anotou o único touchdown da partida à favor do Titãs no 3º período do jogo (XP convertido K Leduc #22). Com a vitória o time de Copacabana segue liderando (2-0) o Grupo B do Carioca Bowl X.

Boa sorte Heron Souza de Azevedo!

Com 23 anos de idade, um jovem sonhador terá a chance de mostrar seu talento a partir do dia 19/07. Heron Souza de Azevedo, cinco anos de experiência no Futebol Americano praticado nas mais belas praias do estado do Rio de Janeiro e nos campos adaptados por todo o país, por enquanto, para a prática do esporte.
Heron é conhecido como um dos melhores WR do Brasil, defendeu por todos esses anos o Mamutes e ainda jogou pelo Cuiabá Arsenal.
Motivado pelo sonho de poder jogar no país da bola oval, seu sonho acabou se realizando, quando recebeu uma resposta positiva para defender as cores do DVC Vikings (http://www.football.dvcmultimedia.net/index.php), time da pequena Pleasant Hill a 50 minutos de San Francisco no estado da Califórnia.

Heron preparou uma espécie de vídeo promocional, contactou várias universidades americanas até que um treinador apostou na ideia de contar com um brasileiro no time.
A grande habilidade que acabou chamando a atenção, foi a grande velocidade que Heron possui quando esta em ação.

Com o apoio dos familiares, Heron teve seu pai como grande incentivador e diversos amigos que sempre acreditaram no potencial apresentado por ele. Humilde, Heron sabe que o maior desafio da sua vida esta prestes a começar.

"A ficha ainda não caiu e que provavelmente só cairá quando eu estiver desembarcando em San Francisco ou na minha primeira apresentação no treino" - completa Heron.


RJ Imperadores recebe O Globo Online!

Fotos tiradas durante mais um treino preparatório, visando o grande desafio da equipe carioca no próximo mês de agosto pelo Torneio Touchdown!


Up grade em pauta na LPFA!

Com o crescimento do futebol americano na modalidade fullpads no Estado de São Paulo, a Liga Paulista de Futebol Americano (LPFA) já começou a traçar planos para todas as equipes interessadas à pratica desta modalidade.

"Como já é de conhecimento de todos, a LPFA passará a organizar em breve torneios e eventos voltados para o futebol americano (fullpads). Entendemos que o esporte está em franca expansão e já é possível mostrar na prática que podemos ter também uma das mais completas estruturas da disputa equipada. Para tanto, o CG precisa saber a dimensão do número de equipes que pretendem fazer parte dessa nova fase. Pelo que todos os times com projeto de atuar fullpad entrem em contato conosco via o e-mail presidente@lpfa.com.br As respostas devem ser encaminhadas até o dia 20 de julho. No e-mail devem constar nome da equipe, cidade, número de atletas, número de equipamentos completos (ou previsão de compra) e contatos do responsável pela equipe".


Reptiles vence e se reabilita na competição!


Mamutes 00 x 07 Botafogo Reptiles - Após estrear com derrota, o Botafogo Reptiles, no último domingo (05/06), conseguiu a reabilitação ao derrotar o Mamutes fora de casa.

Com enormes dificuldades de conquistar jardas por terra, muito em função, do excelente desempenho defensivo do Mamutes, o time de Botafogo passou explorar algumas jogadas aéreas com o intuito de tentar confundir o adversário.

Para o Mamutes, a grande quantidade de turnovers acabou atrapalhando o time durante toda a partida, facilitando as coisas para os visitantes. Foi quando no terceiro período, o Reptiles através de uma corrida do RB Wolf #47 (XP convertido K Vavo #11), tratou de anotar seu único touchdown, garantindo assim, a sua primeira vitória na temporada regular.

Um enorme passo dado pela AFAB


Um enorme passo foi dado pela Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), estando presente durante as reuniões das Federações Internacionais e Pan-Americanas da modalidade. As reuniões aconteceram na cidade americana Canton, Ohio, durante os jogos do Mundial de Futebol Americano Júnior.

"Representados por seu Diretor Executivo, o Sr. Miguel Lopes e pelo seu diretor de arbitragem, Sr. Daniel Vasques, a AFAB foi representar o Brasil em duas assembleias distintas, a primeira ocorrida na sexta feira dia 03 pertencente à Federação Internacional, a IFAF, aonde as expectativas encontravam-se nos planejamentos para os Campeonatos Mundiais de Flag e de Futebol Americano que deverão ocorrer nos próximos anos.

Já nesse sábado, nossos representantes participaram da reunião da organização pan-americana, a PAFAF, dessa vez com planos mais focados no desenvolvimento do esporte no país e no desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com nossos parceiros continentais, que viabilize a reunião de ações mais cada vez melhores e mais ousados.

Estaremos esperando pelo retorno de nossos representantes para termos maiores detalhes dos eventos e da continuidade desse trabalho que só tem a somar para o crescimento de nosso esporte e suas modalidades" - finaliza a AFAB.

Piratas de Copacabana continua detonando nas areias!



Piratas de Copacabana 17 x 10 Falcões - Com uma temporada arrasadora até aqui, o Piratas de Copacabana foi a campo neste sábado e venceu novamente. Desta vez a vítima foi o Falcões pela segunda rodada do Carioca Bowl.
Disputando duas competições praticamente simultânea, o time segue liderando nas duas e com certa facilidade.

O Falcões até conseguiu sair na frente com três pontos anotados pelo K Vinny #9, mas logo a superioridade do time da casa fez a diferença. No segundo período, o jogo corrido do Piratas já era bastante eficiente com seus RB e FB. Foi através do FB Massa #36 que o primeiro touchdown da equipe foi anotado (XP convertido K/TE Cebola #88).

A partir de então o domínio da partida começou a ficar evidente dentro de campo, e no período seguinte, o segundo touchdown foi anotado, desta vez, com um passe conectado pelo QB Orkut #8 para o K/TE Cebola #88 (XP convertido K/TE Cebola #88).

Com a vantagem no marcador, o time da casa acabou relaxando no último período, e foi assim que o Falcões soube aproveitar o momento e acabou tirando a diferença com uma linda jogada de passe, quando o QB Mexicano #19 encontrou o K/FB Puruco #25 livre para anotar o primeiro touchdown do time visitante (XP convertido K/FB Puruco #25).

Quando parecia que a reação fosse continuar, o Piratas tratou logo de dar números finais à partida, após controlar o relógio durante o restante do quarto período. Novamente entrou em ação o K/TE Cebola #88 e com field goal anotou mais três pontos para o time que esta detonando neste início de temporada do futebol americano carioca.

Domingo com muito Flag Football em Sampa!


Neste domingo (05/07), oito equipes entrarão em campo para mais uma rodada da Liga Flag Pulista. Todos os jogos serão no CT da Portuguesa a partir das 09:00h. Com destaque para dois confrontos interessantes.
Os atuais campeões, o Silver Bullets, mede força contra o Red Warriors, enquanto que o Corinthians Steamrollers enfrenta o bom time do ABC Pistons. As outras partidas que completam a rodada são: Rhinos x Tigers e Sharks x Devilz.

Confira a classificação da Liga Flag 2009:

- Conferência Paulista
#1 - Valinhos Bears (3-0)
#2 - São Paulo Sharks (1-1)
#3 - São Paulo Spartans (1-1)
#4 - Palmeiras Locomotives (1-2)
#5 - São Paulo Tigers (0-1)
#6 - Avaré Black Horse (0-1)
#7 - São Paulo Rhynos (0-1)

- Conferência Estadual
#1- Brasil Devilz (2-0)
#2- Corinthians Steamrollers (1-0)
#3- Silver Bullets (1-0)
#4- Avaré Gladiators (2-1)
#5- ABC Pistons (1-1)
#6- Sampa Red Warriors (0-1)
#7- Barbarians Rage (0-2)