Review at the Bola Oval.net: Os eternos Helmets!


Fazendo um review dos artigos escritos no Blog Bola Oval.net e aproveitando o momento que na NFL algumas equipes estão comemorando 75 anos de história, chegou a vez de contar um pequeno resumo sobre as evoluções dos helmets ao longo dos anos.

A história nos mostra uma tradição de mais de 100 anos. Os Helmets (Capacetes de Futebol Americano) possuem uma importância muito grande na proteção dos atletas que praticam este esporte, além disso, sempre foi o objeto de desejo de muitos colecionadores e também parte especial dos uniformes de cada franquia.
O primeiro helmet de futebol americano era feito de couro, usado em 1893 no jogo disputado entre o Exército vs. Marinha.
Um sapateiro de Annapolis criou o primeiro helmet para o Almirante Joseph Mason Reeves, que tinha sido aconselhado por um médico da Marinha, que ele estaria arriscando sua vida caso ele levasse outra pancada à sua cabeça.

Os helmets sofreram muitas mudanças nesses 100 anos de história. Se uso não era obrigatório até os anos 30, na maioria das partidas entre 1890 a 1915 foram disputadas sem capacetes. Era muito comum, ver a metade dos jogadores com os helmets e a outra metade do time sem.
Ao redor da Primeira Guerra Mundial, os helmets eram tão franzinos que chagavam a ser frequentemente confundidos com os bonés dos aviadores militares na época. Ao passar dos anos, foram ficando mais resistentes e acolchoados. Nos meados de 1940, considerado a idade dourada das universidades, o futebol americano profissional e universitário ainda usava os helmets estritamente confeccionados todos de couro. Outro fator interessante, em todos os jogos desta época, foi disputado com helmets simples, sem os logotipos tradicionais, sem cores e sem mascotes.

Com o crescimento das grandes rivalidades entre as universidades e escolas secundárias, começaram a surgir os primeiros helmets com cores para determinadas posições. A idéia era que as cores ajudariam a identificar as rotas ensaiadas pelas equipes durante a partida. Os Wr’s, por exemplo, recebiam uma cor diferente dos demais jogadores, para que o QB pudesse identificar melhor a posição dos recebedores ao longo do campo.
Em 1950 foi criado o primeiro helmet profissional de couro com um logotipo, na época foram os famosos chifres do Rams.
Em seguida, praticamente todos os times das universidades, das escolas secundárias e profissionais puseram logotipos e mascotes nos helmets até os dias atuais.
Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento atlético dos jogadores, foi necessário alterar a qualidade do material em meados de 1960, passando do couro para materiais mais resistentes, como o policarbonato (material altamente resistente ao impacto) e também foram introduzidos grades de proteção na parte frontal do helmet.

As informações foram baseadas em uma pesquisa derivada do site “The NFL Helmets by Mike Stanphope” e ao longo das semanas, o Sideline irá ilustrar algumas evoluções históricas dos helmets para cada franquia da NFL.

Se você tem preferência por uma equipe em especial apareça em breve, deixe seu comentário!
Para iniciar, segue abaixo as primeiras ilustrações de uma das mais antigas franquias da história.

CHICAGO BEARS



Nenhum comentário: