Eu pratico o Futebol Americano!

Com o início do Carioca Bowl VIII, o Sideline não poderia deixar de entrevistar um dos diretores do atual campeão. Casado, 33 anos e bancário, Gustavo Melito é mais um fanático pelo futebol americano. Conhecido por muitos como “Monobloco”, hoje ele defende as cores do Titãs e ainda foi um dos fundadores dessa nova e vencedora equipe das areias cariocas.

Sideline: Quando começou a praticar o Futebol Americano?

Gustavo Melito: Nos idos de 87 ou 88 na Praia de Itaúna em Saquarema, com uma bola trazida por um amigo de São Paulo, montamos um 11 X 11 com jardas marcadas por cocos e endzone de vegetação rasteira de praia, devemos ter jogado mais de 2 horas até escurecer, após isso todas as férias e em alguns feriados montávamos alguns jogos, inclusive com mulheres jogando também, conheci o Football e as regras em anos anteriores em material trazido por amigos que faziam intercâmbio pros EUA e assistindo alguns jogos, 1º pela parabólica e num programa que passava na década de 80 e que existe até hoje chamado "Gillette Mundo dos Esportes" depois na Band e ESPN.

Sideline: Conte-me resumidamente a história do atual campeão carioca de futebol americano?

Gustavo Melito: Fundamos no final de 2004, na época boa parte dos fundadores tinham jogado a temporada pelo Copacabana Eagles, e resolvemos montar um time com uma organização diferente, dividindo tarefas em diretorias e com maior organização e disciplina, mas sempre mantendo o prazer de jogar e o bom humor.

Gustavo com o troféu do Carioca Bowl VII

Sideline: Como devem ser dados os primeiros passos para criar um time de futebol americano?

Gustavo Melito: O mais importante é dividir as tarefas da criação e organização deste time com pessoas que pensa parecido (nunca igual), pois sozinho não dá, o trabalho inicial é muito grande, o resto é vontade e muito estudo.

"o mais importante é dividir as tarefas da criação e organização do time, pois sozinho não dá"

Sideline: Qual a sua perspectiva com relação ao Carioca Bowl VIII?

Gustavo Melito: Acredito que vai ser o mais equilibrado de todos, com 6 times tendo boas chances, e algumas possíveis surpresas, muitos se reforçaram, mas vamos entrar nessa pra ganhar, pra defender o título.

Sideline: Como você analise o desenvolvimento do esporte no Rio de Janeiro?
Gustavo Melito: Olha o que posso dizer é que agora com a nova diretoria da AFAB, a qual conheço bem e são muito competentes, as coisas começam a acontecer e mais rapidamente, um CB mais organizado, mais disciplinado, depois de lançado o nosso código disciplinar a alguns meses atrás, eventos sendo organizados em outros estados e até em outros Países e algumas outras coisas que ainda estão embrionárias.

Sideline: Como é sabido, o campeonato carioca é disputado nas mais belas praias do estado. Existe a possibilidade de algum dia essas partidas passarem para a grama? A AFAB já se pronunciou sobre esta idéia?
Gustavo Melito: Acredito que isto ocorrerá sim, mas como um outro esporte, até pode ser que um mesmo time tenha equipes nos dois esportes, mas não acho que o FA de praia vai acabar, até por ser o mais Nacionalizado, com regras adaptadas e praticado num espaço com bastante e fácil acesso do público.
Não é nem o caso de se pronunciar, a AFAB é do FA e não do FA de praia, além disso, jogaremos na grama contra o Uruguai, teremos que treinar e fazer alguns jogos na grama, e também temos muitos locais no interior do País que não têm praia ou campo de areia suficientemente grande pra abrigar uma partida, mas têm um de grama onde é jogado futebol (soccer), então pra realmente Nacionalizar o esporte teremos que jogar na grama também. Eu acho o seguinte, o FA na grama vai expandir o nosso esporte a nível Nacional, mas quem vai realmente popularizar tudo, vai ser o FA de praia!

Gustavo Melito, com o boné branco à esquerda da foto

Um comentário:

Bruno Nakata disse...

certa semelhança com o Jamal Williams do Chargers ehehehhee