Papo Sideline: Futebol Americano, um esporte crescendo na terra do soccer!

São mais de 10 anos acompanhando tudo sobre a bola oval. Com o passar dos anos, venho percebendo o crescimento, o interesse e a facilidade de conseguir, por exemplo, comprar uma bola de futebol americano através de sites específicos ou até mesmo através de algumas lojas de esporte por vários estados do Brasil.
Conseguir qualquer artigo da equipe que você torce a cerca de 10 anos, era bastante complicado, você teria que juntar uma grana e viajar para EUA ou torcer para conhecer alguém que pudesse trazer na bagagem qualquer coisa do seu time preferido, após esse conhecido, passear nos famosos parques de diversão da Disney.

A inclusão do esporte em algumas escolas de São Paulo, por meio do futebol de bandeira (Flag Football), pode-se dizer que ajudou muito na divulgação do futebol americano na maior cidade da América Latina. Nas praias do Rio de Janeiro, as primeiras “peladas” começaram através de uma brincadeira entre um grupo de amigos. Atualmente virou um dos maiores campeonatos de futebol americano em campo adaptado.
No sul do país, estados como Santa Catarina e Paraná, sem qualquer adaptação, a pratica é feita na grama mesmo, onde aos poucos suas associações e federações já começaram a tomar corpo, visando um futuro totalmente organizado.
No centro do país, várias equipes e principalmente o empenho de pessoas comprometidas pela divulgação do esporte, conseguiram reunir e organizar um torneio com equipes de estados diferentes. O torneio foi um verdadeiro sucesso, onde acabou deixando todos os envolvidos esperançosos com a capacidade de organização do esporte por todo o país.
No norte e nordeste as coisas começaram a todo vapor, hoje diversas equipes já foram criadas, como se fosse à famosa “micareta” ou até mesmo o carnaval fora de época, essas equipes seguem arrastando uma boa quantidade de apaixonados pela bola oval nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas entre outros.

Ainda estamos longe de países como México, Canadá, Japão e Inglaterra na questão de popularidade, mas como a nova proposta da poderosa NFL, seria aumentar a popularidade do esporte pelo mundo, sendo assim, eu acho que não devemos deixar de acreditar e sonhar que um dia possamos sediar uma partida de pré-temporada ou até mesmo da temporada regular, como qualquer criança sonha em ganhar a sua primeira bicicleta ou talvez o seu primeiro Playstation.
Hoje, várias pessoas escrevem por amor ao esporte nos diversos blog’s dedicados ao futebol americano, por serem 100% editados em português, torna viável a informação e o contato com milhares de brasileiros, apresentando e informando tudo que acontece na NFL e principalmente o que esta rolando sobre a bola oval na terra que "respira" o soccer...

Nenhum comentário: