Momento NFL Sideline: West Division, surpresas acontecem...

Após a quarta semana da temporada regular, uma divisão em especial nos mostra que o futebol americano também é “uma verdadeira caixinha de surpresas”. Um famoso jargão usado pelos entendidos do soccer, quando uma equipe ou uma situação surpreende a todas as expectativas alheia.
Na NFL, não esta sendo muito diferente este ano, principalmente ao analisar a West Division da AFC.
Uma das maiores decepções neste início de temporada indiscutivelmente esta sendo o San Diego Chargers. Com 1 vitória e 3 derrotas, atualmente segue na última colocação na divisão e na 15ª colocação, ficando somente na frente dos Dolphins (0-4) na classificação geral da conferencia americana.
Uma franquia considerada por muitos, como uma forte candidata ao título do SB nesta temporada. Vem demonstrando um futebol pobre, onde seus principais jogadores não estão conseguindo repetir o desempenho espetacular do ano passado. LaDainian Tomlinsom por exemplo, nem sequer é sombra, daquele jogador que foi eleito o MVP da temporada passada, somando 1.815 jardas corridas em 348 tentativas e com 28 touchdowns. Até agora neste início de temporada, LT figura como o 18º corredor da liga em quatro partidas. O ataque dos Chargers perdeu aquela intensidade na conexão que havia entre Rivers e Gates pelo jogo aéreo e o sistema defensivo contra o passe é a 27º da liga. São fatores determinantes para essa queda brusca e inesperada para o time de San Diego.

E o que dizer do Oakland Raiders, bom neste caso era somente previsões negativas, ainda mais após a pior temporada na história da franquia. Demora e incertezas na negociação do contrato com o quarterback promissor JaMarcus Russell, fez com que a equipe buscasse um jogador na posição, com certa experiência e uma bagagem para liderar a equipe nesta temporada. Daunte Culpepper foi contrato e até poderia ter jogado novamente com Randy Moss, revivendo grandes momentos da dupla na era Vikings, porém, este último já havia sido transferido após um trade com o New England Patriots na semana do draft.
Com uma temporada desastrosa na temporada passada, nem o mais fanático torcedor poderia esperar uma campanha até aqui de 2 vitórias e 2 derrotas. Com um jogo corrido envolvente, através do RB Lamont Jordan, faz desse jogador atualmente como o top 2 da liga, com 424 jardas corridas até aqui.
Mostrando uma melhora sensível na linha ofensiva neste início de temporada, fazem dos torcedores em Oakland torcerem para que continue assim pelo resta da temporada regular. Só para efeitos comparativos, Lamont Jordan na temporada passada toda, correu para um total de 434 jardas.
Na próxima semana os Raiders estarão de folga e na Week 6 vão até San Diego encarar os Chargers, numa partida que antes de começar a temporada, era dado como certa a derrota do Silver&Black.

Com duas vitórias consecutivas sobre o Buffalo Bills e contra o próprio Oakland Raiders, o time do Colorado começou relativamente bem dentro da divisão. Mas a derrota em casa para os Jaguars e no último fim de semana diante dos Colts, acabou dando um banho de água fria em todos.
Com desempenhos ainda muito acanhados por parte do QB Jay Cutler, todos em Denver não podem depender somente do jogo corrido e da sua excelente defesa, em especial a sua secundária, para conseguir algo além dos playoffs.
Após quatro partidas, Cutler passou para 926 jardas em 116 passes tentados, com 4 touchdowns e 5 interceptações. O ataque desta franquia segue na 13ª posição na liga através do jogo aéreo e sendo a 5ª com o jogo terrestre. O jogador chave deste ataque até o momento nesta temporada esta sendo o RB Trevis Henry, na qual, lidera a liga com 433 jardas corridas e com uma média de 5 jardas por carregada.
A defesa contra o passe é a primeira da liga, graças aos seus CB’s que sempre consegue impor respeito aos quarterbacks adversários, em especial Champ Bailey, que já soma uma interceptação nesta temporada. Porém, contra o jogo terrestre, os Broncos seguem na 31ª posição ficando somente na frente da defesa dos Dolphins.
Vale lembrar que as duas vitórias desta franquia foram nos últimos segundos dessas partidas, através de dois field goals conectados pelo K Jason Elam. Sendo assim, os Broncos ainda não conseguiram mostrar um jogo digno da suposta “segunda força” dentro desta divisão antes da temporada começar.

Para completar, temos a boa recuperação improvável dos Chiefs nas duas últimas semanas. Com vitórias sobre os Vikings e visitando os Chargers, essa franquia chega para quinta semana com um recorde de 2 vitórias e 2 derrotas. Mas com o mais importante, sendo uma vitória com autoridade contra seu rival de divisão e ainda fora de casa.
Com as saídas de jogadores importantes do elenco, como o QB Trent Green, o KR Dante Hall e o atraso na renovação e na preparação do excelente RB Larry Jonhson, fez dessa equipe uma forte canditada à primeira escolha no draft do ano que vem. Com apenas 263 jardas em 75 carregadas nestas quatro primeiras partidas, Larry aos poucos vem retomando sua forma que o fez ser o top 2 na temporada passada. Até o versátil TE Tony González resolveu aparecer na endzone nesta última partida para marcar o seu primeiro touchdown na temporada, recebendo um passe complicado entre três marcadores.
A grande esperança para o seus torcedores esta sendo a defesa nesses dois últimos jogos, quando não permitiram que o bom jogo corrido dos Vikings e o excelente dos Chargers pudessem fazer a diferença nesses dois confrontos.
Após essas quatro semanas, todas as previsões que foram feitas para west division, podem estar indo por água a baixo, isso nos mostra que o Futebol Americano também é um esporte cheio de surpresas!

Nenhum comentário: