Sampa Bowl 2007: Vipers conquista um título histórico para Sorocaba!


By Prof. Douglas Bete

"Em uma final emocionante, o Sorocaba Vipers/São Bento conquistou o título da Liga Paulista de Flag Football. A decisão, no último domingo à tarde no campo da Facens, foi contra o Metropolitan Locomotives, de São Paulo.
Com a vitória, o time sorocabano encerra o ano como campeão em três disputas: Torneio Integração, Taça Brasil e Liga Paulista, ou seja, no ditado Popular a “Tríplice Coroa”, ainda coroando o fantástico ano do Sorocaba Vipers/São Bento, o Cornerback David Bahia foi eleito o MVP das Finais e o melhor jogador da Liga Flag.
Desde a sua criação, há cerca de um ano, o time não sofreu nenhuma derrota, e todos os adversários da Liga Flag sabiam disso, mas pela frente estava nada mais e nada menos que a excelente equipe do Metropolitan Locomotives, campeões da Liga em 2006 e fazendo jus a uma equipe que tem o fator físico e entrosamento como principal arma, chegaram a final com todos os méritos, invictos, liderados pelo Quaterback Vinny que com muita maestria liderava o ataque do Locomotives.

A partida na Facens foi marcada pela determinação das duas equipes. O Locomotives não conseguiu ficar à frente no placar em nenhum momento. Os Vipers mostraram mais coletividade e paciência, controlando o Relógio no ataque, e num ataque ainda no primeiro quarto, o Tight End, Marcel recebeu um passe lateral vindo do Quaterback Rodrigo Vergili, pelo ar a equipe Sorocabana fez 6x0. Na conversão de 1 ponto, uma jogada cruzada entre o Wide Receiver Caio Rossini, puxando a marcação dupla deixando livre novamente o Tight End Marcel que fez uma catch de cinema se projetando ao chão, dando assim a vantagem de 7x0 no placar para Sorocaba.
O jogo continua equilibrado, o vigor Físico aparecia como estimulante motivador de ambas as equipes, o calor não era aliado de ninguém e o Quaterback Vinny dos Locomotives não conseguia fazer o ataque funcionar, em função da pressão enorme da linha defensiva do Vipers e também dos Conerbacks que evitaram os passes longos dos Locos, todos eles comandado em campo pelo Safety e Capitão Rafael Tanaka forçando a devolverem a bola para o ataque Sorocabano, o mesmo acontecia para o ataque do Vipers, que não conseguia produzir, pressionado o Quaterback Rodrigo Vergili não estava conseguindo progredir com a extrema offensiva dos Vipers.


Foto oficial da equipe durante uma partida da temporada 2007

E num Punt, dado pela equipe do Metropolitan Locomotives, o Cornerback David Bahia, numa corrida de 45yds retornou diretamente para a End Zone dos Locos, deixando a vantagem de 13 x00 para os Sorocabanos, dando assim números finais no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a equipe campeã da Liga Flag, voltou com tudo, desde o kickoff inicial estava nítido que a equipe da Capital não iria vender barato este titulo, e num ataque fulminante, com o jogo corrido principal arma da equipe do Locomotives graças a sua linha ofensiva, o Runing Back Murilo adentrou a zona de Touchdown colocando os Locos no jogo deixando o placar em 13 x 06.
O jogo continuava apertado, as defesas trabalhando intensamente, porém o Quaterback do Sorocaba Vipers, Rodrigo Vergili, controlava o cronômetro, e com muita segurança mantinha a posse de bola do Vipers, com muitas corridas, o Vipers chegou a mais um touchdown, a Linha Ofensiva do Vipers com Adriano Chaves, Akilles e Ronaldo, na linha de 4 yds abriram o meio da defesa do Locomotives, dando espaço para Rodrigo correr e ampliar a vantagem para o Vipers em 19 x 06.
Mas a equipe do Locomotives estava disposta a acabar com a festa, e na reposição de jogo o ataque com Vinny e Murilo voltou a funcionar, com muitas corridas laterais os Locomotives chegaram a mais um Touchdown, novamente com o Runing Back Murilo apertando o placar em 19 x 12.

O Vipers não se abaterem, e continuaram a correr com o cronômetro, principal meta de Rodrigo Vergili, com o jogo corrido e passes curtos laterias o Vipers mantinha o cronômetro rodando, forçando o Locomotives a gastarem seu tempo, e num ataque com passe lateral Vitinho o Wide Receiver, fez uma catch na linha de 5yds e correu para Touchdown faltando 2min e 35seg de jogo deixando o placar em 25 x12.
No Retorno, o Locomotives após uma falta pessoal muito questionável marcada pela arbitragem, colocou o Locomotives na linha do gol, com o relógio á 1min e meio, quando o Tight End Bononi, fez a catch e converteu o Touchdown para os Locos apertando o placar em 25x18.
Momentos de muito aflição se seguiram ao final do jogo, Rodrigo Vergili não conseguiu converter o first down, tendo dado o punt para a equipe do Locos, mas Vinny não conseguiu colocar os Locos em situação de Touchdown dando números finais a partida em 25x18 para a explosão e alegria da Torcida de Sorocaba que esteve presente na Facens.
Para o técnico sorocabano, Douglas Bete, vencer o campeonato estadual significa colher os frutos de um trabalho difícil. “Sofremos com a falta de apoio dos órgãos públicos, mas não desistimos”, afirma. “Todos merecem esse resultado por causa do esforço e com certeza irá fazer crescer o esporte no Interior de São Paulo pois fizemos história ”, completa o técnico que sofreu muito sobre o calor, pressão e o resultado da partida.

Um comentário:

André José Adler disse...

Tá ótimamente descrito, Jayson! Dá pra visualizar os momentos. Parece texto do "NFL Greatest Moments", hehe! Parabéns pra você. E, claro, parabéns para os Vipers por mais uma bela conquista!