HC do Gladiators fala no Sideline!

Fabiano Alves desta vez foi até o treinador da equipe caçula do Torneio Touchdown, Fernando Boing, onde nos revelou neste bate papo, qual a melhor forma de implementar um estilo de jogo vencedor e uma mentalidade de equipe em prol da melhor formação em busca das vitórias.

Sideline: Qual é o teu estilo de comandar o Joinville Gladiators? Linha dura? motivador? paizão?...vc criou a família dentro do grupo?

Boing: Na verdade não sou linha dura se o jogador efetiva em campo o que treinou fora dele, porém, se o atleta não corresponde em campo ao que mostra nos treinos, com certeza recebe o tratamento linha dura pra lembrar que ele pode, pois ele o faz treinando. Sou motivador no sentido de mostrar que cada um possui qualidades únicas, que os fazem diferentes entre si, porém no conjunto todos são indispensáveis. Então busco no atleta com muita conversa e mostrando erros e acertos que ele pode sempre fazer melhor. Todos podemos, seja no football ou na vida pessoal, fazer cada vez melhor, basta haver dedicação e superação! A família no grupo já existia a partir do momento que ele se formou, pois ele surgiu a partir de um grupo de pessoas que discordavam da filosofia que era aplicada a equipe anteriormente, então não foi difícil manter os atletas unidos, próximos, e sempre auxiliando uns aos outros.

Sideline: Mais coletivos ou mais treinos táticos?

Boing: Mais treinos técnicos sempre, pois como somos uma equipe nova e com bastante rookies, atletas que vieram de outras franquias, trabalhamos bastante a base para posteriormente trabalharmos o coletivo. Treinamos desde novembro de 2008 (equipe foi fundada em outubro de 2008), com pausa em janeiro e retomamos em fevereiro. Os treinos iniciavam as 14hs horas com aquecimento e alongamento, e as 14h30 até as 17hs com treinos específicos para cada posição, comandados pelos coachs e atletas mais experientes em cada setor de jogo, sempre com uma linha pré definida do que queríamos de cada atleta, o que cada um tinha que trabalhar mais para se aperfeiçoar. Das 17hs as 18hs sim colocávamos coletivamente a equipe pra desempenhar o que aprenderam e mostrar se assimilaram o que fora passado. A partir de junho começamos a dedicar mais tempo aos treinos táticos e coletivos, para afinar a assimilação de playbook de ataque e defesa e corrigir a movimentação.

Sideline: Disciplinador? Saiu dos eixos, perde a vaga?

Boing: Exigindo o máximo da capacidade física de cada atleta.
Na nossa equipe é proibido beber e fumar a partir do momento que se coloca os pés em campo de treino, antes dos jogos (beber), e sempre respeitar o companheiro de equipe e o adversário. Essas são as regras básicas na questão disciplinar. Não ofender adversários, não jogar sujo, são outros quesitos que tiram e colocam atletas em campo. Já tivemos que fazer isso algumas vezes, e os atletas entenderam o recado. Não jogamos sujo, e enquanto estiver a frente do comando da equipe nunca pedirei ou permitirei algo neste sentido. Temos uma margem de "aceitabilidade" para as faltas aos treinos, porém há um grupo gestor da equipe, formado pela diretoria e mais alguns atletas, que se reunem semanalmente (por vezes duas vezes por semana) para discutirem questões disciplinares, organizacionais e administrativas. Atletas já foram este ano chamados a atenção, advertidos, e mudaram suas posturas. Disciplina é indispensável para se ter uma equipe de football!

Sideline: Em rápidas palavras, como vc enxerga os times que disputam a divisão Sul?

Boing: Como todas as divisões do TT09, é uma divisão acirrada, onde ainda buscamos mostrar que podemos chegar lá, temos grandes talentos e estamos buscando nossa afirmação no campeonato. O Brown Spiders é a franquia mais antiga da chave, que há mais tempo treina equipe e tem no seu jogo aéreo sua grande arma no ataque, com uma defesa forte bem montada contra o jogo corrido. Já o Barigui Crocodiles tem em Mullet, RB#21 sua principal arma ofensiva, e monta seu jogo em cima das corridas lideradas pela OL e seu FB, corre basicamente o jogo inteiro e cansa muito a defesa adversária (front 7) neste sentido. As duas equipes são fortíssimos candidatos ao título do TT09, e correndo por fora e buscando afirmação, seguimos travando bons duelos para as equipes. Muitos analisam somente os resultados finais das partidas quando falam sobre o Gladiators, mas se esquecem que a equipe, mesmo que formada por alguns atletas com experiência, é nova e está buscando seu caminho, caminho este que as outras duas equipes da chave já tem definidos. E a chave vai embolar, promessa!

Um comentário:

Boom disse...

Se o Boing é HC eu sou uma cheerleaders obesa =D