HC do Sorocaba Vipers fala no Sideline!

Esta chegando a hora de começar a conhecer mais de perto, aqueles que estão fazendo o esporte ganhar corpo, organização e popularidade no Brasil.

Nesta semana vamos conhecer um pouquinho o HC do Sorocaba Vipers, Thiago Cordeiro (o Tião), treinador desta equipe que disputa o Torneio Touchdown 2009, representando o futebol americano do interior paulista.

Os créditos desse pequeno bate papo pertence ao Fabiano Alves, atual Moderador da maior lista de discussão sobre o Futebol Americano, a Lista Redzone.

Fabiano Alves: Qual é o teu estilo de comandar o Vipers?

Thiago Cordeiro: Legal ter essa dúvida, bacana... deixa eu tentar explicar...
Cheguei no Vipers no início do ano, como convidado pelo Conselho Gestor para implantar a ordem dentro do time. O que existia era um time formado por algumas panelas, onde os capitães decidiam quem era titular e quem era reserva, o que acabava causando muito conflito de relacionamento.

Logo quando cheguei, fui informado que a D# era o ponto forte do time e que o ataque precisava de mudanças... Minha primeira mudança foi 'pescar' dois DT do time para montar o Left Side da OL, o que já deu mais dinamismo para o time. Desenhei um play book (livro de jogadas) ofensivo com 6 formações e 30 plays e desde então o ataque mostrou um bom desempenho.

Acontece que a defesa começou a apanhar demais do ataque nos coletivos, tive que intervir após o massacre que tomamos no amistoso, onde tomamos 33 pontos sem provocar um punt sequer do time adversário. Desde então, montei mais 5 formações defensivas, ensinei muitos jogadores que não tinham algum conhecimento tático, promovi 5 alterações no time titular, o antigo capitão hoje é banco e por ai vai... resultado, de 33 pontos, tomamos 16 no último jogo, contra o mesmo time. Enfim, o time está progredindo e acredito que em Brasília será onde vamos chegar ao ápice.

Fabiano Alves: Linha dura? motivador? paizão?...vc criou a família Vipers dentro do grupo?

Thiago Cordeiro: Com certeza estou montando uma família sim. Eu acho que sou um pouco linha dura sim, proibi bebida alcoólica pra viagem de amanhã (Vipers vai participar do Capital Bowl). Coloquei horário pra retorno do hotel, vamos treinar logo que chegarmos em Brasília e colocando horário para apresentação de manhã para conversa coletiva, onde eu promovo uma espécie de lavação de roupa suja e tals.
Porém, eu me considero um cara inteligente, não grito muito não, dou o exemplo pros meus atletas e cobro que eles sigam o que eu digo. Até hoje só expulsei um atleta em um treino por desacato e fui aclamado pelos jogadores...

4 comentários:

André José Adler disse...

Esta é a atitude correta de um técnico. Boa sorte para o Vipers!

Johelma Sapeca disse...

Esta é a atitude correta de um técnico. Boa sorte para o Vipers! (2)

Douglas Bete - 01/03/68 disse...

Interessante.

Unknown disse...

Muito interessante, mas podia ter mais perguntas não?

MAs parabéns pela entrevista e boa sorte ao Vipers, representante paulista em Brasília