Uma filosofia que deu certo em 2009!

Após o sucesso do Torneio Touchdown 2009, que deu a oportunidade para 8 times jogarem pela primeira vez um campeonato multi-estadual, e ajudou a projetar a Bola Oval brasileira à uma visibilidade histórica, o Torneio Touchdown II espera dar mais um passo para a popularização da prática do futebol americano jogado no Brasil, e de seu apelo para o maior número de espectadores possíveis.

Os times pioneiros do ano passado optaram por continuar o seu desenvolvimento fundando uma liga própria para um novo campeonato de futebol americano.


Criou-se a oportunidade para o Torneio Touchdown 2010 possibilitar a entrada de 8 times que terão a mesma oportunidade de estreia e desenvolvimento que tiveram o Gladiators, Crocodiles, Brown Spiders, Tubarões do Cerrado, Arsenal, Vipers, Storm, e o campeão RJ Imperadores. Reconhecendo que a dimensão do Torneio Touchdown requer o apoio administrativo e legitimizador de uma liga, o caminho natural foi levar o TT 2010 para a única liga brasileira de escopo nacional, já reconhecida pelo Ministério dos Esportes e pelos orgãos internacionais de futebol americano, a AFAB.

Assim como a missão da AFAB é o desenvolvimento deste esporte em todos os níveis desde a sua base, e o apoio à todas as iniciativas legítimas que ocorrem no Brasil, a filosofia do Torneio Touchdown é o de criar oportunidades para mais times e ser um momento desta história de um esporte que certamente achará seus próprios caminhos.


Na medida que os campeonatos estaduais vão se desenvolvendo pelo país, a visão de um verdadeiro e representativo campeonato nacional com os campeões de cada estado parece se tornar uma probabilidade futura. Enquanto não chegamos à um número de times equipados e capazes para um "brasileirão", ou um modelo Liga da UEFA que seja, o Torneio Touchdown fará sentido criando lado à lado com novos times os jogos e eventos esportivos que ano à ano vao aumentando a atenção para a bola oval.

O Torneio é um "invitational". Uma vez identificados times de qualidade e boa administração capazes de ter emocionantes rivalidades dentro do campo, e união de esforços fora dele, estes times são convidados.

Bons estádios, transmissão ao vivo pela Internet, estátisticas de jogo serão fundamentais para interessar ao público e eventuais patrocinadores.

Entendendo as nossas realidades, qualquer associação de time com clube de futebol, instituição de ensino particular, ou empresas não serão tomadas em conta preconceituosamente
, assim como não serão fator determinante de inclusão.

Paralelamente, o Torneio Touchdown apoia todas as iniciativas de formação de novos times no Brasil, e novos torneios, bowls, campeonatos.

Quanto mais... melhor!

André José Adler


3 comentários:

Anônimo disse...

Porque deve existir este paralelo com o futebol association? campeonato estadual? campeonato nacional? Já não existe a liga touchdown independente e dirigida pelos 8 times pioneiros? Porque o Estado e o ministério do esporte precisam se meter nisto? Como funciona a NFL? Não é o exemplo a ser seguido?

Thorvald, O escaldo disse...

O pouco q sei...
Não existem paralelos, as 8 equipes que participaram do TT09, fundaram uma liga estabelecida, com estatuto vigente. A premissa dessa liga seria que sua diretoria seria formada por membros das 8 equipes. Como a marca "Touchdown" é vinculado a André Adler e ele era um conselheiro no torneio passado sem vinculo uma equipe, ficou assim a necessidade de se fazer um novo trabalho.
Embora esteja surgindo uma nova liga, esta parte já com 8 equipes experientes vindas da temporada passada. O TT10 está buscando + 8 novas equipes para continuar seu trabalho.

Thorvald, O escaldo disse...

No Brasil nossa legislação e principalmente a fiscal te dá vantagens ao estar vinculada ao Min dos Esportes. Ele não se mete em nada ele apenas tem registrado o q vc faz.
A NFL é uma empresa, como será a LBFA, o exemplo está td sendo baseado em ligas empresas e não em associações esportivas.