Em busca de novos parceiros, Cougars Football divulga novo trabalho!



Equipe de Futebol Americano pioneira no ABC divulgou trabalho na TV ABCD

A Associação Esportiva COUGARS FOOTBALL esteve na última segunda-feira (27) no programa ABCD ESPORTES da TV ABCD e divulgou além da equipe, seu trabalho de inclusão social realizado através da modalidade Futebol Americano, muito popular nos Estados Unidos e que começa a atrair atenção de jovens no Brasil. Nos últimos dois anos, com a realização de torneios regionais e nacionais, o número de equipes estruturadas e equipadas triplicou. De 12 times participantes em 2009 no primeiro campeonato brasileiro, este ano 28 equipes estarão disputando as duas ligas brasileiras no 2º Semestre, sendo que o número de equipes totalmente equipadas no Brasil já supera 40, de acordo com a AFAB – Associação de Futebol Americano no Brasil.

Segundo o Diretor de Marketing do COUGARS FOOTBALL, Nicolas Ramos, dois motivos podem explicar este crescimento progressivo: “O primeiro e mais importante é a possibilidade que a modalidade traz, diferente de outros esportes, é de que pessoas de vários biótipos podem participar do jogo. O praticante percebe que individualmente torna-se peça fundamental para o sucesso da equipe, o que motiva principalmente os jovens que se encontram acima do peso. O segundo é a junção da queda do dólar com o acesso massificado à internet, que facilitou a aquisição de equipamentos através de sites de compras além de um maior acesso a informações sobre o esporte.”

Mesmo mais acessíveis, os equipamentos individuais ainda não são acessíveis às comunidades com vulnerabilidade social. Desta forma pessoas com talento e grande potencial, mas em condições sócio-financeiras precárias acabam sendo relegadas mesmo num esporte tão democrático. Nos COUGARS, a inclusão social norteia os trabalhos da associação. Sediados em São Caetano do Sul, os COUGARS existem desde 2006, e conseguiram equipar-se contando com financiamento bancário e o “mecenato” de alguns integrantes da entidade esportiva. Hoje são cerca de 60 jovens que recebem treinamento com profissionais de educação física e atenção psicológica.

O presidente da associação esportiva Marcos Sereno salienta que: “É necessário estrutura, além do material humano, e infelizmente muitas equipes ainda encontram dificuldades quanto a isso. São treinos em locais improvisados e dificuldades no deslocamento para os jogos, pois a maioria ocorre longe da sede da equipe. A inclusão social através do esporte é uma política pública para buscar maior cidadania às pessoas, principalmente jovens. Basta investir basicamente em infra-estrutura, pois o brasileiro já mostrou que gosta da modalidade e que só falta investimentos para que se torne um dos mais importantes do país.”

3 comentários:

kraDFJJ disse...

e dia 30 agora tem amistoso contra os Soldiers, vamos todos comparecer

kraDFJJ disse...

E não deixem de comparecer ao amistoso esse sabado dia 30/07 contra os honorarios soldiers
para mais informações visite o blog do cougars

Anônimo disse...

Grande e louvável iniciativa!! Parabéns Cougars! Se ficar esperando por governos, e ainda corruptos, a miséria nunca será banida do nosso País. O futebol americano é um verdadeiro instrumento para democratizar o esporte, levando-o a comunidades menos favorecidas mas com grande potencial e também ao gurís que andam um pouquinho acima do peso.