O que esta faltando?


O que esta faltando? Essa é uma pergunta que me faço todos os dias. Quando tomei a liberdade de começar a escrever sobre o Futebol Americano, sempre tive a intenção de divulgar o esporte de forma objetiva e prática, esclarecendo algumas dúvidas e curiosidades para o público alvo e para os curiosos.
Tenho a total consciência que ainda é muito pouco, mas por outro lado contribuo de alguma forma.
Após todos esses anos, várias ligas e associações foram criadas com o intuito de organizar cada vez mais o futebol americano no Brasil, mas pergunto: Será que estamos no caminho certo?
Sabemos que o futebol americano, nunca será comparado com o nosso futebol. Isso é fato comprovado, mas acredito que ele poderá ter um espaço digno diante de outros esportes praticados em nosso país. Para isso, devemos nos organizar melhor e fazer as coisas acontecerem de verdade.
Hoje eu não tenho idéia de quantos adeptos do futebol americano o país contabiliza, será que devíamos perguntar ao IBGE!
Brincadeiras a parte, lendo uma matéria sobre um esporte incomum em nosso país, percebi que alguns casos podem servir de exemplo, quando estamos lidando com a falta de incentivo num todo. Neste caso, estou falando do Hóquei na Grama, uma espécie de adaptação oriunda do famoso Hóquei no Gelo.
A forma como tudo começou também foi através de uma brincadeira, quando Cláudio Rocha, atual técnico da Seleção Brasileira de Hóquei na Grama, chegou a bater de porta em porta nas salas das escolas em Florianópolis garimpando possíveis adeptos.
“Na primeira vez que citava o hóquei na grama, os rostos se contorciam”, diz Cláudio.
No próximo Pan-Americano, que será realizado no Brasil, a seleção brasileira estará disputando pela primeira vez um torneio oficial. Chances de medalhas são mínimas, mas a maior conquista da federação que hoje conta com 500 atletas federados, com certeza será a enorme divulgação desse esporte no Brasil.

Voltando para o nosso esporte predileto, precisamente em 1999, quando dois professores de educação física, Paulo Arcuri e Cláudio Telesca, trouxeram o Flag Football para suas respectivas escolas, vários adeptos aderiram o esporte rapidamente, onde até hoje a modalidade é praticada no estado de São Paulo e por outros cantos do país.

Há cerca de três meses, entrei em contato com Arcuri e perguntei como andava o projeto. Infelizmente, Arcuri teve que mudar seus planos pessoais e o projeto acabou ficando estacionado. Segundo Arcuri, seu sonho era que as escolas pudessem introduzir o Flag Football dentro da realidade dos alunos, favorecendo o desenvolvimento do trabalho em equipe, socialização e inclusão esportiva.

Diante disto, chego à conclusão que não devemos ficar preocupados com patrocínios, mídia e órgãos públicos nos dando o apoio necessário ao futebol americano, devemos antes nos perguntar o que esta realmente faltando em nossas escolas...

5 comentários:

Paulo Netto disse...

Fala Jayson!

Aqui é o Paulo (Zeroba). Tá sendo muito legal acompanhar o que escreve na Redzone e no BolaOval.
E aposto que vai ser também muito bom ter um blog para o que rola aqui no Brasil.

Ah, estou fazendo o primeiro comentário do blog. Rs...

Abraços,

Paulo Eduardo.

Anônimo disse...

Cara mais uma vez parabéns pela iniciativa...foi 10..abraçoss

André José Adler disse...

Jayson, você foi diretamente ao ponto. Quando as escolas perceberem as possibilidades de recreio que a bola oval pode proporcionar, e o incentivo que o esporte oferece para uma boa preparação física, o crescimento vai ser imenso. Tanto Paulo Arcuri quanto o Cláudio Telesca são louváveis pelo que já fizeram e fazem em Sampa.

Fora isto, boa sorte para o blog daqui de uma sideline bem distante!

PS+ Primeirão aqui! :P

seguidorlovecraft disse...

Vamos e convenhamos, uma coisa é certa: é o medo do novo!
Eu já falei com alguns conhecidos e apenas dois ou três encararam a proposta de criar um time aqui na cidade de Passo Fundo - RS, interessante. Os outros... acharam legal para incentivar a violência!
Além de já ter comentado para alguns colegas que também fazem a mesma coisa: viram o rosto, contorcendo-se n'uma ignorante negação, sem antes perguntar como poderia ser feito por aqui.
Vejam que loucura a minha: ontem, enquanto revia o SB último, fiquei imaginando estar numa final entre Kamen Rider's Passo Fundo x Algum Outro Time Brasileiro de Suma Importância!
(acho que sonhar não custa nada, certo?)

Anônimo disse...

Olá Jayson, como vai !!
Parábens por este novo projeto... Sempre acompanhei seu trabalho no bolaoval.net e sua contribuição, assim como do Danilo Muller, Daniel Miura e outros blogueiros das jardas, ajudam e muito na divulgação do esporte, que, como tantos outros, são desconhecidos da grande mídia...Então tb decidi arregaçar as mangas. Recém envolvido na atuação burocrática do esporte aqui em SP, resolvi em janeiro fazer um blog solitário sobre o FA praticado no Brasil. Não sei se vc conhece, chama-se OUTES (www.outes.zip.net). Fico feliz agora em poder contar com um parceiro nesta empreitada de trazer o esporte mais perto de quem conhece ou não !! Brindemos à não obscuridade !! Fico à disposição...
Um grande abraço do colega GG RAMOS