Papo Sideline: Interesse vs Proteção

A cada ano no Brasil o número de praticantes de Futebol Americano e Flag Football vêm aumentando consideravelmente. Um fato que merece ser destacado e ovacionado por todos os amantes da bola oval.
Nesta semana, andei buscando em sites e comunidades, informações sobre o que esta rolando no país sobre o esporte. Uma das coisas que acabou me chamando a atenção foi justamente como esta sendo tratada a integridade física dos atletas, em sua totalidade amadora, que defende as cores da equipe da sua região, cidade ou estado.
Como em qualquer esporte, é claro que existem contusões durante algumas partidas. Até jogando “bocha”, o famoso jogo de aproximar as bolinhas, você esta sujeito a dar um jeito na coluna.
No caso do Futebol Americano, se tratando de um esporte inteiramente de contato físico, todos os praticantes aqui no Brasil deveriam, ou melhor, devem utilizar o mínimo de proteção possível para a pratica do esporte.
Sabemos que esses materiais de proteção são caros para importar. O custo estimado para manter um time com no mínimo 40 jogadores, todos munidos com as proteções básicas para a prática do futebol americano, estaria girando na casa de R$12.000,00 – “estima Fernando Boing, jogador do Joinville Panzers, time que pertence a LCFA (Liga Catarinense de Futebol Americano)”.

Atualmente o uso do “protetor bucal”, esta sendo a proteção mais viável financeiramente para os praticantes do esporte. A facilidade de conseguir essa proteção aqui no Brasil já é muito grande. Mesmo na prática do Futebol de Bandeira (Flag Football), onde os tackles são bastante reduzidos, assim mesmo, os praticantes costumam utilizá-los.

Após vários estudos entre dentistas e médicos, descobriu-se que as finalidades maiores dos Protetores Bucais para esportistas são de evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fratura em mandíbula e a herniação da coluna vertebral além da proteção dos dentes, gengivas e lábios.
Os Protetores Bucais se mostraram muito úteis no combate do bruxismo, pois reduzem a atividade eletromiográfica noturna dos músculos logo após a sua inserção e protegem os dentes do desgaste do habito parafuncional.

Todos os praticantes da bola oval devem zelar pela segurança própria e principalmente para com seu próximo. As ligas por todo o país, devem estabelecer regras para a utilização mínima de proteção, visando sempre à integridade física dos atletas. As clínicas e os intercâmbios que são realizados ao longo do ano, também deveriam manter na pauta de discussão, todas as informações relacionadas à integridade física do praticante inexperiente.
Todos fazendo a sua parte em prol da segurança, eu tenho certeza que o esporte estará sempre ganhando novos adeptos por todo o país.

Procurei escrever este artigo após ter lido um comentário bastante pertinente de um jovem que sempre teve vontade de praticar o esporte, mas tem muito receio quanto aos riscos de lesões.

"Eu sempre tive interesse em jogar, mas sem proteção... Esse meu interesse vai lá em baixo..."

3 comentários:

... disse...

Bela matéria mais uma vez, Jayson!

Vale lembrar tambem que a ABRAFA recebeu atravez de doação, quando foi jogar a Copa do Mundo de Flag nos EUA alguns capacetes e shoulderpads. Estes foram usados recentemente para realizar jogos de FA em Brasilia, durante o Torneio Capital.

O Feds, la em Brasilia, se tornou o primeiro time do Brasil a jogar inteiramente equipado de Shoulderpads. O que mostra a viabilidade de trazer estes equipamentos para o Brasil atraves de organizações registradas e com contatos no exterior!

Abçs,

Mario

PS- Caraca.. num sabia que o protetor bucal protegia tanta coisa.. :|

André José Adler disse...

Está certo. Jayson. Poucas coisas prazeirosas podem ser praticadas sem proteção. Cautela é sempre bom!

abraços :D

Anônimo disse...

Na minha opiniao a utilzaçao dos pads e capacetes no futebopl americano é uma questao mais de marketing do esporte do que realmente de proteçao..

A utilizaçao do capacete tras mais perigo ao jogo, pois permite a utilizaçao de cabeçadas e trombadas sem a preocupaçao de realizar uma tecnica para o tackle...