Momento NFL Sideline: Saints, ainda um patinho feio?

Fundado em 9 de janeiro de 1967, sendo a 16ª equipe a ser criada na NFL. O New Orleans Saints sempre foi motivo de chacota entre os torcedores de outras franquias. Sua primeira partida oficial foi contra o St. Louis Rams, onde seus torcedores não esquecem o grande retorno de 94 jardas, através do jogador John Gilliam’s, após o kickoff inicial daquela partida, vencida no final pelo próprio Saints por 27 vs 13.
O início desta franquia parecia ser promissora, porém, com o passar dos anos a realidade veio à tona. Foram diversas temporadas com derrotas, resultados e números extremamente negativos ao longo da história.
Poucas vezes o Saints esteve em pós-temporada e muito menos próximo a decidi um título, até que na última temporada, essa franquia venceu a sua divisão e ficou a uma partida de disputar o Super Bowl XLI.

Um desastre ecológico acabou marcando a virada desta franquia em 2006, com a passagem do furacão Katrina, a cidade de New Orleans sofreu perdas consideráveis de vidas humanas. Não era para menos, o time também sofreu com toda essa tragédia. Naquela temporada foi obrigado a mandar suas partidas num campo universitário, onde seus jogadores não sabiam em que pensar. Foram 16 partidas e mais uma péssima temporada era inevitável. Foram somente 3 vitórias contra 13 esmagadoras derrotas. Ao final da temporada, por mais uma vez, o time estaria entre as cinco piores franquias entre as 32.

No ano seguinte, na segunda rodada do Draft, o time escolheu Reggie Bush, um jovem running back promissor da universidade de Southern Califórnia. Bush fez uma excelente temporada, somando 565 jardas corridas e com 88 recepções para 742 jardas. Com 8 touchdowns ao longo da temporada, Bush foi muito importante no sistema ofensivo montado pelo também novato head coach Sean Payton.

Outro jogador importante veio através da transferência do quarterback Drew Brees, depois de um trade voltado de desconfiança, devido a uma cirurgia no ombro feita por ele no ano anterior.
Brees fez uma excelente temporada, terminando com um rate de 96,2%, somando 4418 jardas de passe, para 28 touchdowns e 11 interceptações.
O time ainda contou com o veterano running back de sete temporadas Deuce McAllister, o excelente wide receiver Donté Stallworth, o defensive end Charles Grant e o grande defensive tackle Hollis Thomas.
Esses nomes resgataram uma alegria que tinha ficado esquecida no berço da boa música americana.
Quem não esquece aquela partida no MNF contra o Atlanta Flacons, onde foi marcado o reencontro do time com a sua torcida, no estádio que abrigou dezenas de pessoas que perderam suas casas na tragédia. Foi verdadeiramente de arrepiar a todos os amantes deste esporte.

Há cerca de três meses para começar a temporada de 2007, pela primeira vez na história desta franquia, por dois anos consecutivos, as expectativas da torcida e dos críticos são super positivas. Uma esperança de outra temporada promissora para a franquia, faz a cidade encontrar meios reais de amor e paixão por um time, aliando força e coragem na reconstrução árdua da bela cidade de New Orleans.
Não tenho "bola de cristal" para saber o quanto essa equipe poderá repetir a bela campanha da temporada passada. Porém, o velho Saints, o velho “patinho feio da Liga”, com essa base mantida, tem tudo para continuar escrevendo uma bela história real na NFL, digna de um belo filme com final feliz...

Nenhum comentário: