Papo Sideline: De onde vem essa paixão pela bola oval?

Como todo amante, seja ele praticante, blogueiro, jornalista, etc. O futebol americano nos contagia a cada temporada da NFL, motivando a formação de diversas Ligas, Movimentos, Associações e principalmente a criação de vários times no Brasil.
Quando eu tive a oportunidade de assisti pela primeira vez uma partida da NFL, fiquei admirado com a dinâmica desse esporte. Isso aconteceu em 1992 e o jogo era entre Buffalo Bills vs Whashington Redskins naquela ocasião.

Com o passar dos anos, com a chegada da TV por assinatura no Brasil, as partidas ficaram mais fácies de serem acompanhadas. Meu interesse pelo jogo, pelas estratégias e por tudo que cerca o futebol americano, acabaram sendo responsáveis pela consolidação de uma verdadeira paixão pelo esporte.
Um esporte pouco praticado no país até então, eu não conseguia perceber futuro para ele, ainda mais estando no país do soccer. Pensei que estivesse ficando louco, ou melhor, pensei que estava sozinho tentando entender cada vez mais a complexidade do jogo.

Um jogo extremamente democrático, solidário, estratégico, plástico e emocionante. Adjetivos que se resumem em apenas uma jogada, que se inicia através de um snap feito pelo Center, indo direto para as mãos do Quarterback, este com cerca de 3 a 4 segundos, faz um passe preciso com o intuito de conquistar o território adversário.
Não tive o privilégio de acompanhar nomes como Johnny Unitas, Jim Brown, Walter Payton, Art Shell, Terry Bradshaw, Roger Staubach, entre outros... Porém, acompanhei Jerry Rice, Barry Sanders, Shannon Sharpe, Cris Carter, Steve Young, Joe Montana (em final de carreira no Chiefs), Bruce Smith, Terrel Davis, Emmitt Smith, Reggie White, entre outros...

Jogadores que fazem você ficar acordado pelas madrugadas a fora, todos eles ganhando “rios de dinheiro” e você torcendo para que aconteça uma grande jogada, através de um sack, uma interceptação, um grande retorno para a endzone após um chute de kickoff, um passe longo acima de 50 jardas para um touchdown ou aquele momento do fumble, onde a bola oval insiste em ficar perambulando no campo sem dono...
Hoje eu tenho certeza que o futebol americano esta se tornando uma febre nacional, seja ele paraticado com ou sem tackles. Espero poder estar vivo, para testemunhar uma verdadeira paixão se tornar realidade no Brasil.
Eu poderia ficar aqui tentando encontrar diversas situações e descrever momentos espetaculares desse esporte, mas acho que essa magia não é exclusividade minha, porque sei que muitos de vocês também são apaixonados pela bola oval. Sendo assim, de onde vem a sua paixão pela bola oval? O que te faz gostar do Futebol Americano?

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala Jayson!!!

Belo texto, amigo. Eu sei bem como você gosta de futebol americano. Te conheci antes de começar a gostar do esporte. Lembro até hoje de você no Mercado Livre comprando camisa lá na Nitriflex, hehehehe.
Abraço,
Paulo Eduardo (“Zeroba", rs)

Anônimo disse...

Sei bem o que é isso, só que coloco isso em 1980 quando o Luciano do Valle pela Band passou um jogo que era Redskin vs N Y Giants, fiquei paralisado vendo tudo aquilo acontecer e não consegui desligar mais, então procurei e até hoje estou ai vendo e agora jogando o football.

Adorei a sua reportagem, parabéns.
Douglas Bete
Sorocaba SP

Dallas Cowboys

Jayson Braga disse...

Douglas,

Provavelmente esse jogo que você menciona, deve ter sido nos anos 90! Foi quando a Band, com o Luciano do Vale, começou a transmiti as partidas da NFL.

Anônimo disse...

Jayson,

Parabéns pelo site...

Me lembro do jogo que você mencionou entre Bills e Redskins! Foi a final onde o RB Thomas (Bills) esqueceu o capacete e não pode entrar para jogar no início. Derepente aquilo já era um sinal do iria acontecer.......
Acho que minha paixão pelo esporte começou na década de 80! especialmente assistindo ao próprio Redskins quando eu morava em Maryland.
Assisti ao jogo do Redskins contra Broncos e virei fã dos Skins incondicionalmente!

Abçs!

Fabio E. Lau
RJ Sharks