Momento NFL Sideline: A NFL pode virar uma paixão mundial?

Na história da NFL, diversas partidas já foram travadas fora do território americano. Um esporte praticado profissionalmente nos EUA vem tentando ano após ano, atrair cada vez mais adeptos ao redor do mundo. O alvo principal dessa empreitada este ano, esta sendo a rica e velha Europa, onde países de primeiro mundo, com um poder econômico muito grande, possam investir definitivamente na marca NFL.
O atual comissário da NFL, Roger Goodell, acredita que a marca NFL esta se tornando aos poucos uma “world’s Passion” (paixão mundial) e não medirá esforços de continuar investindo nessa estratégia para os próximos anos.
Nesta última semana inclusive, foi cogitado por Roger Goodell, uma possível decisão do Super Bowl em outro país. Espera ai! Será que a NFL deveria chegar a tanto? Uma boa pergunta, que com certeza pode gerar algumas divergências de opiniões entre os críticos, staff’s, jogadores e principalmente para uma boa parte de torcedores.

Eu particularmente não sei se essa idéia iria pegar! Acho interessante a NFL expandi sua marca, buscando outros países sim, neste caso para jogos de exibições, jogos de pré-temporada como sempre existiram, mas para uma partida de Super Bowl eu não sei dizer, sinceramente eu não acho interessante! Por quê?
Primeiramente o Super Bowl é “O Jogo”, uma grande decisão entre as duas melhores equipes de cada conferência. Logo, tem todo aquele lado da expectativa que gira em torno desse jogo, as festas e as propagandas milionárias que giram em torno do Super Bowl. Bem, até aqui eu não disse nada demais... Tudo isso a NFL poderá manter fora dos EUA, mas creio que os atletas (apesar de serem profissionais) deverão sentir demais essa possível mudança.

Na preparação das equipes, poderia ocorrer alterações físicas consideráveis e ou psicologicamente para os atletas, muito em função dos compromissos já pré-definidos pelos diversos patrocinadores do evento, a viajem, um público “frio” e na sua maioria pouco entendidos sobre as regras, o clima (dependendo do país), entre outras coisas que poderia ainda interferir no foco dos atletas para o grande e importante jogo em suas carreiras. Sendo assim, o espetáculo do jogo poderia ter um rendimento ruim para aqueles que curtem o futebol americano e não somente a festa.
Todo jogador de futebol americano sonha em poder participar de um Super Bowl, de poder levar seus parentes no estádio, etc. Quanto aos torcedores dos times, terem a oportunidade (após diversas economias ao longo do ano) de poder assisti no estádio seu time de coração. Imaginem uma situação: Corinthians vs. Flamengo tendo que disputar a final da Libertadores em Havana (Cuba), com o intuito de divulgar o soccer naquele país.
Eu posso até estar escrevendo um monte de bobagens, mas não creio que para a NFL virar uma “paixão mundial”, seria necessário a ponto de jogar o Super Bowl em outro país?

Gostaria de saber a opinião de vocês!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com você Jayson. Realmente o SuperBowl não pode sair do território americano.
A expansão da NFL é interessante em praticamente todos os aspectos, mas Roger Goodell não foi muito feliz com esse comentário.

Abraços