Review at the Bola Oval.net: Todos podem jogar Futebol Americano!

Nesta coluna, reservo um lindo espaço para aqueles que possuem alguma deficiência física, na qual não os impede de praticar o Futebol Americano. Uma prática que nos EUA cresce cada vez mais e porque não poderia abrir espaço para este esporte aqui no Brasil.
Há diversas versões do football que podem ser praticados por deficientes em cadeiras de rodas e também para deficientes auditivos (USADSF).
O Flag Football é jogado por diversos deficientes auditivos, inclusive algumas federações já foram criadas em várias cidades.
A Universal Wheelchair Football (UWFA) foi criada para todas as pessoas com qualquer tipo de inabilidade abaixo da cintura. As regras foram adaptadas para que possam praticar o esporte. As cadeiras também sofrem algumas modificações similares as que são usadas na prática do Basketball para deficientes. Cada regra é modificada de acordo com a liga e diversas situações.
O torneio mais popular dos EUA para deficientes de cadeira de rodas é conhecido como o “Blister Bowl”.
Atualmente os torneios são disputados nos parques da cidade de Santa Bárbara. As dimensões do campo são de 60 x 25 jardas (cerca de 55 x 22 metros), divididos por vários segmentos de 15 jardas (cerca 13,7 metros) e a endzone mede cerca de 8 jardas (cerca 7,3 metros) de comprimento.
As equipes consistem em 6 jogadores, devendo sempre incluir uma mulher e um participante sem deficiência (geralmente são os Quarterbacks das equipes). Os jogos consistem em quatro quartos de 15 minutos.
Os deficientes com o uso limitado das mãos, dos braços e dos olhos, utilizam uma espécie de “prendedor”, na qual, os auxilia numa possível recepção da bola. Atualmente existem três níveis ou categorias, onde os atletas são avaliados antes de serem inscritos nas competições. O Blister Bowl acontece anualmente entre o fim de outubro e o começo de novembro.

Para maiores informações: Coordination: City of Santa Barbara Parks and Recreation Department P. O. Box 1990 Santa Barbara, CA 93102-1990Parks Office - (805) 564-5433 Recreation Office - (805) 564-5418 Fax - (805) 564-5480 www.ci.santabarbara.ca.us/


A finalidade dessa coluna, teve o intuito de mostrar que qualquer pessoa pode ter a chance de praticar um esporte, até mesmo o Futebol Americano. Creio que devemos mudar vários conceitos através do esporte, empregando uma maior inclusão social, o respeito mútuo e principalmente acabar com os diversos preconceitos sofridos por um deficiente físico em nosso país.

3 comentários:

Elias Barrionovo disse...

Como é o tackle? Funciona como no flag?

Hunter Thompson disse...

Aqui em SP durante a virada esportiva ocorreu um jogo demonstração desta modalidade sairam ate algumas fotos em jornais.

Jayson Braga disse...

Sim, muito similar ao flag mesmo!