Bola Oval no Brasil: Caxias Panzers Football Team


No início dos anos 90, um fã da bola oval no Brasil, Dennis Prants, teve a idéia de montar o primeiro time de futebol americano na cidade de Joinville, na bela Santa Catarina, juntamente com um grupo de amigos.
Inicialmente a equipe se chamava Joinville Blackhawks e como não havia outras equipes formadas no estado, o jeito era praticar a bola oval contra alguns combinados com jogadores de rugby. Alguns anos mais tarde, Prants aprofundou ainda mais as características da equipe para o futebol americano.




No dia 4 de julho de 1994, nascia o Joinville Panzers, um time totalmente focado para a pratica do esporte. Oito anos após a fundação da equipe, o time sela uma das principais parcerias até hoje no futebol americano nacional. Juntamente com o Caxias Futebol Clube que, além de ceder toda a estrutura e as cores, colaboraram na divulgação do esporte dentro do estado de Santa Catarina. Sendo assim, o time ganhou o seu terceiro nome, passando para Caxias Panzers Football Team.
Atualmente o time conta com uma excelente estrutura e organização, cerca de 32 atletas no elenco, o time sempre esta à procura de novos talentos. Para isto, as famosas peneiras servem para avaliar o desempenho daqueles canditados considerados aptos para praticar o futebol americano.
Hoje o time conta com nomes importantes na estrutura da equipe, como o gerente comercial Fernando Boing. Além de jogar como DT, Boing exerceu uma função muito importante na estrutura da equipe. Sendo presidente durante alguns anos da equipe, Boing sempre ajudou na formação de novos talentos para a equipe durante os treinamentos.
O Caxias Panzers manda seus jogos no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o famoso Ernestão, o mesmo teve seu campo adaptado com as novas marcações e hoje abriga as partidas da LCFA (Liga Catarinense de Futebol Americano).
O mais impressionante esta sendo a média de público nos jogos que a equipe manda em casa, com cerca de 200 a 500 torcedores. Na primeira decisão do SC Bowl há dois anos atrás, nada menos que mais de 1000 pessoas prestigiaram aquela partida.
Para manter o gramado em plenas condições, o time ainda conta com um campo de treinamento que fica no bairro Itaum.




Atualmente o Caxias Panzers é o atual bicampeão da Liga e estará disposto a manter uma invencibilidade que perdura por quase uma década. Um dos maiores desafios desta equipe atualmente, esta sendo a luta por patrocinador. Como a intenção é cada vez mais aperfeiçoar suas características com o futebol americano praticado nos EUA, como na compra de capacetes e protetores individuais para cada atleta, o time precisa do apoio financiado por empresários ou empresas ligadas ao esporte amador deste país.
O time ainda cedeu alguns jogadores para a primeira formação da nossa seleção brasileira, quando disputou em novembro do ano passado, um amistoso contra o Uruguai, como segue abaixo:

Fernando Boing, RE # 97
Dennis Prants, QB # 7
Fernando da Silva, CB # 22
Lolando Júnior, LOLB # 56
Romenito S. Siewerdt, ILB # 92
Ascendino Lopes Júnior, WR # 81

As Conquistas:

2003 – Campeão do Torneio Sul Bowl I (torneio contou com equipes do estado do Paraná)
2006 – Campeão invicto do SC Bowl I
2007 – Campeão invicto do SC Bowl II

Um comentário:

Unknown disse...

Mto Boa matéria Amigão....e boa ideia de mostrar as equipes e sua história, espero q este espaço seja sempre exibido, parabens!!!!
P.S. foi impressão minha ou o nosso qerido Boing tava vazandos os tackles, hahahaha
abs!!!