Por trás do jogo by Leandro Carvalho: Formação 3-4

O Sideline abre suas portas para o mais novo colaborador, Leandro Carvalho, mais um membro da Lista Redzone, atual coordenador ofensivo e jogador da equipe do Mamutes do Rio de Janeiro.

Leandro irá postar semanalmente no Sideline tudo sobre as "táticas" que envolvem esse esporte extremamente complexo. Espero que o Sideline possa servir para tirar as dúvidas daqueles que são apaixonados pela bola oval e tem o interesse de se aprofundar na parte estratégica do jogo.
O Leandro irá começar falando sobre um dos sistemas defensivos mais utilizados pelos treinadores da NFL.

FORMAÇÃO 3-4




A formação 3-4 não necessariamente quer dizer menos pressão no QB, muito pelo contrário, essa formação nas defesas acabaram se tornando mais fortes nesse quesito (sacks) durante essa temporada. Uma das equipes que jogou nesta formação foi o San Diego Chargers, acho que esse ano eles só sacaram menos que a incrível defesa do New York Giants.

A 3-4 pode até obter mais pressão do que a 4-3 e com ela é possível disfarçar melhor as blitz, como a defesa tem somente 3 jogadores na linha defensiva (DE – NT – DE)*, você tem mais jogadores entrando, LBs, Safetys e Corners, isso pode ser bem difícil para uma linha ofensiva deter.

Outro ponto que não é verdade, seria o fato que o sistema 3-4 é fraca contra o jogo corrido, até porque você tem 4 LBs (OLB – ILB – ILB – OLB)* que são os jogadores que tem como principal trabalho marcar o jogo de corrida, se um time tem bons jogadores nas linhas defensivas, que no caso da 3-4 são mais fortes do que ágeis, esse esquema pode ser BEM efetivo.

A verdade é que a 3-4 exige mais dos LBs versáteis, bons na blitz, na cobertura e parando a corrida, enquanto que na 4-3 você tem dois DE's que são fortes e ágeis que se envolvem bastante no jogo corrido, mas são especializados em ir atrás do QB.

*DE – Deffensive end
NT – Nose Tackle *1 .
OLB – Outside Linebacker
ILB – Inside Linebacker

By Leandro Carvalho

Um comentário:

André José Adler disse...

Boa, Leandro! Vai explicando o jogo :D

Grande idéia, Jayson!