Um grande começo na NFL!

Acho que o maior desafio de um quarterback novato na NFL é adquiri experiência o mais rápido possível. Alguns ficam cerca de 4 a 5 anos na sideline estudando as jogadas e assistindo algum jogador experiente executando seu trabalho dentro de campo, esperando a sua grande oportunidade para defender as cores do time.

Um bom exemplo desta situação citada acima, aconteceu com o atual QB do Green Bay Packers, Aeron Rogers, quando este foi backup do grande e "incansável" Brett Favre por 4 temporadas.

Existem aqueles que no seu primeiro ano como jogador profissional, já tem a responsabilidade de ser o comandante. Escolhido no primeiro round do Draft de 2008, Matt Ryan, vem desempenhando um bom trabalho sob o comando do novo treinador do Atlanta Falcons, Mike Smith. Uma parceria que começa a dar frutos antes do tempo esperado em Atlanta, vide os problemas que esta equipe teve nos dois últimos anos.

Matt Ryan defendeu o Boston College, onde acabou se destacando por ser arrojado e com excelente visão de ataque, sabendo distribuir com precisão seus passes curtos, médios e longos.
Ryan nesta temporada já passou para 1.164 jardas, somando 5 touchdowns e 3 interceptações. Seu rating para um novato é excelente, na marca de 82,9% figura como o novato do ano nesse time dos Falcons.

Com um recorde de 4 vitórias e 2 derrotas, sendo as últimas duas de grande impacto, quando derrotaram nada menos que os Packers no Lambeu Field e na semana passada os Bears, numa virada histórica no Georgia Dome, faz desta franquia uma provável "cinderela season".

Creio que nem o mais otimista torcedor desta equipe, esperava um início de temporada tão produtiva à considerar que seu quarterback esta no seu primeiro ano como profissional, e mal esteve na sideline adquirindo a "tal" experiência.

Somente a título de comparação, pegamos os números de nada menos, Payton Manning, um dos melhores na posição, em seu primeiro ano como novato defendendo os Colts no ano de 1998.
Na temporada inteira Manning somou 3.739 jardas para 26 touchdowns e 28 interceptações. Seu rating ao final daquela temporada foi de 71,2%.

Será que Matt Ryan terá condições de atingir essa marca para um quarterback novato? Se depender dos seus oponentes, ele não terá boa vida após a semana de Bye da equipe...

Nenhum comentário: