Uma visão totalmente preconceituosa!

Sinceramente eu não consigo acreditar que ainda possa existir uma espécie de preconceito com a modalidade de Flag praticada no Brasil. Ao buscar assuntos sobre o que rola da bola oval praticada em terras tupiniquins, acabei me deparando com a nova comunidade criada no orkut, que tem o intuito de divulgar o I Torneio de Seleções que esta sendo organizado através de uma parceria da AFAB e pela FPFA, onde naquele espaço foi criado um tópico sobre a modalidade Flag.

Ao entrar, acabei sendo surpreendido com mensagens e depoimentos de atletas que praticam o tackle, simplesmente menosprezando e diminuindo uma das modalidades, que na minha concepção, tem um grande espaço na inclusão desse esporte nas escolas de ensino fundamental e médio por todo território nacional.


Grandes personagens que incentivaram a prática do futebol americano no Brasil, sempre defenderam o Flag como uma válvula viável nas escolas, se tratando de mais uma atividade desportiva em aulas de educação física.
Confirmando este conceito citado, não há como negar que o Flag seria hoje a única modalidade mais próxima do Futebol Americano à ser praticado nas escolas, muito em função das regras e pelo pouco contato físico durante a pratica.

"Conquistando adeptos entre jovens e adultos, o Flag Football foi introduzido no Brasil em 1999 pelos professores de Educação Física Paulo Arcuri, Cláudio Telesca e José Maurício Bertacci. Interessados em ensinar Football Americano a seus alunos de uma forma mais segura, os professores descobriram o esporte através de pesquisas. Após implantarem o novo jogo nas escolas em que trabalham, começaram a investir na difusão do mesmo"
Creio que o esporte da bola oval cresce a cada ano no país, numa tangente super positiva, com a mídia abrindo mais espaço para o esporte, enquanto que no Brasil, diversas equipes são criadas e se organizam através das Ligas e Federações, onde estas são responsáveis por educar e concientizar seus federados em respeitar e divulgar o esporte praticado com a bola oval e não somente dividir o esporte em escalas ou muito menos com a falta de respeito, para com aqueles que praticam e acreditam que o Flag possa ser mais uma forma de ajudar no crescimento e na divulgação do Futebol Americano no Brasil.
Verdadeiramente uma bola oval furada para os organizadores do I Torneio de Seleções... Vida longa ao Futebol Americano praticado no Brasil e sem preconceitos...
"Jayson, belo artigo. Um ponto importante: a opinião expressa na comunidade é de alguns jogadores de tackle e não dos organizadores do I Torneio de Seleções. Os organizadores são a AFAB e a LPFA. Não preciso citar o trabalho da LPFA para o desenvolvimento no FLAG no Brasil. Quanto a AFAB, posso testemunhar que a Associação de Futebol Americano do Brasil está empenhada em fazer com que a pratica do FLAG cresça no país. Aqui em Cuiabá o FLAG deve ser implantado em um dos melhores colégios de Ensino Médio da cidade, com mais de 5.000 alunos. Se considerarmos que serão seis equipes participando do Torneio, cada um com pelo menos 40 atletas, temos só aí 240 atletas. O tópico contém menos de 40 comentários e várias pessoas fizeram mais de um comentário. Logo não podemos ter aquela opinião como a de todos os jogadores do torneio, muito menos a de quem pratica o tackle no país. Eu também não gostei dos comentários, mas acho que eles não diminuem a importância do FLAG no país".
Orlando Júnior

Um comentário:

Unknown disse...

Jason, Parabéns pelo blog. E realmente acho que não diminui em nada o trabalho da Liga-Flag da AFAB no Flag, posso te garantir que aqui no Rio, o Flag está crescendo junto com o tackle e times tradicionais do Rio como Piratas, Sharks, Titãs, Reptiles começaram jogando Flag e até hoje continuam jogando Flag. Essas gozações faz parte da cultura do Brasileiro, na minha opinião totalmente errada, seria a mesma coisa da provocação no soccer , Fla X Flu aqui no Rio, Fla x Vasco etc, provocações que não levam a nada, pelo contrário, cria uma certa inimizade aos fãns que no fim são do mesmo esporte, no nosso caso, Football. Orlando disse bem, a opinião é de uma grande minoria e com certeza não é a opinião de nenhum dos Organizadores e Coaches dos times.

Maeda - ARL, RJ Imperadores e Seleção Carioca