Conflito de datas, ruim para todos!


Após analisar as duas Schedules 2010, divulgadas pelos responsáveis dos dois importantes torneios que teremos a partir do segundo semestre, algumas datas são extremamente conflitantes e possivelmente irão prejudicar ambas as competições, quando se trata de divulgação, mídia, público e estádio.

Quando no início de 2010, o Sideline Brasil ficou ciente da criação da LBFA, onde todas as equipes que haviam disputado no ano anterior o Torneio Touchdown, haviam se juntado para formar uma nova instituição e um novo campeonato de futebol americano interestadual, de fato bateu uma preocupação em todos que de uma forma ou de outra estão envolvidos com o futebol americano nacional.
Mas com o decorrer dos meses, para surpresa de muitos, os dois campeonatos ganharam corpo e organização para acontecer, onde teremos em atividade quase todas as equipes totalmente equipadas, colocando em prática o sonho daqueles se ESFORÇAM e se SACRIFICAM para poder defender o nome da sua equipe por diversos campos e cidades do Brasil.

Mas quando se tem datas conflitantes, creio que OS RISCOS deveriam ser avaliados. Os dois campeonatos estarão permitindo que as atenções sejam divididas pelo público e principalmente pela mídia, que convenhamos é MÍNIMA comparada a outros esportes, pairando inclusive uma divisão árdua de tarefas para todos que querem divulgar, promover e levantar condições para que o esporte possa crescer de forma organizada e com credibilidade para todos.
Creio que ambos os organizadores das duas competições deveriam pensar e avaliar realmente essas datas conflitantes, caso contrário todos sairão perdendo de alguma forma, PRINCIPALMENTE PARA AQUELE QUE NÃO TÊM NENHUM INTERESSE PRÓPRIO, APENAS DE PODER JOGAR O ESPORTE QUE AMA...

“Entendo que o futebol americano nacional ainda esta num patamar, onde os esforços de todos precisam ser somados, não deixemos que esforços se transformem numa DIVISÃO que não levará o esporte para o NADA”. Jayson Braga – Editor Sideline Brasil.

Gostaria de deixar claro que o Sideline Brasil apóia 100% o esporte praticado no Brasil, onde todas as competições oficiais e chanceladas por qualquer instituição, serão tratadas e divulgadas de forma igual, tanto no Blog e principalmente no Site.

11/09 sáb Tritões-Cavaliers x São Paulo Spartans - TT10
11/09 sáb Minas Locomotiva x Corinthians Steamrollers - LBFA

13/11 sáb Jaraguá do Sul Breakers x Curitiba Hurricanes - TT10
13/11 sáb São Paulo Storm x Curitiba Brown Spiders - LBFA

27/11 Semifinal I - TT10
27/11 Wild Card - LBFA

16 comentários:

Danilo Muller disse...

Nada a ver Jayson, jogos em diferentes estados, diferentes horários não atrapalha em nada. S´mostra a força do FA nacional.

Jayson Braga disse...

Dan,

Essas partidas que estão em destaques no post, serão na mesma cidade e no mesmo dia... Se tratando de um esporte que dura cerca de 3h, o público alvo talvez não irá se deslocar para assistir dois jogos... isso na minha opinião causará um esvaziamento natural do público nos estádios, nas duas partidas...O FA ainda precisa ser tratado como evento único, acho que ainda não somos um "commodity"... Bem, fica aqui que penso sobre isso... São apenas 3 datas que poderiam ser analisadas por ambos os torneios.

Thorvald, O escaldo disse...

Uma pergunta...
Se os torneios de seleções, Pantanal Bowl, Torneio Capital q tem mais de 2 jogos no mesmo dia tem publico pq naum teria nesse caso?
É questão apenas de se fazer parcerias. "Vamos alugar o estadio junto ,pinta-lo e montar td estrutura juntos, assim dividimos trabalhos e custos?"
Onde muitos veem problema vejo uma solução... Basta apenas as equipes acertarem isso... e quem ganha é o publico.

Jayson Braga disse...

Até compreendo seu comentário, porém não concordo! A nível de divulgação, como você irá divulgar ou até mesmo vender o evento para a mídia, dizendo que a primeira partida pertence a outro campeonato ou vice e versa...
Fica estranho, amador, brincadeira entre amigos, etc... Essa é a questão... No soccer, temos datas separadas entre o campeonato brasileiro e a Copa do Brasil. Este exemplo seria mais ou menos onde quero chegar com meu texto...

Thorvald, O escaldo disse...

A venda do evento pra midia pode ser feita de centnas de maneiras, desde q haja no minimo uma boa vontade de faze-lo. E naum creio q um evento com campo pintado, 2 jogos, venda de produtos, seja brincadeira entre amigos...
Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro tem datas diferentes pelos seus tamanhos e pq são planejadas pela mesma entidade. E nem sempre foi assim...
Estão procurando chifre na cabeça de cavalo, vendo problemas em uma coisa que não é o principal foco. 3 Jogos nas mesmas datas? Isso é um grane problema na divulgação do esporte?
O motivo de se ter 2 competiçoes não deveria ser a grande questão? Pq os 8 participantes do TT09 abandonaram e resolveram seguirem juntos como LBFA? Pq times d TT10 sairam e foram pra LBFA?
Jogos na mesma data são realmente o problema?
Só um adendo... no Corinthians@Rio de Janeiro será realizada a final do Carioca Bowl.

DenevaldoJunior disse...

acho até q pode chamar a atenção isso.

Jayson Braga disse...

Bom,

Acho que dai estamos entrando em outro campo Lele... Que sinceramente não tenho nada haver com isso e muito menos quero me envolver... Agora, não sabia que o dia da partida entre o RJ Imperadores x Corinthians Steamrollers será no mesmo dia da decisão do CBXI, no mínimo acho uma falta de decoro com a FeFARJ e principalmente com os atletas que estarão decidindo uma competição já tradicional no cenário do FA carioca. Não podemos esquecer que 30 a 40% do público que esteve prestigiando a primeira partida de full pads do RJ foi prestigiada por esses atletas...

Bom fica aqui a minha opinião, onde volto a frisar, estou aqui para tentar ajudar as duas principais competições full pads do país!

Legionário disse...

Lelé, como verdadeiro mestre, já deu a dica: o TT/10 e a LBFA devem promover uma rivalidade "sadia" mas fundamentalmente devem cooperar uma com a outra. Mudando de opinião, espero que as duas ligas cresçam e abriguem todos os times Full Pads estruturados existentes e os que virão no futuro próximo. Aliás, não consigo encontrar notícias do V Manaus Bowl (2010), o Sideline pode ajudar?

Jayson Braga disse...

Rapaz,

O campeonato amazonense começa somente no segundo semestre, com uma pré data marcada para o dia 11/09. Escrevi algo sobre a temporada no "Sideline News" no www.sidelinebrasil.com

RJ Imperadores disse...

É impossível que dois campeonatos paralelos com times das mesmas cidades não terem jogos "conflitantes" (palavra que discordo).

A LBFA fez sua tabela baseada em meses de negociações e baseada na logística dos times envolvidos, e sem a menor intenção de "conflitar" com outros campeonatos ou torneios!!

Mesmo assim, o que puder ser feito pra melhorar isso, será feito, mas espero que pelos dois lados!!

Thorvald, O escaldo disse...

Falta de decoro COM a FEFARJ? Ou DA FEFARJ.

Sim pq originalmente a final seria 19/09. No entanto há uma solicitação de q ela seja realizada dia 24 afim de q haja um espaço entre a semi final e a final.

A questão é q tdas as federaçOes realizaram suas competiçoes estaduais ants do TT10 e LBFA. A FEFARJ me parece ter se esforçado em adaptar ao maximo seu calendario ,mas ainda sim algumas datas coincidem com os jogos na grama.
É impossivel com tantos jogos e se priorizando os Sabados não ter um choque de datas mas digo e repito. A questão de divisão de atençao, midia e publico não se faz por conta de tabelas q coincidem, elas se dão por conta de vaidades e auto promoções... Mas bem citado por vc Jayson... Isso é outro mérito e não cabe isso nesse espaço de divulgaçao do esporte.
Abs,,, e Mermão vamos nos preparar pq independente de qualquer coisa tem muito FA pra acontecer.

Thorvald, O escaldo disse...

Antes que se levante alguma duvida (pq ja vieram me perguntar)
Conheço Jayson Braga pessoalmente gosto dele e respeito muito seu trabalho no sideline. O fato de estarmos em difernetes pontos de vista (Embora nem tão diferentes). Significa apenas q este espaço é aberto para expormos as opinioes e sugestoes sobre o esporte.

Abs a tds

Paulo Mancha disse...

Não quero parecer pessimista, mas quanto ao problema "mídia dividida" nessas datas conflitantes, não precisam se preocupar. Porque a divulgação de TODOS os torneios tem sido tão malfeita e amadora (em relação à TV, pelo menos) que nem BandSports, ne ESPN ou Sportv vão se preocupar com "qual evento cobrir". Não cobrirão nehnhum, porque não foram avisados a tempo e com a devida intensidade.

A menos que o esquema de divulgação funcione em termos profissionais, e não à base de simplórios press releases padrão enviados ao e-mail das emissoras dois ou três dias antes do jogo como tem sido a (infeliz) praxe.

Aliás, no caso do futebol americano de areia de RJ, a praxe é ainda pior: não enviam nada, não avisam nada, não respondem nada (canso de pedir no ar!!). E depois reclamam que não são prestigiados na TV...

Falo isso no intuito de "chacoalhar" os brios de todos para que busquem DE FATO a presença da mídia.

abs

Paulo Mancha

Paulo Mancha disse...

(complementando): Por justiça, quero eximir das críticas acima o Pantanal Bowl e o evento de Brasília, ocorridos em 2009. Estes, sim, foram bons exemplos de divulgação e cultivo de mídia televisiva.

Proença disse...

No meu entender o conflito de datas não prejudica em nada a realização dos jogos e o esporte. Lembrem-se que nosso público ainda é pequeno e acompanha os jogos em sua própria cidade e/ou onde as infos estão disponíveis, sites, orkuts, blogs, etc...
A imprensa ainda está absorvendo o esporte...
Nós como dirigentes temos que encarar esta situação como uma grande oportunidade de mostrar nosso expertise em organização e trabalho em conjunto, tudo pelo bem do Esporte, deixando de lado interesses pessoais e políticos.
Vou deixar uma questão aos nossos amigos: Imaginem que estamos no ano de 2020 e temos no Brasil 40 times FULL PADs e disputando uma Liga Nacional... faremos rodadas simples e um campeonato de 1 ano e meio para que os jogos não concorram entre si ou vamos encarar o fato de que fazer vários jogos no mesmo dia é a melhor solução????
Abraços
Proença

Jayson Braga disse...

Proença,

Até concordo com você, mas neste caso estamos falando de DOIS campeonatos DIFERENTES, com a sua devida importância para o FA Nacional.
Acho que o comentário do Mancha fecha e encerra o assunto, infelizmente...

Abs