Homens são de marte e mulheres são de vênus, mas ambos praticam a bola oval!

Hoje no Rio de Janeiro, todos nós sabemos da existência de várias equipes masculinas que disputam o Carioca Bowl. Mas desta vez o espaço será exclusivamente delas aqui no Sideline. Isso mesmo, o futebol americano feminino esta crescendo e principalmente dando sinais de organização e competência para divulgar o esporte pelo país.
Através do surgimento de quatro equipes, cinco mulheres resolveram apostar na criação de uma liga oficial. Deny Barbosa, Denise Emerson, Juliana Ramos, Ana Flavia Cantalice e Tatiana Sabino, resolveram fundar a Associação de Futebol Americano Feminino de Praia do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ).

Atualmente a AFERJ conta com três times oficiais que disputam torneios extremamente organizados ao longo do ano, onde esses torneios são divididos em etapas. A liga conta ainda, com estatutos e regulamentos que devem ser seguidos pelas equipes filiadas.
A Associação é formada na sua maioria por mulheres, onde além de exercerem suas funções de managers, todas são praticantes da bola oval.
Uma das maiores políticas da Liga desde a sua fundação, esta sendo a troca de idéias com as equipes filiadas. Isso mostra a vontade de crescer e divulgar o esporte entre as meninas interessadas em praticá-lo.

No último dia 06/05 na belíssima praia da Barra da Tijuca, aconteceu a primeira etapa de 2007 do Vênus Bowl. Esta etapa, teve como vencedora a equipe do Coyotes de Copacabana. Ainda participaram do torneio as equipes do Barra Flames e Saquarema Big Raiders. A segunda etapa já tem hora e local marcado, será no dia 24 de junho na praia do Leme.

Algumas adaptações nas regras foram necessárias em relação ao futebol americano de praia masculino.



Seguem as principais adaptações feitas nas regras
  • Cada partida é disputada em quatro períodos de 10 minutos e tem duração.
  • Cada equipe é composta por 7 jogadores em campo.
  • O quarterback não pode correr com a bola ultrapassando a linha de scrimmage.
  • Somente os jogadores que partirem a uma distancia de 7 jardas da linha de scrimmage poderão correr em direção ao quarterback (lançador).
  • Uma bola que é passada lateralmente, entregue (hand off) ou feita de conta que é entregue (fake), todos os jogadores da defesa podem cruzar a linha de scrimmage e correr na direção deste que está com a bola.
  • Todos os jogadores estão aptos a receberem passes (inclusive o quarterback se a bola for entregue por um hand off ou um lançamento antes da linha de scrimmage).
  • Ao center é permitido receber a bola somente estando a frente da linha de scrimmage, portanto, após ter realizado o snap ele não pode retornar para trás da linha de scrimmage e receber um hand off.
  • O quarterback (lançador) possui 7 segundos para efetuar o passe. Uma bola entregue (hand off) a regra dos 7 segundos para o lançamento não mais estará vigorando.

Vale destacar a importante divulgação feita pelos meios de comunicação para a realização dessa última etapa do torneio. Dando assim, uma atenção a essa modalidade desportiva praticada pelas mulheres no Estado do Rio de Janeiro.

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2007/04/26/295529365.asp
http://odia.terra.com.br/esporte/htm/geral_95366.asp


Para maiores informações:
http://fadesaia.blogspot.com/
http://www.aferj2007.kit.net/

2 comentários:

Denise disse...

Olá!

Muito legal o seu apoio! O FA feminino agradece! Cada vez mais unidos, homens e mulheres!
bjos

Anônimo disse...

Excelente a materia, esta de PARABENS....