Papo Sideline: Arbitragens, polêmicas e suas dificuldades!

Para assisti uma partida de futebol americano pela primeira vez, sugiro que você faça isso ao lado de um amigo que tenha certa paciência e algumas temporadas de experiência.
Não há como negar a complexidade desse esporte, são muitas regras e detalhes que fazem qualquer pessoa ter dúvidas ao longo de uma partida.
Na NFL, diferente da FIFA, os árbitros são semi-profissionais e são bem pagos para conduzirem a temporada com o mínimo de erros possíveis. Mas mesmo assim, muitos erros e dúvidas acontecem, sendo necessário o auxílio da tecnologia para se chegar ao veredicto mais justo.
Posso garanti que mesmo com toda essa parafernália tecnológica, ainda existem algumas jogadas que não ficam muito bem esclarecidas.

No caso do futebol americano praticado no Brasil, não poderíamos deixar de ter os mesmos problemas como qualquer esporte arbitrado no país.
No complemento da 2ª rodada do Carioca Bowl VIII, uma partida em particular, teve uma arbitragem muito aquém do esperado, de certo modo acabou atrapalhando o andamento da partida e principalmente o desempenho dos atletas.
Fico imaginando o julgamento desses atletas/árbitros durante uma partida de futebol americano praticado na areia. Nossa! Mesmo colocando o número correto de árbitros no campo, com certeza é quase impossível serem marcadas todas as infrações que acontecem ao longo do jogo.
Não estou querendo tirar a responsabilidade dos árbitros, desde que sejam treinados, qualificados e que possuem a ciência das complicadas regras estabelecidas pelas federações.
A AFAB atualmente estabelece um número mínimo de árbitros por cada equipe que disputa o CB, sendo escolhidos esses atletas/árbitros, todos passam por uma espécie de prova para avaliar o seu conhecimento.
Para alguns, essas provas precisam ser mais rigorosas, sendo assim, eu particularmente desconfio que poucos irão passar, com isso, não teria coro para conduzir duas partidas no mesmo dia ou algo parecido.

Acompanho o Carioca Bowl desde 2004 e sempre achei que esse problema de arbitragem poderia ser minimizado, se a Liga conseguisse pincelar pessoas que não fizessem parte de nenhuma equipe. Sendo assim, as coisas ficariam mais fáceis a serem conduzidas, evitando inclusive possíveis desconfianças de árbitros agindo com má intenção. Fato inevitável quando se disputa algo competitivo e com tal nível técnico. Outro ponto a ser evitado, seria os possíveis desafetos entre árbitros e jogadores que acabam acontecendo ao longo de uma temporada.
Outras sugestões já foram mencionadas por alguns praticantes, como por exemplo: A Liga poderia entrar em contatos com professores recém formados de educação física, buscar pessoas neutras que possam estudar as regras com mais tempo, criar uma espécie de fórum de discussão sobre as regras e entre outras...
Creio que chegou o momento das Ligas perceberem e aceitarem que o nível técnico do futebol americano praticado no Brasil esta crescendo a cada ano. Sendo assim, a qualidade técnica dos árbitros deverão acompanhar esse crescimento, caso contrário, o esporte terá sérios problemas não só no Rio de Janeiro, mas sim em todos os cantos do país.

Se você tem alguma sugestão para o desenvolvimento técnico da arbitragem, fique à vontade para comentar!

12 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria!
parabéns, e quanto aquela sugestão que deram dos árbitros serem professores de educação física recém formado, é um ótima idéia que deveria ser levado para a palta.
Mas eles deveriam receber uma pequena comissão de no máximo uns 40, 50 reais para não trabalhar atoa e ter uma boa motivação.

acho que isso adiantaria um bucado.
VAMOS AJUDAR O ESPORTE CRESCER CADA VEZ MAIS.
ENTREM EM CONTATO COM A AFAB OU ENTÃO ENTREM NA COMUNIDADE DE FUTEBOL AMERICANO DO RIO DE JANEIRO E PONHA SUAS SUGESTÕES LÁ!

abraços

Anônimo disse...

Excelente matéria, está de parabéns.
E quanto a sugestão que deram sobre os professores de educação física recém formados serem treinados para a arbitragem, é uma ótima idéia e deveria ser levada em palta pelos integrantes da AFAB.
Entrem em contato com eles.
www.afabonline.com.br
Ou então entre na comunidade de futebol americano de praia do rj.
Ponha sua sugestão lá
irá ajudar bastante na evolução do esporte!

abraços

d disse...

Bom texto mas há uma correção a ser feita. Na NFL todos os árbitros são semi-profissionais. Não existe a profissão "árbitro de futebol americano da NFL". Todos eles têm outro emprego, seja trabalhando pra própria NFL como consultor de regras ou pra ligas universitárias. Ou até como dentistas, escritores etc.
Aqui um link interessante sobre os árbitros atuais da NFL
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_NFL_officials

Jayson Braga disse...

Valeu "d" pelo esclarecimento! O texto já foi alterado...
Abs!

Anônimo disse...

O motivo da péssima arbitragem em questão não foi o fato dos juízes serem de um time que tivesse um interesse de prejudicar. O que seria resolvido com arbitros independentes.
A péssima arbitragem se deveu ao desconhecimento de regras, falta pulso e de bom senso. Para resolver isto basta fazer uma prova mais rígida que a atual e punir os árbitros que cometam barbaridades como já é previsto no código.
Árbitros estudantes de educação física teriam ainda menos experiência do que é esperado dos praticantes de futebol americano.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Jayson. Qualquer informação sobre o Falcões pode consultar nosso site ou comunidades no orkut.

www.osfalcoes.kit.net

Unknown disse...

Como sempre meu amigo, mas uma boa materia e melhor...vc conseguiu tocar em um tema polêmico sem ser indelicado, mostrando clareza e trazendo soluções...
a ideia dos arbitros serem recem-formado..e boa sim...eu apenas acrescebtaria, q tvz sendo a AFAB uma instituição Federativa, poderia provomer estágio, mas isso é outro campo q eu sinceramente não sei se a mesma estaria apta para tal..mas fica aí uma sugestão...
no mais concordo com seu ponto de vista Jay...e o processo de crescimento e popularização do esporte, tb passa por uma boa arbitragem.
abs!!!

Andreas Peter Von Stockermann disse...

desculpe mas como faço para lhe enviar e-mails com os resultados das rodadas da LCFA ?

a Liga Catarinense de Futebol Americano

Andreas Peter Von Stockermann disse...

meu e-mail é:

budapetermann@gmail.com

Doug Carvalho disse...

e aew jayson aqui é o douglas da camisa dos patriots... olha to com um blog.. e quando começar a temporada vo publicar tdom sobre o pats... parceria?!

abraçao

Doug Carvalho disse...

Oi Jayson.. aqui é o douglas da camisa dos patriots.. to com um blog que quando comessar a temporada vo publicar tudo sobre os pats... parceria?!

abraço

Renata Lakatos disse...

Muito boa a matéria...Mas, sinceramente, acompanho o Futebol Americano aqui no Brasil (mais especificamente a liga Paulista- LPFA) desde 2007 e comecei a apitar em 2008...Esse ano, nós árbitros passamos a receber para apitar os jogos (de 10 a 20 reais por jogo, dependendo da função exercida)e pessoas que não jogam FA começaram a apitar, sendo que nossas performances durante as partidas são analisadas e observadas por membros de uma Comissão específica e somos recompensados/punidos por ela...
Durante o Campeonato Brasileiro de FA, que rolou lá em Sorocaba, no mês de abril, achei a arbitragem um tanto o quanto ruim, principalmente no primeiro jogo de São Paulo, onde os juízes eram cariocas e, infelizmente, não foram idôneos...O mesmo aconteceu em uma partida de Santa Catarina, muito mal arbitrada...
Bom, creio qe a sugestão sobre os profissionais de Ed.Física, creio que seja legal, mas melhor do que isso, seria se os verdadeiros amantes do esporte se apresentasse para serem juízes...
Parabéns pelo blog!