Bola Oval no Brasil: Santana Red Bulls


O grande mentor para a formação do Santana Red Bulls foi o jovem alemão radicado no Brasil, Jeffrey Lasogga.
Em agosto de 2003, Jeff, como é chamado pelos jogadores, foi à Wuppertal, sua cidade na natal, para aprimorar os estudos, na ocasião, foi convidado por Alexander Fichte, LB do Wuppertal Greyhounds, time junior da localidade, para conhecer o esporte e treinar.
Jeff então jogou uma temporada pelo Wuppertal Greyhounds, em diversas posições, o que permitiu, aprimorar-se em fundamentos variados, se tornando um dos jogadores mais completos do time, o que ensejou o convite por parte do Düsseldorf Panthers, melhor time junior da Alemanha, 5 vezes campeão alemão, para fazer parte do corpo de atletas como QB ficando durante toda a pré-temporada.



Já apaixonado pelo esporte, Jeff teve de voltar para o Brasil para prestar vestibular, mas sem abandonar o desejo de novamente praticar sua mais nova paixão.
Em terras tupiniquins, mais precisamente em Feira de Santana-BA, Jeff tomou conhecimento da existência de times de Futebol Americano no Brasil, o que o motivou sondar entre seus amigos quem se interessava pelo esporte. Era a semente do Santana Red Bulls.
Em novembro de 2006, ele criou uma comunidade no orkut e começou a fazer contato com pessoas interessadas planejando começar os treinos em março de 2007.
Com a crescente procura, em 29 de abril de 2007 realizou-se o primeiro treino do time, na FAMFS (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana), e deu-se partida a concretização de um sonho.
O time treina todos os domingos das 8 às 12 horas na FAMFS, com drills diversos, visando aprimorar a técnica e a condição física dos jogadores, há também aulas teóricas ocasionais e análise de vídeos.
Em 2007, Jeffrey Lasogga e Danilo Freitas, atletas do SRB (Santana Red Bulls) participaram do 1º encontro da ANEFA, representando o FA do estado da Bahia.

A ESCOLHA DO NOME E DO LOGO

Embora o Futebol Americano seja um esporte originado na América do Norte, derivado do Rugby inglês, procurou-se nas raízes de Feira de Santana a essência para o nome que seria símbolo de um sonho, e luta constante, de alguns jovens na implantação de um novo esporte no país.
Ciente da profunda influência do comercio de animais bovinos na região, principalmente quando do surgimento da cidade de Feira de Santana, escolheu-se o touro, para representar a força e resistência, bem como o nome Santana, para representar a cidade não só no comercio original, mas na Santa que nomeia a cidade.
A cor vermelha, é uma cor forte, presente na bandeira da Princesa do Sertão e que traduz a ambigüidade do ser humano em sua essência, na paixão, na raiva, na dor, no suor, no amor. Não havia cor melhor para traduzir o sentimento contagiante de concretização de um sonho, nem a dedicação e empenho que seriam dispensados nos treinamentos.
Reunindo todos estes elementos, formou-se o Santana Red Bulls, que para não esquecer da origem do esporte, traduziu para o inglês as denominações escolhidas, não deixando de ser os touros vermelhos de Santana.
Com base no que foi pensado, Paulo de Tasso desenvolveu a logomarca.

OBJETIVOS

O objetivo inicial do SANTANA RED BULLS é quebrar mitos existentes sobre a prática do Futebol Americano, de que é um esporte violento e perigoso, com a criação de um time de nível, capaz de vencer os torneios regionais e nacionais, e ter jogadores convocados para a seleção brasileira.
O Futebol Americano permite se trabalhar a questão associativa, do coletivo, a união, a disciplina e o espírito esportivo, buscando o aperfeiçoamento da capacidade de cada indivíduo, uma vez que cada um atua de forma específica, ainda que na mesma posição.
O time pretende além de divulgar o esporte a nível municipal e estadual, e desenvolver uma divisão de base, treinando garotos entre 10 (dez) e 16 (dezesseis) anos.

Para poder realizar esses objetivos, o grupo tem buscado parceiros, a fim de custear o equipamento necessário para a prática do esporte, bem como a participação em torneios e em seletivas para a seleção brasileira.

Um comentário:

Gessan Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.