Bola Oval no Brasil: São Francisco ELEVENS

Conheça talvez o primeiro time Universitário de futebol americano sendo criado no Brasil. Por trás desse time, pessoas apaixonadas pelo esporte e pelo compromisso da inclusão social entre os jovens do nosso Brasil.
Uma idéia interessante que poderá servir de exemplo para outras instituições e quem sabe tentar implementar definitivamente o futebol americano nas áreas acadêmicas de uma vez por todas.

O São Francisco ELEVENS será o time da Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto, entidade esportiva da Faculdade de Direito da USP, mais conhecida como Faculdade do Largo de São Francisco. A Atlética XI de Agosto, fundada em 1933, é das mais antigas do país, sendo sócia fundadora numero 1 da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), tendo em seus quadros praticamente todas as modalidades relevantes do cenário esportivo nacional, cujos atletas, ao longo dos anos, trouxeram muitos títulos para as Arcadas.
O esporte universitário no Brasil como um todo, atualmente, não é nem de longe comparável ao norte-americano, haja vista a inexistência de mecanismos como o draft. Como não é obrigatório passar por uma universidade antes, muitos atletas nem sequer cogitam o mundo esportivo universitário. É claro que há exceções, existem atletas da própria USP, na qual não há projetos de bolsa-esportiva, que já passaram por seleções brasileiras de base e até mesmo pelas principais. Mas o grosso do esporte não visita as cadeiras acadêmicas. Além do mais, é muito complicado comparar a estrutura dos esportes americanos com a estrutura brasileira, no que diz respeito à captação e transação de jogadores.

De qualquer jeito, o projeto desse time visa, visto de uma perspectiva maior, espalhar e difundir o Futebol Americano como um todo, seja em sua prática ou somente em sua admiração, como é o objetivo de qualquer time de futebol americano no Brasil hoje. É claro que a difusão no meio universitário tem proporções muito grandes, o que torna quase obrigatória sua inclusão nos planos de qualquer esporte em crescimento e ascensão no país.
O nome do time faz alusão ao nome popular da faculdade (São Francisco) e ao nome da atlética, XI de Agosto, também o número de jogadores em campo de um time profissional. A idéia do nome surgiu antes do projeto, quando o aluno Luis Enéas, então cursando o terceiro ano, o inventou em uma conversa informal para um possível time da faculdade. O projeto tomou forma quase que naturalmente quando os alunos Wellington e Danilo, também, à época, alunos do terceiro ano, começaram a comentar as rodadas da NFL com vários amigos nos corredores da faculdade e sobre como seria legal praticar o esporte pela faculdade, principalmente contra as faculdades rivais.
O projeto do time foi levado ao presidente da Atlética, informações sobre as regras da Liga Flag já foram levantadas inclusive. De qualquer modo, a adesão e a empolgação foram muito maiores do que o esperado, o que mostra que a bola oval tem muitos admiradores anônimos espalhados por aí.

Na opinião do aluno, Victor Maimone, “os times de Flag ou de Tackle espalhados pelo Brasil contam, basicamente, com o amor pelo esporte para atrair jogadores. O universitário tem, além disso, o fator universitário mesmo! Ou seja, talvez o cara nem saiba muito o que é Futebol Americano, mas está disposto a praticá-lo por ser um time da sua faculdade. Há muita rivalidade no meio universitário, outro diferencial. Ou seja, o universitário atrai – e muito – jogadores, seja pelo amor ao esporte, seja pelo amor à faculdade”.

O São Francisco Elevens quer, acima de tudo, ir a campo! Como muitos dos alunos da faculdade são de fora de São Paulo, acabou ficando inviável e até injusto iniciar os trabalhos neste mês de janeiro. Ficando para o mês de fevereiro, onde será dado início ao primeiro draft e os primeiros treinos dessa equipe. O draft será algo sem obrigações inicialmente, o primeiro contato será focado em palestras e informação sobre as regras do futebol americano como um todo. A pretensão inicial destes jovens, claro, seria atrair os jogadores e adeptos para o time, mas também explicar o esporte, as regras, instigar em todos a paixão pelo futebol americano.
A grande ambição em curto prazo do São Francisco ELEVENS é jogar contra seu maior rival, a PUC, além de participar da Liga Flag de SP. Mas, analisando mais a fundo, o espírito desse time que surge, além de difundir o esporte no meio universitário, é praticá-lo com tanta vontade quanto à empolgação refletidos através dos passes de Brady e Manning, ou as corridas de Ladaina Tomlinson.

A Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto (AAA XI de Agosto) é uma agremiação esportiva estudantil da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Foi fundada em Em 11 de Agosto de 1933.
Atualmente, a AAA XI de Agosto conta com mais de 300 membros e participa ativamente das maiores competições do calendário universitário nacional, sendo fundadora da maioria delas (destacando-se a fundação da Federação Universitária Paulista de Esportes).
Campeonatos que participa: Jogos Jurídicos Estaduais (atual eneacampeão), InterUSP, Liga Jurídica Nacional, JUP, JUSP, Copa USP, BichUSP e Beach Games.

4 comentários:

André José Adler disse...

Muito interessante! Uma nova etapa e mais uma frente pro FA no Brasil. Vamos torcer pra dar certo e ir muito em frente!

Anônimo disse...

Muito legal a idéia. Mas não faço são francisco, faço outra faculdade da USP, a Poli. Poderia participar do time?

Anônimo disse...

A grande importância do esporte universitário nos EUA, não é a produção de atletas para a ligas profissionais, como pode parecer para quem ve de fora, até porque teoricamente o cara não precisa ter feito universidade para jogar na NFL. E sim a possibilidade do atleta ter uma bolsa de ensino superior, para caso a profissão de esportista não de certo ele ter um futuro interessante. E no caso da NFL onde a carreira de muitos dura poucos devido a lesões isto é fundamental. Além de criar uma integração entre a comunidade e a universidade, onde ex alunos torcem e patrocinam os eventos esportivos.

Anônimo disse...

Claro que pode, eu não faço nem USP e jogo.
O time é uma iniciativa universitária, mas não se resume ao pessoal da Sanfran.
Eu faço outra faculdade e sou jogador oficial do time!

Vem treinar cara!
E todo mundo que quiser, está mais do que convidado! Basta aparecer no 'Campo do XI' lá do lado do Detran... Sem timidez, estamos precisando de gente e todo mundo é bem vindo!