Por trás do jogo by Leandro Carvalho: Formação 4-3


A 4-3 compõe-se de 4 linhas defensivas (DE - DT - DT -DE) e 3 linebackers (OLB - MLB - OLB), os DBs são osde praxe , dois corners e 2 safetys. Na 4-3 existe uma mudança de estilos de jogadores, normalmente você tem 2 DT's BEM pesados que atacam o QB, mas principalmente são responsáveis pelo fechamento dos GAPS nas corridas pelo meio da linha ofensiva. Os DE's já tem uma característica de serem caras especializados em ir atrás do QB, são jogadores extremamente fortes mas tem uma agilidade, velocidade e explosão MUITO importante . Dois exemplos de excelentes DE's na atualidade da NFL (que jogam no esquema 4-3) são Dwight Freeney (Colts) e Michael Straham e Osi Umenyora (ambos do NY Giants). Falando dos Linebackers, na 4-3 ocasionalmente existeuma divisão entre STRONG SIDE e WEAK SIDE linebackers, essa é uma maneira de dividir os dois OUTSIDE linebackers, o strong side LB cobre o lado em que oTightend se encontra, e o weak side cobre o lado oposto. Essa divisão se dá para que você possa aproveitar seu OUTSIDE mais forte do lado do Tightend que é o lado mais forte da linha ofensiva, logo o lado mais propício para as corridas.

O WEAK side linebacker normalmente é menos forte e se especializa na corbetura de suas zonas e na individual, marcando Running Backs e em algumas situações extremas até mesmo um terceiro Wide Receiver, fazendo assim um bom duelo com o atacante, dado sua velocidade maior. O MLB da 4-3 é uma peça chave da defesa, ele está bem no meio do campo, tanto em profundidade quanto em amplitude, ele tem uma visão privilegiada do ataque. O MLB da 4-3 é um jogador híbrido, ele é rápido, por que tem que ter presença em ambas as laterais do campo no caso das corridas abertas, ele é muito forte, porque ele é importantíssimo para fechar os gaps e se aproveitar dos bloqueios do fullback ou eventualmente de um linha ofensiva, fazendo bem o seu trabalho nas corridas pelo meio, ele fecha seus gaps e finaliza a jogada ou dá a chance a um de seus companheiros para chegar e dar o tackle. A leitura de jogo e agilidade do MLB são essenciais nas jogadas de passe, dado que ele está no meio do campo cobrindo rotas de TEs, WRs (cortando em rotas pro meio) e RBs.

Um ótimo exemplo de MLB que joga na 4-3 é o Brian Urlacher (Chicago Bears). A 4-3 é bem convidativa ao esquema cover 2, com dois Safetys cobrindo fundo e os Corners cobrindo zonas curtas(zonas flat) ou marcando os WRs individualmente. A cover 2 é a base da maioria dos times da NFL atualmente. Apesar do trabalho da secundária se assemelhar bastante na 4-3 com o das outras formações, existem jogadores que se adaptam melhor a essa formação, pois tendo companheiros em uma boa cobertura, esses jogadores podem se sentir mais a vontade para serem mais agressivos e se envolverem também no jogo corrido, como é o caso do Safety do Colts, Bob Sanders (escolhido como melhor jogador defensivo da última temporada da NFL).

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa leandro estão bem bacanas suas explicações defensivas!

parabéns! continue assim!

Douglas Bete - 01/03/68 disse...

Boa noite
Adorei esse artigo, está muito bem escrito e é muito legal essa formação.
parabéns
Prof. Douglas Bete
Sorocaba SP

Douglas Bete - 01/03/68 disse...

Acho muito interessante esse tipo de informação, pois ela acaba tirando as dúvidas e com isso todos podemos cada dia melhorar mais o nosso conhecimento sobre o esporte que conquistou nossos corações.
Parabéns
Prof. Douglas Bete
Sorocaba SP