Definidas as equipes que disputarão o Carioca Bowl IX!


No último dia 13 de maio foram definidas pela AFAB, as nove equipes que farão parte da 9º temporada do Carioca Bowl.
Um dos mais antigos campeonatos de Futebol Americano do Brasil, essa temporada terá ausências consideráveis na competição. Por problemas internos, o campeonato não terá as participações de equipes tradicionais como os Piratas de Copacabana, a boa e emergente equipe dos Pitbulls e os tradicionais e participativos Vikings de Saquarema.

Algumas informações apuradas dão conta que essas equipes tiveram problemas internos, dificultando o comprometimento com os requisitos básicos que são exigidos pela AFAB. No caso dos Piratas, além desses problemas já citados, outro fator negativo seriam os problemas financeiros e de organização da arbitragem, onde o time não teria condições de se comprometer com a parte arbitral de sua responsabilidade.
As equipes do outro lado da Bahia de Guanabara chagaram num acordo, onde todos irão jogar no Niterói Warriors, com o intuito de fortalecer ainda mais essa equipe, talvez seja uma boa saída para aumentar a receita financeira desta equipe e quem sabe melhorar a visibilidade do esporte naquela cidade por outro ângulo.



Porém nem tudo são “bad news”, pela primeira vez na história do Carioca Bowl, haverá o primeiro intercâmbio de uma equipe de outro estado. Neste ano um time Capixaba, o Vila Velha Tritões, atual campeão do Colibri Bowl, irá representar o estado do Espírito Santo no mais importante torneio de futebol americano de praia do país. Ainda teremos o retorno do tradicional Mamutes, que inclusive se prepara como nunca para esta temporada e também o Ilha Avalanche, que acabou ficando de fora da temporada passada ao ser desclassificado na seletiva de 2007.
Vale salientar que ao longo dos anos, a quantidade das equipes que disputam à competição vem caindo bastante no Rio. Nos dois últimos anos, por exemplo, a própria AFAB foi obrigada a criar uma seletiva para selecionar as equipes que disputariam o Carioca Bowl.
Pelas informações apuradas, as regras e os regulamentos continuam sendo os mesmos, onde a AFAB procurou manter todos os critérios da competição, já conhecidos por todas as equipes cariocas ao longo desses anos.



Particularmente eu não saberia dizer se essa diminuição esta sendo prejudicial para o futebol americano praticado no Rio de Janeiro. Se tratando de um esporte com pouco incentivo financeiro, ou praticamente nenhum, quem sabe uma nova mentalidade entre os diretores, jogadores e colaboradores dessas equipes não poderia estar mudando?
Fica ainda uma segunda pergunta: Com o aumento no elenco das equipes que perduram, não ficaria mais fácil de conseguir juntar/arrecadar de forma organizada e responsável um capital maior, visando à compra de equipamentos e facilitando ainda mais a possibilidade de jogos interestaduais?

Creio que para alguns, esse ano será ainda mais competitivo, se tratando de alguns possíveis reforços que as equipes receberão. Sendo assim, a sorte esta lançada e equipes tradicionais como o Botafogo Reptiles, Copacabana Sharks, Red Lions e o atual bicampeão Titãs, estarão apartir do dia 07 de junho, brigando pelo o mais cobiçado troféu do Carioca Bowl IX!

Confira como ficaram os grupos:

Grupo A – Titãs / Sharks / Vila Velha Tritões
Grupo B – Red Lions / Falcões / Ilha Avalanche
Grupo C – Reptiles / Warriors / Mamutes





Nenhum comentário: