Um time precisa de um segundo Quarterback?

Ontem durante a partida do MNF, na vitória do Pittsburgh Steelers (6-2) sobre o Washington Redskins (6-3) em pleno FedExField, com direito a "horário político no show do intervalo", acabou ficando muito claro para mim, a importância de ter dois quarterbacks acima da média, numa mesma equipe.
Insdicutívelmente este jogo foi definido a favor dos Steelers graças a sua excelente defesa, simplesmente a melhor da liga. Porém, outro fator importante também chamou a minha atenção, neste caso, quando ocorreu a substituição do quarterback titular, Ben Roethlisberger, por motivo de contusão, logo no início do terceiro período, pelo seu backup, Byron Leftwich, no qual foi contratado neste ano, para substiutir o até então atual 2º quarterback da equipe, Charlie Batch, na qual já havia se contundido na pré temporada.
Com a entrada de Leftwich na partida, muitos torcedores ficaram receosos com a possibilidade deste jogador comandar um ataque que até aquele momento não havia feito nada. Com uma linha ofensiva simplesmente de "papel", cedendo diversos sacks na primeira etapa, a impressão era que tudo iria por água abaixo.

Mas é desta maneira que afirmo, que uma equipe precisa ter pelo menos dois quarterbacks de níveis bem próximos, onde possa manter a qualidade e a confiança do seu ataque durante uma possível substituição. Isso acabou acontecendo neste jogo, Leftwich praticamente foi perfeito, com passes curtos, longos e ainda soube se conter dentro do pockt com mais desenvoltura que o próprio Big Ben.

Vale ainda acrescentar que muitos críticos mencionam uma possibilidade, de que é muito arriscado você contar com um quarterback que talvez não conheça de fato o playbook da equipe, sendo assim, se torna mais complicada as chamadas pelos coordenadores ofensivos quando um backup entra em campo. Isso não foi o que aconteceu com o Leftwich nesta partida definitivamente.

Fazendo uma comparação, Big Ben lançou para um total de 50 jardas, foram 5 passes completos de 17 passes tentados, nenhum touchdown e 1 interceptação. Enquanto que Leftwich passou para 129 jardas com 7 passes completos de 10 tentados e um touchdown. Sem contar que um desses passes acabou sendo de 50 jardas para o WR Nate Washington logo no seu primeiro drive comandando o ataque.

Não há como negar que um time precisa na verdade é de 2 quarterbacks com qualidades similares, para que uma equipe não jogue uma temporada no lixo por causa de uma contusão indesejável do destino...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda acredito que no futuro será comum usar dois QBs se revezando durante a partida, igual os RBs hoje em dia.

O Cardinals já deu uma amostra disso na última temporada, com o Leinart e o Warner.

Estéfano Souza disse...

Concordo com tudo que você escreveu, Jayson. Como torcedor do Patriots, assim como você, sei o que é passar do céu para o inferno quando seu QB titular se machuca e entra outro que é de um nível muito inferior (vide o caso Brady-Cassel).
A dupla Matt Leinart e Kurt Warner vem fazendo um bom trabalho no Arizona CArdinals, o que mostra que a NFL deve adotar, a curto prazo, a idéia de ter 2 QBs de níveis semelhantes no roster.
Também acho que o futuro da NFL a médio e longo prazos é usar 2 QBs de níveis próximos por jogo, revezando-os durante a partida e de acordo com o momento do drive, o que seria interessante.

Anônimo disse...

Jayson,

ai entra aquele negocio que os donos convenceram os jogadores a aceitar para que ele, os donos, possam comprar toda a premier league de soccer, o tal do Cap, voce pode ter 2 QB medios por muitos anos, mas quando vc tem uma estrela, tipo Brady ou os Manning Brothers nao tem Cap pra ter um QB de bom pra cima na reserva