Uma nova aposta em New England!

Como de costume, os Patriots sempre buscaram no mercado aqueles "jogadores veteranos" para compor o seu elenco. Desta vez o time irá apostar no veterano RB Fred Taylor para a próxima temporada.
Taylor foi procurado também pelos Bills, porém optou em assinar com o time de Boston, onde tentará reeditar a passagem vitoriosa de Corey Dillon, outro veterano nesta mesma posição, no qual sagrou-se campeão pela franquia.

Com 33 anos, Taylor foi draftado pelos Jaguars em 1998, defedendo o time por 11 temporadas, porém, teve muitos problemas de contusão ao longo da sua carreira, fator importante daqui pra frente em sua nova casa.

Na última temporada, Taylor não foi muito utilizado como starter, com apenas 553 jardas corridas, acabou tendo números bastante modestos, anotando somente um touchdown em 13 partidas...

Broncos encorpando sua defesa!

Com o intuito de encorpar ainda mais sua defesa, o Denver Broncos assinou por cinco anos com o veterano, mas excelente DB Brian Dawkins. Por sete vezes, Dawkins foi escolhido para o jogo das estrelas (Pro Bowl), onde sempre foi importante no esquema defensivo dos Eagles por 13 temporadas.
Aos 35 anos de idade, sua última temporada foi muito boa pelos Eagles, onde acabou sendo um dos principais jogadores da posição. A grande pergunta seria o tempo de contrato que o Denver acabou fechando com ele...

Free Agency bem quente em Kansas!

O primeiro dia de free agency acabou sendo bastante quente para os torcedores do Kansas City Chiefs. Numa mesma tacada, o time contará com o quarterback Matt Cassel e o excelente LB Mike Vrabel para a próxima temporada. Em troca o time acabou cedendo a 34º escolha no próximo draft para o New England Patriots.
Cassel jogou 15 partidas como starter defendendo os Patriots na última temporada, após a grave contusão de Tom Brady na primeira partida, por ironia, justamente contra os Chiefs.
Apesar de todos os receios e desconfianças, Matt Cassel soube comandar os Patriots em grandes jogos, fazendo uma temporada muito acima da média. Foram 327 passes completados em 516 tentados. Cassel passou para 3474 jardas, anotando 21 touchdowns, sofrendo 11 interceptações e terminando a temporada com um rating de 89,4.

Na defesa o time contará com um jogador versátil, ágil e experiente. Mike Vrabel ajudou os Patriots nos três títulos do SB desta franquia. Foi utilizado em diversas jogadas de ataques, mostrando extrema versatilidade dentro da endzone e ainda anotando alguns touchdowns para equipe de Boston.
Com 33 anos, Vrabel chega para ajudar e acrescentar uma liderança que vem faltando em Kansas nos últimos anos. Na temporada passada foram 62 tackles, uma interceptação e 4 sacks.

Jaraguá Breakers começa a se mexer no Sul!

Como de costume muitas equipes no Brasil procuram se reforçar para a temporada de 2009. Em Santa Catarina foi a vez do Jaraguá Breakers realizar seu try out no último dia 21 de fevereiro.

O famoso "peneirão" aconteceu no Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo, com a presença de 25 atletas tentando almejar um lugar no time para a próxima temporada.

O resultado foi bastante satisfatório, onde foram selecionados algumas boas promessas nas posições mais carentes da equipe.

Onze atletas foram selecionados e treinaram junto com o restante do elenco ainda no sábado, no período da tarde. Outros dois atletas foram selecionados para o Jaraguá Wolves, equipe de base dos Breakers (sub17), por não terem idade suficiente para disputar competições oficiais.

Fotos: Henrique Porto/avanteesporte.com



Off Season é assim mesmo!

Quando termina uma temporada da NFL, não há como negar que bate uma espécie de vazio nas noites de domingo e nas madrugas de segunda feira. Até o site da NFL.com tenta buscar assuntos pertinentes sobre a bola oval. Como por exemplo, a enquete atual que esta sendo feita pelo próprio: Qual o quarterback teve a melhor carreira? Foram dadas as seguintes opções: Brett Favre, Dan Marino, John Elway e Joe Montana.
Realmente são grandes quarterbacks e todos com grandes carreiras, uns com excelentes números e outros com mais de um anel de Super Bowl. Todos os quatro jogaram em grandes franquias e com elencos espetaculares, onde consequentemente acabou ajudando e muito as carreiras desses quarterbacks.

Montana comandou os 49'ers na década de 80, defendendo esta equipe de 1979 a 1992. Ainda jogou pelos Chiefs nas temporadas de 93 e 94. Montana passou para 40.551 jardas na sua carreira, proporcionando momentos históricos, principalmente no primeiro título de Super Bowl dos 49'ers contra os Bengals.
Elway foi o melhor quarterback que os Broncos já tiveram! Com dois anéis de Super Bowl, Elway soube comandar de forma magistral sua carreira dentro e fora de campo. Foram 16 temporadas defendendo o time do Colorado entre 1983 a 1998. Foram nada menos que 300 touchdowns ao longo da carreira.

Marino foi aquele que conseguiu tudo na carreira, ou melhor, quase tudo! Na verdade Marino soube acumular números, isso ele fez muito bem. Em 17 temporadas só lhe faltou o anel de Super Bowl. Mas mesmo sem esse mérito, creio que igual a Marino na NFL vai demorar aparecer. Foram 17 anos defendendo as cores dos Dolphins entre 1983 a 1999. Na sua carreira foram 420 touchdowns para 61.361 jardas aéreas.
Favre ainda não parou oficialmente, só vou acreditar nessa condição de aposentadoria, somente quando começar a próxima temporada. Mas mesmo assim, não há como duvidar que ele é nome certo para se integrar ao Hall of Fame deste esporte assim que passar cinco anos fora dos gramados (tempo suficiente para a NFL induzir o seu nome). Favre foi draftado pelos Falcons, mas se transferiu logo para os Packers, onde fez sua carreira e ainda conquistou um anel de Super Bowl.
Favre já bateu os recordes de Marino em números de touchdowns, com 464 anotações na sua carreira. Ainda quebrou um segundo recorde, desta feita foi a vez do número de jardas passadas, onde até o final da última temporada já somam 65.127 jardas. Números inconfundíveis e invejáveis para uma carreira que somam 18 temporadas, sendo uma pelos Falcons em 1991, 15 pelos Packers entre 1992 a 2007 e uma pelos Jets em 2008.
Confesso que ainda não depositei o meu voto, haja vista que são grandes nomes que apareceram na história deste esporte... Bom acho que tenho tempo suficiente para decidir durante essa longa Off Season...

Uma grande iniciativa surge em São Paulo!


Através da FPFA surge uma grande iniciativa no estado São Paulo em criar um centro de desenvolvimento educacional de futebol americano. Isso mesmo, neste centro você que tem vontade de aprender e praticar o esporte, esta iniciativa é a grande chance para qualquer amante deste esporte.

Vale ressaltar que isso tudo esta acontecendo através da parceria entre a Federação Paulista de Futebol Americano, mais a equipe do Santo André Huskies, o Centro Esportivo América e a Academia Corpo Saúde.


"Na Academia Corpo Saúde foi implantado um treinamento funcional voltado ao desenvolvimento, fortalecimento e preparação de atletas de Futebol Americano, onde os atletas dos HUSKIES de Santo André fizeram parte e a partir de janeiro de 2009 estará aberto à todos os atletas que desejarem treinar e se preparar para jogar o Futebol Americano" - conta Hugo Bustilho

"No Centro Esportivo América funcionará a Primeira Escolinha Oficial da FPFA, onde teremos turmas de todas as idades e sexos. Na escolinha, os alunos aprenderão desde o básico do FA com0 movimentação de pés, trabalho de mãos, posicionamento e postura até jogar em equipes de Futebol Americano de ponta do Estado de SP" - acrescenta Hugo

Para maiores informações: http://www.futebolamericanosp.com.br/

Saquarema Bowl VI abrem as atividades no RJ!


Nos próximos dias 14 e 15 de Fevereiro, as pranchas de Surf darão um tempo para a Bola Oval! Isso porque a capital do Surf abre espaço para o Saquarema Bowl VI na bela praia de Itaúna. Um dos torneios de maior tradição, onde praticamente abrem as atividades do futebol americano no estado do Rio de Janeiro.

"O Saquarema Bowl é um campeonato de Futebol Americano de Praia, organizado por um grupo de amigos remanescentes do extinto Saquarema Vikings, o campeonato tem como finalidade reunir praticantes e admiradores do Futebol Americano de Praia, fazendo um fim de semana de confraternização. A cada ano que passa o Saquarema Bowl consegue reunir em media 1000 pessoas na praia, entre elas, jogadores, torcedores, familiares, curiosos..." - explana Raphael Lima

Neste ano o torneio contará com 8 equipes já confirmadas, destaque para o atual vice campeão do último Carioca Bowl, o América Red Lions, para o último campeão do torneio, o Ipanema Tatuís e ainda para as participações de duas equipes Capixabas, o Vila Velha Tritões e o Vitória White Sharks. As outras equipes que lutarão pelo título são o Rio de Janeiro Sharks, Mamutes, Falcões e os Spartans.
O torneio tem tudo para ser um dos melhores da história graças à organização daqueles que amam o esporte da bola oval.
Confira a tabela e os dias dos embates:

Dia 14 de Fevereiro
Jogo 1 - 9h - Mamutes x Spartans
Jogo 2 - 11h - Sharks x White Sharks
Jogo 3 - 14h - Falcões x Tritões
Jogo 4 - 16h - Red Lions x Tatuís

Dia 15 de Fevereiro
Jogo 5 - 9h - Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2
Jogo 6 - 11h - Vencedor Jogo 3 x Vencedor Jogo 4

Jogo Feminino (Amistoso) - 13h

Jogo 7 (Final) - 15h - Vencedor Jogo 5 x Vencedor Jogo 6

Big Ben merecia ser o MVP?


Confesso que fiquei muito surpreso com a escolha de Santonio Holmes como MVP do último Super Bowl! Claro que aquela recepção nos últimos minutos ficará para a história, foi indiscutivelmente a melhor da temporada. Porém, na minha opinião, esperava que a NFL anunciasse o quarterback Big Ben como o grande nome daquela partida. Por ironia, nas duas últimas conquistas dos Steelers, foram dois recebedores que levaram o mérito.

Realmente a primeira aparição de Big Ben no seu primeiro Super Bowl contra o Seattle Seahawks não foi muito convincente. Muito nervoso e bastante inseguro, o jogo terrestre acabou sendo a principal arma da equipe naquela decisão.

Mas neste Super Bowl, Big Ben foi consistente durante toda a partida, mesmo sendo interceptado, soube comandar um ataque explosivo e o que dizer da sua frieza no último drive que ajudou os Steelers à conquistar o sexto título da franquia.
Foram 21 passes conectados de 30 tentados para 256 jardas, um touchodwn e uma única interceptação. Esse único touchdown acabou sendo o passe arriscado no fundo da endzone para o Santonio Holmes.

Big Ben soube distribuir seus passes para nada menos que 7 alvos diferentes ao longo da partida. Seu alvo preferido desta vez acabou sendo Holmes, haja vista que o seu preferido durante a temporada regular, H. Ward, não estava 100% para esta decisão. Por tudo isso, acho que Ben Roethlisberger merecia o título de MVP do SB XLIII...

Seis vezes Steelers!

Uma final digna das tradições desta grande festa que é o Super Bowl! Pela sexta vez na história o troféu Vince Lombardi ficará na cidade de Pittsburgh.
Com um estádio repleto de torcedores dos Steelers, todos puderam presenciar mais um capitulo importante deste esporte.
Com o primeiro quarto totalmente dominado pelos Steelers, os Cardinals acabaram sentindo o peso da decisão. Só para se ter uma ideia, o time de Pittsburgh ficou com a bola cerca de 11:30 durante os primeiros 15 minutos de jogo. Porém, a superioridade não foi convertida em muitos pontos, tornando a partida mais disputada no segundo quarto. Foi quando os Cardinals começaram a tentar impor seu jogo de passes através do quarterback Kurt Warner.
Nos últimos minutos do primeiro tempo acontece a jogada crucial deste Super Bowl, quando Kurt Warner passou para uma interceptação à 5 jardas da endzone, por intermédio do OLB James Harrison, onde o mesmo retornou para um touchdown espetacular de 100 jardas.

No segundo tempo aconteceu a incrível reação dos Cardinals após estarem atrás do mercador por 20 vs. 07, onde numa virada memorável, através de 2 touchdowns de passes conectados para o WR Larry Fitzgerald, nos fazia pensar que o título ficaria com o time do deserto. Mas em um drive que entrará para a história, liderado pelo quarterback Big Ben, onde por sinal foi de suma importância para os Steelers nesta partida, acabou culminando com um lindo passe para o WR Santonio Holmes dentro da endzone anotando o touchdown do título.