HC do Cuiabá Arsenal fala no Sideline!

Um dos responsáveis pela introdução do esporte no estado de Mato Grosso, Orlando Ferreira Júnior, além de ser o QB da equipe, ainda acumula a função de HC principal do Cuiabá Arsenal.

Sideline: Qual é o teu estilo de comandar o Cuiabá Arsenal?

Orlando: O Cuiabá Arsenal é um time amador e a motivação dos jogadores é diferente de um time profissional. Os jogadores querem fazer parte de alguma coisa grande, querem deixar uma marca, querem fazer a diferença. Meu papel é de facilitador. Eu preciso mostrar aos jogadores o que eles devem fazer para melhorar e motivá-los a querer fazer isso.

Sideline: Linha dura? motivador? paizão?...Você criou a família dentro do grupo?

Orlando: Definitivamente não sou "linha dura". A única regra que temos dentro da equipe é que qualquer jogador que se envolver em uma briga estará automaticamente excluído do time, independente de ter sido provocado, de ter razão ou não. O Futebol Americano é um esporte que exige muito do sentido coletivo. Por isso é importante que os jogadores se conheçam e gostem uns dos outros. No Arsenal desenvolvemos muitas atividades extra-campo que permite aos jogadores se relacionarem em outros ambientes. Hoje vários dos meus amigos são relacionados ao Arsenal e isso acontece com grande parte dos jogadores. Tudo isso ajuda na motivação: o jogador que está em campo sabe que o cara ao lado dele vai fazer por ele. Quanto ao conceito de "família", eu prefiro o conceito de "interdependência" - cada jogador sabe do seu objetivo, do objetivo da equipe, e ele sabe que para alcançá-lo ele precisa, ele depende, dos demais jogadores. Ainda que exista alguém que não se relacione bem com algum jogador, ele sabe que depende dele para fazer bem o seu papel. Esse é o sentimento que procuro trabalhar no Arsenal. O ambiente de amizade ou mesmo de "família" é consequência disso, não objetivo.

Sideline: Mais coletivos ou mais treinos táticos?

Orlando: Treinamos quatro dias por semana e nossa agenda de jogos é uma das menores do país, por questões logísticas. Por isso o "ataque x defesa" é importante para que o jogador entenda o que realmente deve fazer na hora da partida e também faça alguma coisa que goste. Os treinos táticos são importantes e também fazem parte da nossa rotina. Basicamente entendo que o treinamento não pode ser chato - o jogador tem que gostar de estar no treino. Se for chato, ele vai trocar o treino por algo mais interessante e o time perde com isso.

Sideline: Disciplinador? saiu dos eixos, perde a vaga?

Orlando: Exigimos o máximo da capacidade física de cada atleta. Acredito no esporte como uma importante atividade de integração na vida social do indivíduo. Por isso não acredito em "expulsões" ou "punições". A vaga no time titular é resultado de uma série de variáveis, como frequência aos treinos, desempenho nos treinos, histórico com a equipe, desempenho nas partidas que já participou, dentre outras. A capacidade física é trabalha individualmente por cada jogador e eles sabem a diferença que isso faz na sua performance em campo.

Sideline: Em rápidas palavras, como você enxerga os times que disputam a divisão Oeste?

Orlando: O Tubarões do Cerrado é uma equipe muito bem organizada e com um padrão de jogo consistente e muito forte, fisicamente. É uma defesa difícil de ser superada, que conta com jogadores experientes, inclusive com jogadores americanos, e que cede poucos pontos. O ataque corrido é forte, com uma bela linha de bloqueadores. E o jogo aéreo também é eficiente e a equipe conta com um dos melhores QBs do país. É um time muito difícil de ser batido.
O Cuiabá Arsenal têm a seu favor uma das melhores defesas do país. No ataque somos basicamente um time de corrida, usando a força do Tiagão. Para ir mais longe no Torneio Touchdown precisaremos melhorar o nosso jogo aéreo e os times especiais.

3 comentários:

brunorosa disse...

Orlando e' um cara muito gente fina e uma das maiores e mais importantes figuras do FA do Brasil. Queria jogar no Arsenal um dia, eh um time muito organizado, dentro e fora de campo.
Abracao

Sapo

DenevaldoJunior disse...

bouuuua chefe...

Nilo Tavares disse...

O que falar do Orlando...
Orlando eh um cara sussegado, tranquilo, que trabalha sem alarde e sem querer aparecer nunca, o que ele faz no meu entender, faz sempre visando o esporte como um todo, tem um grande time sob seu comando, e ha muito tempo faz um grande trabalho em prol do futebol americano brasileiro como um todo.
Somos colegas de diretoria da AFAB, onde ele tambem faz um grande trabalho,e tenho ele pra mim como referencia dentro do esporte, assim como tenho certeza que eh um dos maiores nomes do nosso futebol americano nacional.
Parabens Orlando pela sua grande equipe, e parabens por ajudar nosso esporte a crescer cada vez mais e difundi-lo em todo o Brasil

Abracao

Nilo Tavares