Falta de responsabilidade na rodada dupla em SP!

A festa do futebol americano só não foi completa, porque a rodada dupla, no último domingo, no Guarujá, foi marcada pela total falta de organização e segurança para com os atletas filiados a Liga Paulista de Futebol Americano (LPFA).

Sem qualquer responsabilidade, as partidas foram realizadas sem a presença de um profissional especializado na área em primeiros socorros, pior ainda, sem a presença de uma ambulância, para que fosse feita a remoção de qualquer atleta daquele recinto até um hospital mais próximo.

Uma verdadeira “yellow flag” para a LPFA, num fim de semana que marcaram as estreias das equipes paulistas, catarinenses, completando com o retorno do Jaraguá Breakers aos campos e a surpreendente e merecida vitória do Black Sharks pelo paranaense.

27 comentários:

André José Adler disse...

Jayson, eu soube da lesão do jogador Killer, do Steamrollers e fiquei triste e claro, desejando pronta recuperação. O que eu não sabia é que não havia ambulância no local. Após um acidente, felizmente mais leve, com um jogador do Barigui Crocodiles, que parou um jogo enquanto se esperava a ambulância, propuz ao Grupo Gestor do TT 2009, do qual fui Conselheiro, que qualquer jogo marcado que não tivesse ambulância no campo 30 minutos antes custasse WO ao mandante. A moção foi aceita e creio que a LBFA manterá isto no seu regulamento. Certamente faz parte do regulamento do Torneio Touchdown 2010. Esta falha da LPFA é imperdoável, mas não irreparável para o futuro. Qualquer negligência de organização de campeonato no país arrisca não só os jogadores, mas afeta a todos nós que batalhamos há anos para poplarizar o futebol americano. Triste follow up para um dia de bela matéria no Estadão!

Daniel Miura disse...

Oi Jayson, boa noite.

Infelizmente a verdade não é essa. Entraremos em conrtato contigo para esclarecer os pontos. Esperamos ter o direito de resposta.

Um araço,
Daniel Miura
Liga Paulista de Futebol Americano

Leonardo Sardinha disse...

Essa notícia infelizmente não procede e me desculpe Jayson, é melhor verificar mais fontes ao escrever uma matéria principalmente quando você não esteve no jogo.

Eu estive lá e o que ví foi uma bela organização, um evento com tudo o que se pode imaginar a unica coisa que faltou era marcador de downs. Mas tinha ambulância sim! Isso eu tenho certeza.

Não sei quem te passou essa notícia mas este não tem boa intenção ao fazer a mesma! Difamando a organização que foi super competente no evento.

César Martins #QB 12 SILVER BULLETS disse...

Fui árbitro nos dois jogos da rodada, e havia SIM ambulância para atendimento dos jogadores, na lesão do joagdor em questão, da equipe do Corinthians, a ambulância estava realizando um atendimento na parte externa do estádio, e levou cerca de 2 a 3 minutos para chegar onde estava o jogador na maca, portanto havia SIM atendimento médico especialixzado em pronto atendimento nos dois jogos da rodada.

Hakaman disse...

Como não havia ambulância ??

Claro que havia ...
é cada um que me aparece !

Unknown disse...

Olá, como jogador do SP Storm quero reportar que essa informação está equivocada. Estive presente em ambos os jogos e o estádio contava sim com ambulância e equipe médica para atendimento aos jogadores. Tanto que o jogador Mateus Bessa (Manning) e 2 jogadores do Sorocaba Vipers saíram de maca e receberam os primeiros-socorros diretamente na ambulância ainda no campo. por sorte todos não precisaram ser levados ao hospital. Não sei de onde surgiu essa informação, porém é preciso checar antes de qualquer postagem...

Eduardo Galvão disse...

Apenas para esclarecer, e não sou da Corpo Gestor da LPFA.

A ambulância esteve presente durante a rodada, tendo se ausentado por alguns instantes no começo da segunda partida (provavelmente para atender a algum chamado, não saberia explicar os motivos). Infelizmente a Lei de Murphy acabou por vitimar o amigo Killer justamente quando a ambulância não estava presente no estádio, mas havia uma profissional da secretária da saúde do Guarujá que permaneceu o tempo todo no local, além do pronto auxílio da GCM local que requisitou rapidamente uma ambulância para atender ao jogador. Entre a retirada do jogador do campo e a chegada da ambulância para removê-lo, ele foi prontamente atendido pela organização e pela profissional de saúde que se encontrava no estádio. Após o ocorrido, outra ambulância voltou a ficar de plantão no local.

O motivo pelo qual a primeira ambulância se ausentou de campo não me foi esclarecido, mas a informação de que não houve ambulância na rodada dupla infelizmente não confere com o que aconteceu.

Irmandade Heroica disse...

Essa noticia é caluniosa e incorreta, eu Douglas Alves estava presente em campo jogando pelo São Paulo Spartans e havia sim uma ambulancia e um paramedico no local , prestando todo o auxilio.
Esse tipo de materia é o que estraga o F.a. no Brasil, todos tem direito a expressão livre,desde que não contem mentiras, mas a rodada foi um primor campo, arquibancadas, vestiarios atendimento médico , e logistica de agua para as equipes, assim como ja acontecerá na rodada em Sorocaba no campo do Sorocaba Vipers, é lamentavel o que houve com o Killer e torço pelo seu rapido retorno aos campos para podermos nos enfrentarmos mais vezes, mas não foi por negligencia da Lpfa que o jogador saiu lesionado e sim pela natureza do jogo.

Sem mais

De um jogador injuriado com as mentiras da materia

Douglas Alves
Jogador SP Spartans

Unknown disse...

Jayson, boa noite!
Não sei quem te passou esta informação, mas voce podeia ter confirmado com as pessoas que voce tem contato na LPFA e saberia que a preocupação principal é com a saude dos atletas, tanto que exista ambulancia dentro do estádio com profissionais medicos inclusive.
A LPFA sempre foi taxada de medrosa por alguns estados, por não permitir jogo de Futebol Americano sem o uso de equipamentos completos, pelo motivo de preservar a integridade fisica dos praticantes, agora temos condições de jogar e o minimo que fazemos e faremos é tomar o maximo de cuidados para manter.
Espero que corrija esta reportagem e continue postando as informações corretas no seu blog e site,como sempre tem feito, por isto que voce virou referencia dentre os patricantes e fans do esporte.

Atenciosamente,
Ricardo Mallada.

Rafael Freire disse...

Olá Jayson,

Gostaríamos de esclarecer os acontecimentos da segunda rodada do Campeonato Paulista de Futebol Americano, ocorrido no último sábado, 1 de maio, no Guarujá. Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que em todos os momentos possuíamos profissionais especializados na área de primeiros socorros presentes em campo, disponíveis a prestar auxílio em qualquer caso de contusão decorrente da prática do esporte e em que nenhum momento o atleta do Corinthians Steamrollers que se contundiu ficou sem assistência. Além disso, havia sim uma ambulância no local. Ela ficou na beira do campo durante toda a primeira partida, tendo atendido jogadores tanto de Sorocaba Vipers, quanto de São Paulo Storm.

Durante o segundo jogo, a ambulância teve que se ausentar para atender a uma emergência na cidade, voltando rapidamente. Mas mesmo nesse meio tempo, tínhamos todos os equipamentos necessários para prestar atendimento, além de um profissional qualificado, fazendo com que em nenhum momento tivéssemos a ausência de atendimento. Essa é uma condição imposta pela própria LPFA e sem a qual jamais daríamos continuidade à rodada. Tal fato foi avisado aos responsáveis das duas equipes antes mesmo do jogo. Aliás, vale ressaltar que mesmo com as duas equipes em campo, prontas para o jogo, houve um atraso para o início da partida, enquanto não tivéssemos total garantia de um pronto atendimento em caso de contusões. Algo que pode ser confirmado por Roberto Spinelli do Spartans e Tiago Luz do Corinthians Steamrollers, com os quais, eu mesmo, Rafael Freire, conversei antes da partida.
A segurança dos jogadores é, e sempre foi, uma das principais preocupações da LPFA. Esse foi um dos motivos de termos nos dedicado tanto tempo ao flag, preparando nossos jogadores e estrutura até o dia em que chegaríamos a ter nosso primeiro campeonato de futebol americano full pad com total segurança. Com tanto esforço e cuidado, acreditamos ser injusto sermos acusados de negligência neste momento. É um esporte de contato e temos sempre que estar preparados para qualquer tipo de emergência e contusão dentro do campo e essa é uma das prioridades da LPFA.

Atenciosamente,

Rafael Freire de Carvalho

Comunicação LPFA

Rafael Pedron disse...

FALTA DE RESPONSABILIDADE NA NOTÍCIA!
Sim, tinha ambulância. Inclusive alguns atletas utilizaram-na. Como sabem são um meio de comunicaçãoe e com isso formadores de opinião. Postar uma notícia sem base, e com informações erradas, ainda mais desse tipo prejudica a todos. O site é prejudicado, suas notícias passarão a ser duvidosas. A organizadora do evento que fez o seu papel pode ter sua imagem prejudicada.
Podem apagar o meu comentário, mas não deixem de mudar a notícia ou publicar uma correção. Ainda há tempo para se redimir.

Chefs disse...

Ou simplesmente dizer quem passou esta noticia a ele Jayson....pois deve ter sido uma fonte que não estava no local....

Welton Sousa disse...

Eu que estive presente na rodada, fazendo estatística dos dois jogos, também estou de prova que havia ambulância sim no local, infelizmente, por uma triste coincidência, a mesma estava realizando um atendimento na parte externa do estádio.

Jayson, muito complicado falar sobre algo que não presenciou. Eu acompanho o Sideline a algum tempo já e só comento dessa vez por ver que uma informação equivocada foi colocada aqui, e ainda mais sujando o nome da LPFA.

Da próxima vez, consulte mais fontes, de preferência alguém da própria LPFA.

Renata Lakatos disse...

Como muitos outros já disseram havia sim ambulância no local. A ausência da mesma, no início da segunda partida foi por conta de um atendimento emergencial na cidade mas um paramedico permaneceu no estádio, com todos os equipamentos necessários para um pronto atendimento, tanto é que o grupo de arbitragem - do qual fiz parte - só iniciou as partidas após ter certeza que todas as normas básicas de segurança foram cumpridas.

Att,
Renata Lakatos
Árbitra LPFA

Sergio Mizuno disse...

Jason,

Para teu blog não perder credibilidade, antes de postar qualquer noticia acusando algo, verifique se é verdadeira esta noticia.

O jornalista (com diploma ou nao) deve ter a ética de procurar as duas partes para realizar tal matéria.

A Ambulancia sempre esteve la, após a lesão do jogador, ela demorou cercva de 3 minutos para socorre-lo, parece que o Atleta Killer, não estava utilizando os equipamentos apropriados e por isso tal fratura.

Continuo prestigiando o blog, mas cheque as informações na próxima

abração

Gale Weathers Riley disse...

O Pirata Flag Nees confirma: HAVIA AMBULANCIA NO GUARUJÁ, DURANTE OS 2JOGOS REALIZADOS!

Daniel Rago disse...

Me desculpem, mas NA HORA DO JOGO CORINTHIANS X SPARTANS não havia gente capacitada nem ambulância no local não.

Se a ambulância estava em campo, onde ela estava no atendimento do atleta?

Se ambulância estava em campo porque o atendimento demorou quase 30m para atende-lo e remove-lo?

Se os para-médicos eram capacitados, porque não fizeram a imobilização da maneira correta?

Negligência SIM!

A partida TEVE que começar, pois devido a atrasos, o sol estava se pondo, e o estadio não possuia iluminação artificial.

Está filmado! Peguem o filme como prova de que não havia ambulância no local neste JOGO. Cronometrem o tempo depois da lesão do atleta até o atendimento e remoção para hospital.

Por favor, não podemos compactuar com absurdos como estes!!! Me desculpem, mas todos o

INCLUSIVE, um dos juízes do jogo, antes do início veio a SIDELINE,comunicar a ausência da ambulância e que em casos de remoção a polícia estava presente, e que se necessário utlizaríamos a viatura para transporte ao hospital.

vocês vão ficar ao lado do Killer durante os 3 meses de imobilização completa, agravada pela imobilização errada dos paramédicos?

Unknown disse...

"Na hora do acidente do atleta killer nao tinha ambulancia, nem material de primeiros socorros, nem medico."
Na ausencia de ambulancia, o jogo deveria ser parado, pelo arbitro principal, deveria constar nas regras, como e feito na maioria dos esportes.
Parabens a Eder Sguerri, pelo seu empenho, pelo seu esforco, pela sua dedicacao, trabalhou muito para que esta rodada acontecesse na cidade do Guaruja.
Infelizmente teve esse acidente e incidente na mesma hora, e ficamos sem ambulancia.
Obrigado Sguerri.

Ricardo Trigo

Nomura Hands disse...

JAYSON,

Eu estava la na hora do acidente e fui eu quem tentou socorrer meu atleta.

No momento do ocorrido havia somente uma sra. vestida de branco e ela não tinha nem capacitação de enfermeira. Ela não sabia o que fazer!!!

Eu assumi a situação e mediquei um antiinflamatório com a caixa de medicamento do próprio Corinthians na qual sempre me preocupo em levar. Durante meia hora ficamos esperando a ambulância e impotentes com o atleta GEMENDO de dor, chorando e eu querendo conforta-lo de alguma forma.

Essa critica tem que ocorrer pois infelizmente o fato ocorreu.

Não e porque somos Corinthians! Entendam isso, por favor! Não me acho melhor que ninguém mas eu preciso falar para a melhoria constante do nosso esporte e não posso aceitar omissão e ficarem dizendo que somos mentirosos.

Todos são atletas que correm o risco que aconteceu com o Killer, poderia ter sido com qualquer outro do Spartans, mas a ambulância não estava no local, se ausentou e não tínhamos medico para tomar os procedimentos corretos.

A imobilização do atleta foi o que agravou a situação e fará com que ele fique 3 meses sem poder pisar no chão e ficara por 5 dias internado.

Eu não posso estar louca e não aceito que pessoas difamem a nos do Corinthians dizendo ser inverdades fatos que sinceramente ocorreram e se preciso for pego laudo medico informando que o não socorro correto pronto e imediato que fará com que nosso atleta fique por 3 meses sem poder trabalhar.

Eu como dirigente do FA do Corinthians irei ressarcir financeiramente o meu atleta pelos 3 meses que ele não poderá trabalhar para pelo menos minimizar o prejuízo que ele terá.....

Eu como dirigente NÃO POSSO ME CALAR diante do fato ocorrido e por favor não falo como diretora, falo como mãe, falo como esposa... pois eu acho que acima de tudo temos que pensar na INTEGRIDADE FISICA dos atletas que praticam esse esporte.

Sei e todos que praticam sabem que pode ocorrer o que aconteceu com o Killer, mas que daqui para a frente, sejamos mais RESPONSAVEIS PARA O BEM DO ESPORTE , PARA O BEM DOS NOSSOS ATLETAS.

ISSO TEM QUE SER DITO, ISSO TEM QUE SER COMBATIDO!

Atenciosamente,

Dra. Susy Nomura
Diretora SCCorinthians Futebol Americano

Daniel Rago disse...

Não posso afirmar referente aos outros jogos.

MAS VOLTO A ENFATIZAR....NA HORA DO ACIDENTE COM O ATLETA, NAO HAVIA ATENDIMENTO PRESENTE!

Flávio Skin disse...

Queria prestar solidariedade ao Jayson Braga, que faz um ótimo trabalho, e tem o DIREITO de errar, se é que errou.

Unknown disse...

Sr., Sergio Mizuno

O jogador Killer estava com o equipamento apropriado, se não o mesmo não estaria em campo.
Realmente não entendo como o Sr. pode dizer que o equipamento não era adequado.
Por favor, acredito que o Sr. deva rever sua palavras.

Infelizmente o profissional que estava no local (aparentemente uma enfermeira) foi a responsavel por imobilizar de forma totalmente errada a perna do atleta e agravar a lesão dele.

Foi com o Killer, do Corinthians, mas podia ser com qualquer atleta presente.

O fato da ambulancia não estar, realmente foi uma infelicidade, mas foi muito mais do que três minutos. Mas pior do que isso, foi não ter um médico qualificado. Menos mal que tenha sido um osso quebrado e não algo mais grave, porque se fosse, só teriamos a enfermeira no lugar.

Fica o alerta. Isso não pode ser camuflado por uma cortina de fumaça de palavras.

Para quem acha que está tudo certo, pense: Foi o Killer que estava lá, na próxima pode ser você um um atleta seu a não ter um atendimento correto.

No mais fico desapontado que, pelo nome de deixar um boa imagem, fatos drasticos como esse estejam sendo camuflados.
Mais importante que deixar uma boa imagem é se preocupar com o atleta em campo e com o bem do FA como um todo.

Obrigado

Unknown disse...

O episódio de Curitiba aconteceu da mesma forma que este de SP. O nosso atleta do Crocodiles se machucou no momento em que a ambulância havia saído para levar outro jogador lesionado para o hospital. Nunca agimos com irresponsabilidade como algumas vezes foi sugerido no episódio. Infelizmente essas coisas acontecem.

* #Liah * disse...

Que tal parar com essa discução que como todos nós sabemos não terá um acordo nem fim...e nos preocuparmos mais com o jogador machucado?
Infelizmente a Lei de Murphy atacou novamente.

Melhoras Killer!

E como opinião pessoal e frequentadora ascidua do litoral,
Guarujá eu acho que tem pouca estrutura, pois tem poucas ambulâncias para atender. Pode ser que tenha mudado mas na época em que eu precisei de um pronto socorro, tive que ser levada até Vicente de Carvalho. Então vamos analisar todos os fatos antes de apontar um "responsável", já que temos varios fatores.

Unknown disse...

Havia sim ambulancia no local, tanto que outros jogadores do steamrollers precisaram ser atendidos com o apoio da maca.

Miguel Gomes disse...

Jayson ....

Havia ambulancia! Porem não estava no momento !!

"Prestando atendimento fora do estadio" ... puta que pariu .... oque a ambulancia foi prestar atendimento fora do estadio e deixou o estadio sem atendimento ?!?!?! Essa realmente foi curiosa pra caralh0 ......

"O jogador não tinha equipamento apropriado"

Nossa essa foi otima ! nem me darei ao trabalho de responder !

E outra ... profissional capacitado ???

Se fosse capacitado teria feito a redução na lesao do Killer e ele não teria de ficar 3 meses sem por o pé no chão !

Chavez disse...

Vcs julgam sem saber o q as pessoas sao se é capacitado ou nao .. nem conhecem os profissionais que estavam la .. igual o dona Suzi, pq tinha q mexer no Killer , ninguem devia encostar nele ate alguem CAPACITADO chegar ( esto udizendo q se a poha da ambulancia demorou pra chegar pq na hora na estava la , tem q esperar) , mas nao tinha q mexer no mlk ...