LPFA: NOTA OFICIAL

Gostaríamos de esclarecer os acontecimentos da segunda rodada do Campeonato Paulista de Futebol Americano, ocorrido no último sábado, 1 de maio, no Guarujá. Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que em todos os momentos possuíamos profissionais especializados na área de primeiros socorros presentes em campo, disponíveis a prestar auxílio em qualquer caso de contusão decorrente da prática do esporte e em que nenhum momento o atleta do Corinthians Steamrollers que se contundiu ficou sem assistência. Além disso, havia sim uma ambulância no local. Ela ficou na beira do campo durante toda a primeira partida, tendo atendido jogadores tanto de Sorocaba Vipers, quanto de São Paulo Storm.

Durante o segundo jogo, a ambulância teve que se ausentar para atender a uma emergência na cidade, voltando rapidamente. Mas mesmo nesse meio tempo, tínhamos todos os equipamentos necessários para prestar atendimento, além de um profissional qualificado, fazendo com que em nenhum momento tivéssemos a ausência de atendimento. Essa é uma condição imposta pela própria LPFA e sem a qual jamais daríamos continuidade à rodada.

Tal fato foi avisado aos responsáveis das duas equipes antes mesmo do jogo. Aliás, vale ressaltar que mesmo com as duas equipes em campo, prontas para o jogo, houve um atraso para o início da partida, enquanto não tivéssemos total garantia de um pronto atendimento em caso de contusões. Algo que pode ser confirmado por Roberto Spinelli do Spartans e Tiago Luz do Corinthians Steamrollers, com os quais, eu mesmo, Rafael Freire, conversei antes da partida.
A segurança dos jogadores é, e sempre foi, uma das principais preocupações da LPFA.

Esse foi um dos motivos de termos nos dedicado tanto tempo ao flag, preparando nossos jogadores e estrutura até o dia em que chegaríamos a ter nosso primeiro campeonato de futebol americano full pad com total segurança. Com tanto esforço e cuidado, acreditamos ser injusto sermos acusados de negligência neste momento. É um esporte de contato e temos sempre que estar preparados para qualquer tipo de emergência e contusão dentro do campo e essa é uma das prioridades da LPFA.

Atenciosamente,

Rafael Freire de Carvalho
Comunicação LPFA

2 comentários:

André José Adler disse...

Dou fé ao email da LPFA. Vários associados da Lista Redzone presentes aos jogos em Guarujá ofereceram também na lista o seu testemunho confirmando a presença da ambulância.

Não existe uma organização de futebol americano fácil. Aprendí isto neste ano e pouco que estou no Brasil, como Conselheiro do Grupo Gestor do TT 2009, e narrando partidas em estádios pelo país afora.


Vejo duas lições neste episódio:

1) Como Lei de Murphy existe. Principalmente em dia de múltiplos jogos, é importante prevenir e ter ambulância extra que possa chegar em minutos e realmente parar a ação até a chegada de novo veículo caso o primeiro tenha que deixar o campo por qualquer razão.

2) O Jayson Braga, através deste blog e da www.sidelinebrasil.com vem prestando um serviço maravilhoso para todos os seus muitos leitores, participantes executivos, atletas ou não da bola oval. Sem desmerecer outros, a Sideline é atualmente o principal blog do futebol americano do Brasil.

Ele precisa e merece ser ajudado na sua busca de noticiário e não sabotado por fontes mal informadas ou maliciosas. É um ato de covardia, e por mais apoio que eu dê que a fonte não seja revelada, qualquer informação futura da mesma fonte deve ser considerada desprezível.

João Neroni disse...

André e Jayson, o negócio é aproveitar o ocorrido para realmente aprender com a situação e evitarmos problemas futuros.

Acho que todos estarão mais cuidadosos e atentos nos próximos eventos.

A LPFA e as demais ligas organizadoras dos campeonatos merecem nosso apoio.

Abraços