Uma nova tendência no Fa Carioca!

Uma possível tendência pode estar surgindo no futebol americano praticado no Rio de Janeiro. Conhecido pelo forte campeonato de Beach Football, aos poucos a modalidade full pads vem ganhando mais adeptos. Após serem campeões nacionais de seleções, no último mês de abril, somado a grande conquista do RJ Imperadores na temporada de 2009, onde o time conquistou o título do primeiro torneio interestadual de futebol americano, o Torneio Touchdown, acabou colocando a modalidade em evidência no estado.

Tanto que para a segunda edição do TT2010, eis que surge o RJ Patriotas, time radicado na zona oeste da cidade, próximo a áreas militares daquela região.
Há cerca de uma semana, o Sideline Brasil marcou presença no primeiro treino oficial da equipe, onde juntamente com André José Adler, ficamos observando alguns atletas promissores e também batemos um papo com o Diretor do time, Felipe Rogboy, sobre as pretensões da equipe nesta primeira temporada.

“Meu time irá buscar seu espaço no cenário nacional naturalmente e quem sabe no futuro incomodar as grandes equipes logo nas primeiras competições”, disse Felipe.

Para André Adler o surgimento de mais uma equipe carioca vai ajudar no desenvolvimento do esporte no estado.

“Acho que pode dar uma oportunidade de crescimento muito grande para o esporte no Rio. Ano passado houve apenas duas oportunidades para os cariocas assistirem futebol americano equipado. Isto nos dois jogos do RJ Imperadores pelo Torneio Touchdown. Com dois ou três jogos por ano é impossível formar plateia e fans para o esporte”

Adler ainda acredita que um possível desempenho positivo das duas equipes nos principais Torneios interestaduais, possa despertar ainda mais o interesse na formação de novas equipes.

“Eu acho que um estadual exige no mínimo 4 times para ser considerado como tal. Mas acredito que um bom desempenho do RJ Imperadores e do RJ Patriotas este ano, no campo e fora dele, pode ajudar a incentivar mais pessoas a formarem times. Quem sabe 2012? Ou como surpresas acontecem... talvez até mesmo 2011”

Para finalizar, Adler acredita que mesmo que haja uma debandada de jogadores que praticam o Beach Football, a tradicional modalidade não irá acabar, de forma que outros jovens poderão ingressar no esporte através de uma forma mais fácil.

“Quanto ao Beach Football, eu acho que é uma modalidade que nasceu pra ficar. Mesmo se certo número de jogadores desistir da areia, novos virão. Mesmo se um time inteiro resolver passar para a grama, outros serão criados. Acho que os filhos ainda não nascidos do pessoal que está jogando no Carioca Bowl agora continuarão no futuro a colorir os fins de semana das praias cariocas com a bola oval”

Procurei o Diretor e Head Coach do RJ Imperadores, Flavio Skin Cardia, onde tive a oportunidade de fazer duas perguntas. A primeira foi sobre o que ele achava do RJ ter a sua segunda equipe full pads? Já na segunda fui um pouco irônico, ao perguntar se ele achava que o RJ seria Bi Campeão do Torneio Touchdown com duas equipes diferentes?

“Acho bom para o crescimento da modalidade no Estado porque, mesmo o RJ sendo um dos estados mais fortes no futebol americano em geral, mas até então todos os times, com exceção do RJ Imperadores, eram de praia e jogavam sem equipamentos”

“Não conheço bem o plantel dos jogadores do Patriotas, mas como campeonato em si é formado por equipes novas ou sem experiência full pad, todos têm as mesmas chances”, respondeu Skin.

Encerrei a matéria consultando o atual Presidente da FeFARJ (Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro), Felipe Valle, perguntando qual seria posição da Federação na questão de chancelar as duas modalidades no RJ?

Felipe foi direto aprovando as duas modalidades, desde que haja uma organização e estrutura, a Federação com certeza irá chancelar uma possível competição full pads no RJ.
Inclusive já existe um departamento dentro da FeFARJ que filiará todas as equipes equipadas do estado, ajudando no que for possível durante as competições estaduais e nacionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi no site do TouchDown - http://www.touchdown.net/tabela-do-torneio-touchdown-2010.html - a tabela de jogos para o Torneio TouchDown 2010.

Uma grande dúvida. Todos os times que participaram do TouchDown 2009, nenhum deles participarão da edição de 2010?

Um Abraço, Hélio Shiino.