FA cresce na região centro oeste do país!


O Slogan “2010 é Nosso” é a marca do Brasília V8 este ano. O time retomou seus treinos na segunda semana de janeiro e agora pretende recrutar jogadores para a equipe no intuito de alcançar seu objetivo: destacar-se no cenário nacional de Futebol Americano. A equipe pretende realizar no primeiro semestre um total de três amistosos e participar do torneio Desafio do Triângulo, que será realizado nos dias 27 e 28 de março em Uberlândia (MG).

O primeiro passo do V8 é se preparar nesses dois primeiros meses para o seu primeiro amistoso contra o Palmas White Lions (TO) em Brasília, que será realizado 21 de março. A equipe irá treinar forte e recrutar nesse período jogadores para as posições que ainda não estão supridas. O jogo ainda não tem local definido e será ida e volta, ou seja, em uma data a ser definida no meio do ano, o Brasília V8 também vai a Palmas enfrentar os White Lions.

Uma semana após a realização do amistoso, os jogadores arrumam as malas e se preparam para viajar 416 quilômetros até Uberlândia para o Torneio Desafio do Triângulo. A equipe recebeu o convite da Associação Desportiva Uberlândia Lobos de Futebol Americano (ADULFA), que terá 4 times divididos em duas chaves. O torneio não exige equipamentos completos (full pad), porém é permitido o uso de shoulder pad e há somente restrição em relação ao uso de capacete.

Fechando o semestre, o V8 realiza dois amistosos contra o Tubarões do Cerrado, ambos na capital. O primeiro jogo será realizado na provável data de 11 de Abril e será em local definido pelo Tubarões. O segundo confronto será 2 de maio e dessa vez a equipe mandante será o V8. Os dois jogos têm como objetivo difundir a bola oval como opção esportiva para o brasiliense.

Fonte na íntegra: Alexandre Monteiro

Vem ai o Saquarema Bowl VII!


Um dos torneios mais populares do futebol americano de praia do Brasil, o Saquarema Bowl , na sua 7ª edição, traz para a disputa deste ano 8 tradicionais equipes das diversas regiões litorâneas do estado. O torneio ainda contará com a presença de uma equipe capixaba, o Vila Velha Tritões, atual campeão do 1º Ubá Bowl.

Times tradicionais como o atual campeão carioca da modalidade, o América Red Lions, chega como grande favorito ao título. Em busca de uma possível revanche após terem sidos derrotados há alguns meses na decisão do CB X, os Piratas de Copacabana também já confirmaram presença no torneio.

Equipes experientes como o Rio de Janeiro Sharks corre por fora ao lado dos emergentes Ipanema Tatuís e Niterói Corsários. Representando a região dos lagos, temos o novo time do Cabo Frio Rocks, no qual estará disputando seu segundo torneio oficial da sua história e o Região dos Lagos HammerHeads se apresentando como o time local da competição.

O torneio acontece na praia de Itaúna, entre os dias 06 e 07 de fevereiro. Conhecida pelas mais belas e perfeitas ondas cariocas, o local sempre recebeu os melhores surfistas da WCT e agora abre seu espaço para a bola oval brasileira...

Chegou vez do campeão catarinense!


Chegou a vez do atual campeão catarinense iniciar os treinamentos para a temporada 2010. Começa amanhã, dia 30/01, o primeiro tryout do Joinville Gladiators, conforme as informações do seu grupo gestor...

"Aguardamos que todos levem seus amigos, parentes, colegas, conhecidos que tenham interesse em conhecer e iniciar a prática deste maravilhoso e fascinante esporte cheio de adrenalina e emoção, para que possam fazer parte da família Gladiators e para que aumentemos nosso elenco na busca da manuntenção do título de campeão catarinense no primeiro semestre e na busca do título de campeão nacional no segundo semestre.

Recomenda-se o uso de calções ou bermudas que permitam a mobilidade do atleta e não restrinjam os movimentos de perna, portanto, nada de bermudas jeans. É recomendado também o uso de chuteira para melhor desempenho no gramado, porém não é impedimento efetivar os testes de tênis.

Seguindo na Avenida Santos Dumont sentido Aeroporto de Joinville após o semáfaro do cruzamento da Santos Dumont com a Rua Tuiuti, o candidato passará em frente ao grande prédio da MALHARIA PRINCESA, e entrará na primeira rua a esquerda (rua de barro) que será a Rua Raimundo Welter, seguindo nela até o portão de entrada dos campos da Empresa Astem Automação, que gentilmente nos cede os campos para a efetivação do try out".

II Desafio de Verão de Flag!

Quem disse que no Rio de Janeiro não tem Flag !!! No ultimo final de semana tivemos 3 de 5 partidas do II Desafio de Verão de Flag , evento promovido pelo ACEDE .

Contando com as equipe do Ipanema Tatuis e Piratas de Copacabana.

Resultados:

1- 24/01 PIRATAS 19 X 06 Ipanema Tatuís
2 - 24/01 PIRATAS 12 X 13 Ipanema Tatuís
3 - 24/01 PIRATAS 14 X 06 Ipanema Tatuís

Os Piratas estão em vantagem , porem a equipe do Ipanema Tatuís fará de tudo pra vencer os dois últimos jogos para levantar o troféu.

Os dois últimos jogos acontecem no dia 31 apartir das 9:00 no Posto 3, no Campo da Siqueira Campos o famoso Siqueirão.

Texto: Ricky Garcia

Segundo time Full Pads do Rio de Janeiro!


Após o Ubá Bowl, campeonato realizado em Guidoval com ótima organização, jogo à noite e apoio incondicional da prefeitura da cidade, o Blaze encerra um ciclo e inicia outro, sobre a alcunha de Rio de Janeiro Patriotas. A prioridade da equipe é se equipar e disputar campeonatos full pads e Bowls pelo país.

Os treinos ocorrem aos domingos, 15 horas no CEFAP/CBMERJ na Avenida Brasil em frente à passrela 35, Guadalupe. Ótima infraestrutura com água gelada, vestiário, grama chinesa e ambulância no local. Todos são bem vindos aos treinos da mais nova equipe carioca...

Felipe Neves (RUGBOY) - Head Coach do RJ Patriotas

Vila Velha Tritões é o primeiro campeão do ano!



No último final de semana, entre os dias 23 e 24 de janeiro, foi disputado o I Ubá Bowl numa cidade chamada Guidoval, cerca de 15Km de Ubá.
Além de preparação para o restante da temporada, o torneio marcou a primeira conquista interestadual do Vila Velha Tritões. Time capixaba que vem crescendo vertiginosamente no cenário nacional.

O vice campeonato ficou com a equipe carioca do Rio de Janeiro Blaze, sendo derrotada no confronto decisivo diante dos Tritões pelo placar esmagador de 52 x 03. O torneio ainda contou com o time da casa o Ubá Black Hawks.

A equipe capixaba agora terá pela frente o tradicional Saquarema Bowl, que acontecerá entre os dias 6 e 7 de fevereiro no Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.futebolamericanoes.blogspot.com/

Botafogo Mamutes começa cedo no RJ!

O Botafogo Mamutes iniciou seus treinos de pré-temporada neste sábado (23 de janeiro), na praia de Botafogo. Semifinalista do Carioca Bowl – Campeonato Carioca de Futebol Americano de Praia em 2009, a equipe alvinegra começou 2010 determinada a dar um passo adiante. O primeiro desafio será o Saquarema Bowl, tradicional torneio preparatório disputado anualmente em Saquarema, que neste ano acontece no primeiro fim-de-semana de fevereiro.

O primeiro treino foi pesado e focado no aspecto físico. O elenco do ano passado já está acostumado aos rigores exigidos pelo treinador Leandro Carvalho, mas os calouros também aguentaram bem o ritmo da equipe em seu primeiro dia de treino. Os novatos ficaram impressionados com a dedicação dos veteranos.

“O treino foi puxado à beça. Meu coração disparou algumas vezes e eu achei até que ia morrer (risos). Fiquei exausto. Mas gostei do apoio, do comprometimento do grupo. Todo mundo leva o futebol americano a sério”, disse Leonardo Moulin, 22 anos, estudante de publicidade da UFRJ, que já disputava partidas de futebol americano em Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, antes de se mudar para a capital e decidir se juntar à equipe. Torcedor do Botafogo no futebol, ele garante que sua escolha foi motivada por outros motivos além da Estrela Solitária.

“Procurei informações sobre todos os times daqui e o Mamutes foi o que mais me agradou. Gostei da história, da forma como o time vem evoluindo nos últimos anos, e do fato de o time ter o apoio de um grande clube. Além de tudo, estudo aqui do lado (na Praia Vermelha) e isso vai facilitar para vir aos treinos”, disse Leonardo.

Outro calouro, o vestibulando Felipe Macedo, de 19 anos, se destacou logo no seu primeiro treino. Apelidado de “Mogli” pelos novos companheiros, o estudante venceu um desafio de velocidade contra os veteranos. “Achei muito bom. O pessoal acabou olhando um pouco mais para mim por causa disso. Espero continuar melhorando”, disse Felipe.

O Botafogo Mamutes volta a treinar na quinta-feira (28 de janeiro), às 20h (horário de Brasília), na praia de Botafogo, próximo à sede do Mourisco-Mar. A atividade é aberta ao público, e interessados em se juntar à equipe devem procurar o treinador Leandro Carvalho.

O Botafogo Mamutes é resultado da parceria entre o Departamento de Esportes de Praia do Botafogo de Futebol e Regatas e o Mamutes Futebol Americano.

Fonte: Adriano Albuquerque – Asessor de Imprensa do Botafogo Mamutes

Brasília Búfalos fez seu primeiro treino oficial!

O novo time do Distrito Federal, BRASÍLIA BÚFALOS, realizou seu primeiro treino neste sábado, dia 23/01.

De baixo de forte chuva, os novos jogadores participaram do treino físico e firmaram parceria com o time. A manhã foi coordenada pelo head coach Yves Oliveira - Sonic, que enalteceu que o grupo prioriza qualidade.

“Nossa proposta é formar um time unido e forte. Faremos um tryout nas próximas semanas, mas só ficarão os jogadores realmente comprometidos”, disse Sonic.

O Brasília Búfalos já tem o primeiro desafio agendado para abril deste ano: o time enfrentará o Corinthians Steamrollers na capital federal.

Breaking News: Torneio Touchdown 2010 terá a chancela da AFAB!



Após o sucesso e a visibilidade que o TT conquistou na sua primeira temporada, somados aos amantes do Futebol Americano Nacional mais a grande cobertura de diversas mídias, traz para 2010 uma primeira mudança importante na sua chancela.

Criada em 2000, a Associação de Futebol Americano e de Bandeira do Brasil - AFAB - é hoje a principal entidade reconhecida pelas principais organizações nacionais e internacionais, como a representante do esporte no Brasil.

Hoje a AFAB possui associados e representantes nos pólos de maior desenvolvimento do esporte, tais como Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo; e espera para muito em breve a associação com os outros tradicionais pontos do esporte no nosso país.

Nada mais justo que a entidade seja escolhida como a responsável para organizar e ministrar o maior campeonato de Futebol Americano Nacional em 2010.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=88148589&tid=5429500241727077187&start=1

Novidade na Liga Paulista de Flag!



Buscando a evolução técnica no esporte, a LPFA anuncia alterações para a prática do Flag Football em 2010. A partir de agora, cada equipe terá nove jogadores em campo, ao invés de oito, como ocorreu nos anos anteriores.

A mudança tem como objetivo desenvolver a parte técnica do flag, já que com nove homens em campo, ficariam faltando apenas dois jogadores para igualar o futebol americano (no caso, existiriam apenas dois jogadores a menos nas linhas ofensiva e defensiva). Isso reforça ainda mais o caráter do flag como modalidade voltada ao aprendizado e adaptação.

A mudança não altera a regra adotada em 2009, que obriga cada equipe a ter cinco atletas na linha de scrimmage. A presença de nove atletas em campo permite aos times uma maior variação de jogadas em seus playbooks, além de preparar melhor os jogadores para a prática do futebol americano.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o número de jogadores do flag é alterado. Em anos anteriores, já foram disputados campeonatos nas modalidades 5 X 5 e 7 X 7. A modalidade 8 X 8 era disputada desde 2007.

Piracicaba Cane Cutters: Inscrições abertas para 2010!


A equipe de futebol americano (modalidade flag) dos Cane Cutters, realizará no sábado, dia 23/01/2010, inscrição para participação do time na temporada 2010, a partir das 15 horas, no campo da Área de Lazer do Trabalhador, que fica próximo a Prefeitura de Piracicaba, sentido estrada do Bongue.

Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição e enviá-la à equipe através do e-mail: futebolamericanopiracicaba@gmail.com. Em seguida, receberão uma apostila com material explicativo sobre os treinos que serão aplicados no dia do evento. Informações através do fone (19) 9160-1911.

Não é necessário conhecer a dinâmica do esporte ou suas regras, pois todo conhecimento necessário para a prática será ensinado pela equipe. Também não é preciso ser um esportista para participar. Qualquer biotipo é muito bem vindo, pois o esporte é bastante democrático e permite que qualquer um tenha uma posição de destaque, mesmo os que estão acima do peso. É uma ótima oportunidade de iniciar um esporte bastante dinâmico, diferente e agradável.

A EQUIPE - Os Cane Cutters iniciaram suas atividades em Piracicaba em outubro de 2008. Em 2009, a equipe disputou alguns jogos amistosos e participou de alguns eventos. Atualmente, o time está se consolidando como Associação Esportiva sem fins lucrativos, e começará a funcionar como empresa neste ano, com CNPJ, estatuto e código disciplinar. O time está se preparando para disputar o Caipira Bowl, um campeonato do interior que está organizando junto com outras equipes.

O time está na busca por patrocínios para comprar equipamentos, bolas, cones e confeccionar uniformes e camisetas de passeio. Aos interessados, basta entrar em contato através do fone (19) 9160-1911, ou do e-mail futebolamericanopiracicaba@gmail.com

Sorocaba Vipers segue recrutando no interior!



Pra quem não conseguiu aparecer no final de 2009 e para aqueles que estão sabendo agora, nós os convidamos para participarem desta nova data do DRAFT do Sorocaba VIPERS.

Dia: 31 de janeiro - Domingo - às 14h30min

Local: UCENS - Rua Kiyoshi Minami, 100 - Jd. Luciana Maria

Não é necessário conhecer regras, mas sim ter força de vontade e disponibilidade total para se comprometer com o time. Levem chuteira, roupas velhas e quem tiver, protetor bucal.

Inscrições no Local.

Torneios confirmados para a temporada 2010 até a presente data;
- Campeonato Paulista - 1º semestre
- Liga Touchdown (Camp. Brasileiro) - 2º semestre

Minas Locomotiva parte da estação rumo à temporada 2010!


O Minas Locomotiva deu inicio aos trabalhos da temporada 2010 e os interessados em pegar esse trem podem aproveitar a oportunidade do Draft que será realizado no dia 30 deste mês.

As inscrições estão abertas no site www.minaslocomotiva.com.br e só serão avaliados aqueles que se cadastrarem e tiverem acima de 18 anos.

O local de realização e a hora do draft serão na 4ª CIA de COMUNICAÇÃO do Exército (Av. Perimetral Sul, 1200 - localiza-se atrás do colégio militar) às 14hrs .
Texto: Ricky Garcia

SP Storm abre seletiva para 2010!


Em busca de novos talentos e com intuito de reforçar ainda mais a franquia Vice Campeã Nacional, a próxima seletiva do São Paulo Storm acontecerá no dia 16 de janeiro, a partir das 10:00h, no mesmo local que a equipe treina (fica próximo à estação Jabaquara do metro).

Informações da Seletiva:
Data: 16/01/2010
Horário: 10:00
Local: Parque das Fontes do Ipiranga
O que deve ser levado: Camisa branca velha, Shorts, Chuteira e Protetor Bocal. Inscrição: R$ 10,00 e RG para apresentar no dia da seletiva.

Carioca Bowl X: 10 anos de muita bola oval!

Reviva as emoções entre o Piratas de Copacabana x América Red Lions através desta matéria de André José Adler para o programa The Book is on The Table.


Retrospectiva 2009: Os Campeões

Em um ano recheado de atrações, no que diz respeito ao futebol americano em terras brasileiras, tivemos de norte a sul do país grandes campeões durante esse período. O Rio de Janeiro Imperadores foi o primeiro campeão Brasileiro ao levantar o Torneio Touchdown em partida disputada contra o São Paulo Storm.

No Torneio da Capital, o C.N Cavaliers levantou o caneco e no Pantanal Bowl, o Cuiabá Arsenal dominou e conquistou mais um título.
O Ponta Negra Red Bulls comemorou em dobro ao estourar a champagne no Nordeste Bowl e no campeonato potiguar, assim como o América Red Lions no Rio de Janeiro que ergueu o Saquarema Bowl e Carioca Bowl X, enquanto os Piratas de Copacabana venceram o primeiro Litoral Bowl.

Partindo para o Espirito Santo, só deu Vila Velha Tritões em 2009 no Moqueca Bowl e no Colibri Bowl. Em São Paulo, o SP Spartans e o São Paulo Rhynos festejaram ao vencer o Sampa Bowl e o Torneio de Integração respectivamente.

O Minas Locomotiva chegou em primeiro no Minas Bowl assim como o Barigui Crocodiles que papou o primeiro Torneio Paranaense.

O Joinville Gladiators lutou e venceu o SC Bowl IV e o Porto Alegre Pumpkins detonou seus adversários e venceu o Gaúcho Bowl. O Black Hawks voou para o ponto mais alto do pódio e venceu o Manaus Bowl e os Dragões do Mar venceram a Taça de Fortaleza e o CE Bowl.

Com tantos campeões no ano de 2009, o ano de 2010 vai ser ainda mais disputado, jarda por jarda, down por down. 2010 promete ser um ano ainda mais espetacular com relação ao esporte e você vai acompanhar tudo aqui, no Sideline Brasil.

Texto: Ricky Garcia

É de pequeno que se cria o gosto pelo esporte.

Parece clichê, mas as crianças são realmente o futuro, inclusive para o nosso esporte. E graças uma iniciativa do Prof° Claudio Telesca e da Associação Paulista de Futebol Americano, os pequenos poderão aprender e vivenciar um pouco do que é um dos esportes que mais crescem no nosso país.

Utilizando o método do flagbol ( o esporte é praticado sem contato) o projeto pretende atingir crianças a partir dos 7 anos de idade. O calendário das oficinas de vivencias e aprendizado dos meses de Janeiro e Fevereiro já estão definidas e é uma grande oportunidade de levar os filhos para praticar um esporte ainda pouco divulgado em nossas terras.

13/01 - SESC SOROCABA – 17h às 19h.
16/01 - SESC SANTOS - 16h. às 18h.
17/01 - SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 10h às 12h. e 13h. às 17h.
20/01 - SESC SOROCABA - 17h. às 19h.
22/01 - SESC VILA MARIANA – 14h às 16h.
23/01 - SESC VILA MARIANA – 14h às 16h.
26/01 - SESC PINHEIROS – 10:30min. às 12:30min. e 14h. às 16h.
27/01 - SESC PINHEIROS – 10:30min. às 12:30min.
27/01 - SESC SOROCABA - 17h. às 19h.
28/01 - SESC PINHEIROS – 14h. às 16h.
29/01 - SESC PINHEIROS – 14h. às 16h.
03/02 - SESC SOROCABA - 17h. às 19h.
08/02 - SESC CONSOLAÇÃO – 14h às 16h.
09/02 - SESC CONSOLAÇÃO – 14h às 16h.
24/02 - SESC SOROCABA - 17h. às 19h.

ENDEREÇOS:

SESC SOROCABA: PQ. DOS ESPANHOIS - RUA CAMPOS SALLES, S/N - VILA ASSIS
SESC SANTOS: RUA CONSELHEIRO RIBAS, 136 BAIRRO APARECIDA
SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: AV. ADHEMAR DE BARROS, 999 JARDIM SÃO DIMAS
SESC VILA MARIANA: RUA PELOTAS, 141 VILA MARIANA
SESC PINHEIROS: RUA PAES LEME, 195 PINHEIROS
SESC CONSOLAÇÃO: RUA DR. VILA NOVA, 245 VILA BUARQUE
Texto: Ricky Garcia