Por trás do jogo by Leandro Carvalho: Formação 4-3


A 4-3 compõe-se de 4 linhas defensivas (DE - DT - DT -DE) e 3 linebackers (OLB - MLB - OLB), os DBs são osde praxe , dois corners e 2 safetys. Na 4-3 existe uma mudança de estilos de jogadores, normalmente você tem 2 DT's BEM pesados que atacam o QB, mas principalmente são responsáveis pelo fechamento dos GAPS nas corridas pelo meio da linha ofensiva. Os DE's já tem uma característica de serem caras especializados em ir atrás do QB, são jogadores extremamente fortes mas tem uma agilidade, velocidade e explosão MUITO importante . Dois exemplos de excelentes DE's na atualidade da NFL (que jogam no esquema 4-3) são Dwight Freeney (Colts) e Michael Straham e Osi Umenyora (ambos do NY Giants). Falando dos Linebackers, na 4-3 ocasionalmente existeuma divisão entre STRONG SIDE e WEAK SIDE linebackers, essa é uma maneira de dividir os dois OUTSIDE linebackers, o strong side LB cobre o lado em que oTightend se encontra, e o weak side cobre o lado oposto. Essa divisão se dá para que você possa aproveitar seu OUTSIDE mais forte do lado do Tightend que é o lado mais forte da linha ofensiva, logo o lado mais propício para as corridas.

O WEAK side linebacker normalmente é menos forte e se especializa na corbetura de suas zonas e na individual, marcando Running Backs e em algumas situações extremas até mesmo um terceiro Wide Receiver, fazendo assim um bom duelo com o atacante, dado sua velocidade maior. O MLB da 4-3 é uma peça chave da defesa, ele está bem no meio do campo, tanto em profundidade quanto em amplitude, ele tem uma visão privilegiada do ataque. O MLB da 4-3 é um jogador híbrido, ele é rápido, por que tem que ter presença em ambas as laterais do campo no caso das corridas abertas, ele é muito forte, porque ele é importantíssimo para fechar os gaps e se aproveitar dos bloqueios do fullback ou eventualmente de um linha ofensiva, fazendo bem o seu trabalho nas corridas pelo meio, ele fecha seus gaps e finaliza a jogada ou dá a chance a um de seus companheiros para chegar e dar o tackle. A leitura de jogo e agilidade do MLB são essenciais nas jogadas de passe, dado que ele está no meio do campo cobrindo rotas de TEs, WRs (cortando em rotas pro meio) e RBs.

Um ótimo exemplo de MLB que joga na 4-3 é o Brian Urlacher (Chicago Bears). A 4-3 é bem convidativa ao esquema cover 2, com dois Safetys cobrindo fundo e os Corners cobrindo zonas curtas(zonas flat) ou marcando os WRs individualmente. A cover 2 é a base da maioria dos times da NFL atualmente. Apesar do trabalho da secundária se assemelhar bastante na 4-3 com o das outras formações, existem jogadores que se adaptam melhor a essa formação, pois tendo companheiros em uma boa cobertura, esses jogadores podem se sentir mais a vontade para serem mais agressivos e se envolverem também no jogo corrido, como é o caso do Safety do Colts, Bob Sanders (escolhido como melhor jogador defensivo da última temporada da NFL).

Será que Favre retorna para mais uma temporada?

Uma das maiores expectativas do novo Presidente do Green Bay Packers, Mark Murphy, seria contar novamente com o trabalho do veterano QB, Brett Favre, para a próxima temporada.
“Eu continuo acreditando que ele voltará para mais uma temporada”, disse Murphy nesta quarta feira numa entrevista. “O time ainda tem muita coisa a ganhar acerca de Favre e ainda existe uma expectativa real de grandes coisas para o time na próxima temporada”.

Na verdade Favre teve um renascimento na sua longa carreira na última temporada, conseguindo números incríveis, batendo recordes pessoais e liderando um time jovem para o título da Divisão Norte da NFC e ainda disputou a final da conferencia dentro do Lambeu Field.
Murphy já foi profissional por oito anos na NFL com os Redskins de 1977-84, por isso, ele tem tanta certeza que Favre vai continuar mantendo o mesmo desempenho por mais uma temporada.

“Quando assistimos aos jogos de domingo, você vê uma dedicação e uma entrega pelo jogo descomunal”, diz Murphy sobre Favre. Porém, o presidente sabe que não é fácil para ele tomar esta decisão. “Ele tem uma paixão pelo que faz, mas sei que não é tão fácil tomar essa decisão de continuar por mais um ano”, encerra Murphy.

Em minha opinião a chance de Favre jogar por mais uma temporada é bastante considerável, justamente pela grande oportunidade de conseguir levar mais uma vez os Packers à pós-temporada. Na divisão norte, os Packers não chega a ser ameaçado por seus rivais, logo se for mantido o espírito da equipe da temporada passada somado a uma maior experiência desse time jovem, porque não tentar mais uma Favre?
Favre completou 356 passes de 535 tentados, somando 4.155 jardas para 28 touchdowns e sofrendo 15 interceptações na temporada 2007.

Colvin e Kenninson são dispensados por motivos de lesões!

No futebol americano uma das maiores exigências para os jogadores se manterem empregados é ficar bem longe do departamento médico. Nesta terça duas dispensas consideráveis acabaram comprovando esta máxima.
Um dos principais jogadores no esquema defensivo do New England Patriots na campanha vitoriosa do segundo Super Bowl pelo time, o LB Rosevelt Colvin, acabou sendo dispensado nesta terça pela direção do Patriots. Um dos principais motivos dessa dispensa, foram as graves contusões que este jogador teve, deixando-o bastante tempo na enfermaria.
Colvin assinou com o Patriots um contrato como free agent em março de 2003. Ele jogou 11 partidas na última temporada antes de sofrer uma contusão no pé, deixando-o desta vez, fora do restante da temporada regular e ainda dos playoffs.
Com 414 tackles, 52,5 sacks, três interceptações, 13 fumbles forçados e 9 fumbles recuperados em nove temporadas com o Patriots e o Bears.

Outro jogador dispensado nesta terça feira, desta vez pelo Kansas City Chiefs, foi o veterano WR Eddie Kennison.
Kenninson, com 35 anos defendeu as cores do Chiefs por sete temporadas, sendo um dos Top3 do time. Mas na última temporada, ele limitou-se participar em somente oito jogos por motivo de lesões, recebendo 13 passes para 101 jardas.
Jogou 91 partidas pelo Chiefs, com 321 recepções para 5.230 jardas e 25 touchdowns. Kenninson teve 1.000 jardas recebidas nas temporadas de 2004 e 2005, onde somente Carlos Carson conseguiu este feito na história da franquia.
Antes de jogar pelo Chiefs, Kenninson jogou no St. Louis Rams, New Orleans Saints, Chicago Bears e Denver Broncos nos seus doze anos de carreira.

Descontentamento entre as partes, WR LIoyd é dispensado!

O WR Brandon LIoyd foi dispensado pelo o Whashington Redskins, afirmando seu descontentamento com o time da capital. Defendendo as cores do time por duas temporadas, Brandon recebeu apenas 25 passes com nenhum touchdowns. Na última temporada acabou jogando muito pouco, onde recebeu apenas dois passes para 14 jardas.
LIoyd já estava chateado com o time porque seu trabalho sempre foi mal aproveitado, inclusive dizia nos bastidores que estava faltando ética por parte do staff da equipe, com relação a sua produtividade na equipe.
Os Redskins negociou dois draft picks com o San Francisco 49’ers para adquiri LIoyd antes da temporada de 2006. O mais curioso, foi que o time assinou um contrato de longo-prazo que incluía $10 milhões em garantias.

Devo parar de jogar football?

Essa é uma das principais dúvidas do excelente DE Michael Strahan, após conquistar seu anel de campeão.
Agora que ele conquistou o título do Super Bowl, dinheiro e outras questões tão importantes na sua carreira, Strahan estará decidindo se encerra a carreira ou continuará defendendo as cores do New York Giants na sua 16º temporada como profissional.
Strahan terminou a última temporada como um verdadeiro líder, jogando com amor e muita garra, quando o seu time mais precisou. Foram sete vitórias fora de casa, sendo três nos playoffs ao eliminar o Tampa Bay, Dallas Cowboys e o Green Bay Packers. A vitória no Super Bowl XLII culminou com uma excelente partida desse veterano, ao comandar sua defesa contra o então favorito New England Patriots naquela final.

“Eu estou muito orgulhoso de fazer parte disso” Strahan disse...

No último verão, Strahan apareceu, mas não fez parte de qualquer ação com os Giants. Estando fora do campo de treinamento por boa parte da pré-temporada, enquanto isso, ele esteve pensando numa possível aposentadoria. Até então o problema para ele não seria dinheiro, mas simplesmente não sentia mais desejo de jogar.
Ele deverá sofrer o mesmo processo este ano, mas promete que não tomará a decisão não tão logo. Ao terminar as férias no mês de março, Strahan disse que irá informar sua decisão para o time, isso deverá acontecer no meado de abril, antes do draft.

“Ele estará de volta”, Disse seu companheiro Umenyiora, sobre o futuro de Michael Strahan no Giants; e ainda completou “Depois desse anel”, Umenyiora insistiu. “Nós somos capazes de manter esse time juntos, sendo assim, eu acho que somos capazes de competir nos próximos cinco anos ao lado dele”.

Não acredito nessas cinco temporadas para Strahan citado por seu companheiro de time, haja vista que não é mais nenhum garoto, mas eu creio que ele ainda possa ser muito útil para o time de New York pelo menos para a próxima temporada.

Por trás do jogo by Leandro Carvalho: Formação 3-4

O Sideline abre suas portas para o mais novo colaborador, Leandro Carvalho, mais um membro da Lista Redzone, atual coordenador ofensivo e jogador da equipe do Mamutes do Rio de Janeiro.

Leandro irá postar semanalmente no Sideline tudo sobre as "táticas" que envolvem esse esporte extremamente complexo. Espero que o Sideline possa servir para tirar as dúvidas daqueles que são apaixonados pela bola oval e tem o interesse de se aprofundar na parte estratégica do jogo.
O Leandro irá começar falando sobre um dos sistemas defensivos mais utilizados pelos treinadores da NFL.

FORMAÇÃO 3-4




A formação 3-4 não necessariamente quer dizer menos pressão no QB, muito pelo contrário, essa formação nas defesas acabaram se tornando mais fortes nesse quesito (sacks) durante essa temporada. Uma das equipes que jogou nesta formação foi o San Diego Chargers, acho que esse ano eles só sacaram menos que a incrível defesa do New York Giants.

A 3-4 pode até obter mais pressão do que a 4-3 e com ela é possível disfarçar melhor as blitz, como a defesa tem somente 3 jogadores na linha defensiva (DE – NT – DE)*, você tem mais jogadores entrando, LBs, Safetys e Corners, isso pode ser bem difícil para uma linha ofensiva deter.

Outro ponto que não é verdade, seria o fato que o sistema 3-4 é fraca contra o jogo corrido, até porque você tem 4 LBs (OLB – ILB – ILB – OLB)* que são os jogadores que tem como principal trabalho marcar o jogo de corrida, se um time tem bons jogadores nas linhas defensivas, que no caso da 3-4 são mais fortes do que ágeis, esse esquema pode ser BEM efetivo.

A verdade é que a 3-4 exige mais dos LBs versáteis, bons na blitz, na cobertura e parando a corrida, enquanto que na 4-3 você tem dois DE's que são fortes e ágeis que se envolvem bastante no jogo corrido, mas são especializados em ir atrás do QB.

*DE – Deffensive end
NT – Nose Tackle *1 .
OLB – Outside Linebacker
ILB – Inside Linebacker

By Leandro Carvalho

NFL: Chargers assina com o LB Derek Smith

Derek Smith foi dispensado na última quinta feira pelo San Francisco 49’ers, onde neste domingo aceitou um acordo de dois anos com o San Diego Chargers.
Smith foi draftado pelo Redskins em 1997 e jogou quatro temporadas sob a batuta do treinador Norv Turner, onde atualmente é o treinador do Chargers.
Muitos creditam essa possível contratação, em função do conhecimento que Turner já tem com este jogador.
Derek Smith jogou em 168 jogos durante onze anos de carreira como profissional na NFL. Liderou os 49’ers em tackles por cinco temporadas consecutivas (2001-05).
The Associated Press

NFL: Desmond Clark renova por mais duas temporadas no Bears

Neste fim de semana, o TE Desmond Clark assinou uma extensão de contrato por mais dois anos, onde defenderá o Bears até 2010.
Nos últimos dois anos, Clark teve uma média de 13,2 jardas por recepção, melhor entre vários jogadores na sua posição na NFL.
Ele foi o terceiro no time com 44 recepções para 545 jardas e 4 touchdowns na última temporada, tendo 15 em cinco anos com os Bears.
A extensão de Clark, que teve 262 recepções para 3.067 jardas e 24 touchdowns em nove temporadas, veio um dia após a franquia assinar um novo contrato com o QB Rex Grossman para mais um ano de contrato.
The Associated Press

NFL: Antonio Gates fará cirurgia!

Um dos melhores TE da NFL, planeja submeter-se a uma cirurgia no seu pé na próxima semana. Esse problema acarretou uma limitação de movimentos durante o final da última temporada.
Os médicos estão prevendo um período de quatro a seis meses de recuperação, para que possa estar completamente liberado para o início da próxima pré-temporada.

O Dr. Robert Anderson, um dos maiores expecialistas ortopédicos do país, fará a operação. O maior trunfo desse cirurgião, é o fato que ele já fez várias operações desse tipo em diversos atletas, na qual permitiu o regresso dos mesmos na temporada seguinte e sem qualquer problema.

Listado como jogador "lesionado duvidoso" por boa parte da pós-temporada pelos Chargers, Gates teve que jogar todas as partidas e ainda participou de jogadas chaves para sua equipe, mesmo sentindo a lesão em seu pé.

Fonte: Espn.com

NFL: Vou para Dallas!

Neste fim de semana, o LB Zach Thomas assinou um contrato de um ano com o Dallas Cowboys. Thomas irá receber nada menos que uma bagatela de $3 milhões pelos seus serviços na franquia do Texas.
Antes de assinar esse contrato, Zach Thomas havia recebido duas propostas, Patriots e Saints respectivamente. Porém, uma das razões que pesou na sua escolha, foi o fato de poder voltar ao seu estado natal, relembrando inclusive seu tempo de High School.
Thomas foi dispensado no último dia 14 de fevereiro pelo Miami Dolphins, sendo parte desse início de projeto, visando uma grande renovação na franquia, pelo novo Vice Presidente de Futebol e Operações, Bill Parcells.

Selecionado em 1996 pelos Dolphins, tendo a sua melhor temporada em 2006 com 165 tackles. Zach Thomas sempre se destacou pela sua liderança e extrema capacidade de fazer a leitura dos ataques adversários.

Na última temporada, ele perdeu duas partidas por causa de uma comoção celebral, após a derrota para o New England Patriots em 21 de outubro, desde então não pode jogar novamente naquela temporada, sendo colocado inclusive na lista de "injured reserve".

Bola Oval no Brasil: Rio de Janeiro Sharks


Retomando as atividades no Sideline, nada melhor que começar contanto a história, sobre talvez, a equipe mais antiga das areias cariocas.

Em 1986, Robert Lee Seagal juntamente com um grupo de amigos aficcionados pelo futebol americano resolveram estudar e pesquisar aquelas regras tão diferentes e complexas do esporte. Desta forma, desenvolveram e puseram em prática tudo o que aprenderam sobre o futebol americano nas areias das mais belas praias do Rio de Janeiro. Logo, a 1ª equipe de futebol americano de praia veio a se chamar RIO GUARDIANS.
Em 1999, com o surgimento de novas equipes no estado, através de uma organização, foi criado em janeiro de 2000, o primeiro campeonato Carioca de Futebol Americano de Praia, denominado, CARIOCA BOWL e que fora vencido naquela oportunidade pelo então Rio Guardians.

O Guardians atuou até o ano de 2001, onde o time parecia que seria extinto, logo após a saída do seu “fundador”. Entretanto os que continuaram não aceitaram o fim da equipe. Sendo assim, após várias discussões e propostas, resolveram dar um outro nome a equipe, começando do zero e continuando com quem aceitou ficar no grupo.
Com entrada de novos atletas, esta equipe então ganhou um novo nome e uma nova identidade, passando a se conhecida como RIO DE JANEIRO SHARKS.
Com a liderança de Rodrigo Hermida e Leandro Maltez, o time ainda contou com o intercâmbio de novos atletas interessados em manter esse sonho vivo. O RJ Sharks é hoje uma das maiores e tradicionais equipe deste esporte no Rio de Janeiro.

Com o intuito de iniciar um novo processo de treinamento sério, visando ajustar as performances dos atletas e as funções desempenhadas pelos mesmos nos jogos, o Rio de Janeiro Sharks tem desenvolvido ao longo de seus 6 anos de existência um amplo trabalho de treinamento e capacitação de seu pessoal.
Tal trabalho, comandado pela diretoria, e que já vem demonstrando seus resultados, visto que chegaram a 3 finais ao longo da sua história. Tal sucesso faz com que o Sharks seja sempre apontado como favorito em cada campeonato e torneio que disputa.
Para esta temporada de 2008, o elenco irá sofrer um processo de reformulação, visando o próximo Carioca Bowl e o longo futuro do "time vovô" das areias cariocas.

A sede do time fica localizada ao lado do Posto 3, da mais famosa praia do Rio de Janeiro, Copacabana. Atualmente os treinos acontecem todos os domingos por volta das 15:30h.

Comeback do Sideline!

Apartir de hoje o Sideline retorna à ativa com muitas informações sobre a Bola Oval! Por problemas técnicos não foi possível manter o blog atualizado nestes longos dias de fevereiro.

Pretendo dar continuidade à divulgação dos times fundados no Brasil, contando as histórias e suas curiosidades.

Não posso deixar de cobrir a mais uma temporada dos principais campeonatos do país, tentando inclusive, cobrir outras praças como Espírito Santo, Manaus, Cuiabá e todo o nordeste. Para que isso seja possível, preciso do apoio de todos os leitores, organizadores e colaboradores. Não deixem de usar o Sideline como uma ferramenta de divulgação para seu time, do seu campeonato e principalmente sobre o futebol americano.

Outra, o Sideline terá uma melhor cobertura sobre o que rola na NFL, abordando os temas mais importantes da semana. Fiquem ligados!