Clássico dos opostos em Sorocaba!


A última partida da Divisão Leste entre o São Paulo Storm (2-1) x Sorocaba Vipers (0-3), que será disputada amanhã, a partir das 14:30h, no campo da Facens na cidade de Sorocaba, acabou ganhando um ar de dramatização, principalmente para o Storm, que precisa vencer por uma larga diferença de pontos para não depender de outros resultados.

Para o Sorocaba Vipers resta vencer e terminar o torneio de cabeça erguida e claro tirar a classificação do seu maior rival. O jogo promete muitas emoções e muita luta por parte das duas equipes que se encontram em condições opostas.

Existe a promessa de um grande público para esta partida, e o mais importante, este clássico será transmitido para todo o Brasil através da Internet (http://www.redeamigosdacultura.com.br/).

Cheeleaders marcaram presença na 18ª Olimpíadas!


Na 18ª edição das Olimpíadas para a 3ª Idade, na cidade de Joinville-SC, as meninas do Joinville Gladiators, desta vez não estavam na sideline de um campo de football, mas participando da abertura dos jogos que já virou uma tradição na cidade.

"Essas meninas já são bastantes conhecidas em Joinville! Onde já esta virando um hábito à serem convidadas para participar de diversos eventos" - conta Fernando Tod - responsável pelo grupo.

Além das coreografias, a simpatia e o carinho que as meninas tiveram durante todo o evento, acabaram encantando a todos que compareceram no ginásio.

"Elas ganharam um lugar de destaque e levantaram a arquibancada! O futebol americano cresce em Santa Catarina, junto com essas meninas que emocionaram os corações dos nossos atletas olímpicos da 3° idade" - acrescentou Fernando



Decisão nas Minas Gerais agita o feriadão!



No próximo final de semana, durante o feriadão, o Minas Bowl irá esquentar a cidade de Belo Horizonte.
Serão três equipes que jogarão entre si em prol do título máximo do estado. A temporada regular contou com partidas emocionantes e com um bom nível técnico nos jogos disputados na cidade de Ipatinga e também na próspera Uberlândia.

As finais serão disputadas no Estádio do Santa Cruz, um dos mais conhecidos e respeitados clubes mineiros de várzea. Com uma boa estrutura que inclui até tribuna de imprensa, arquibancada para um bom público e com a possibilidade de realização de jogos noturnos.

Para ainda mais divulgar a decisão do Torneio, os jogos serão transmitidos ao vivo pela Internet, além de um narrador e comentaristas conhecedores do esporte.
Para maiores informações: http://www.minaslocomotiva.com.br/

Tudo pronto para o CE BOWL I!

Dia 7 de novembro às 8 horas da manha, pode para muitos ser um dia de descanso, um sábado a mais. Mas nesse dia começa o primeiro campeonato cearense de futebol americano, O CE BOWL.
Fortaleza que já e conhecida pela mídia especializada o estado mais organizado do esporte, com 7 times de futebol americano em nossa cidade e um time feminino, ganhara o seu primeiro estadual, realizado pela F.C.F.A (Federação Cearense de Futebol Americano) em parceria com a FIC.
Deste torneio, saem os 2 representantes que irão disputar o Nordeste Bowl, Maior torneio de futebol americano da região a ser realizado em Natal-RN.

Em sua primeira rodada o Fênix, time iniciante, jogará com o time mais tradicional do nordeste, Os cangaceiros sábado as 8 da manha na FIC VIA CORPS. Na segunda as 19 horas, os Dragões do mar enfrentam o Jaguars Fortaleza.

Todos os jogos serão com a entrada franca!

Fonte: Gabriel Campelo

Gladiators vence e segue líder no Sul!

No último domingo, completando a 8° rodada do SC Bowl 2009, o Joinville Gladiators recebeu o Blumenau Riesen numa tarde de céu nublado na cidade de Joinville.

Logo no primeiro quarto, os Gladiators chegou ao primeiro touchdown num passe de 3 jardas do QB Werner #10 para o TE Vágner #88 (2PC não convertido). Depois disso a defesa do Gladiators entrou em ação, fazendo com que o Riesen não tivesse chance de pontuar.

Destaque nesse quarto também para a recepção e o corte de dois marcadores do WR Santo #81, digno de uma jogada da NFL, sem qualquer exagero, com contaram todos que estiveram presente.
Já no segundo quarto, com os Gladiators novamente na redzone do Riesen, o QB Werner #10 conectou um passe com o WR Júnior#83 no cantinho da endzone para mais um TD (XP convertido pelo K/SS Diogo #46), fazendo Gladiators 13 X 0.

No inicio do terceiro quarto, após um fumble forçado pelo DE Schneider #93, os Gladiators recuperaram a bola já no seu campo de ataque e o RB Fernandes #35 correu para endzone, anotando o terceiro touchdown (XP convertido pelo K/SS Diogo#46) e deixando o placar em 20 X 0 para o time da casa.

A defesa dos Gladiators continuava implacável na partida, forçando novamente o Riesen a devolver a bola. Então o QB Thiagão #14 conectou um passe longo com o WR Júnior #83, que fez um catch maravilhoso com apenas uma das mãos, colocando o time de Joinville dentro da redzone novamente.
Com uma Trick Play realizado pelo QB Thiagão #14 para o RB Fernandes #35, o time mexeu novamente no placar (XP convertido pelo K/SS Diogo #46), fazendo 27 X 0.

Ainda no terceiro período, o SS Diogo #46 interceptou uma bola e retornou até o campo de ataque do Gladiators. A partir dai, o QB Thiagão #14 conduziu o time até a porta da endzone, quando entrou em cena o FB Leivas #43 para anotar outro touchdown (XP convertido pelo K/SS Diogo #46) e colocar o placar em 34 X 0 para os Gladiators.
No último período, o LB Darlan #58 ainda recuperou um fumble e os Gladiators apenas administraram o relógio, fechando o jogo em 34 x 00, mantendo a liderança isolada do SC Bowl 2009.

Fonte: Deivis Chiodini
Fotos: Denise Flores

Black Hawks vence a segunda em Manaus!



Amazônia Mustangs 08 x 14 Amazon Black Hawks - Com um início muito forte, os Mustangs conseguiram manter a posse de bola por boa parte do primeiro quarto, mas não souberam aproveitar as oportunidades que foram criadas.

Já o Black Hawks aproveitou após um touchdown de retorno do RB Phellipe #24 e abriu vantagem naquela altura (XP não convertido). Os Mustangs trataram de empatar após a corrida do QB Smash #23 parando somente dentro da endzone (2PC convertido K Cauper #19). O curioso que aconteceu um erro durante o snap, mas com muita presença de "espírito", Cauper ainda conseguiu correr com a bola após consertar o erro da sua equipe.

Mais disputado, o jogo ganhou em emoção, quando o Black Hawks voltou a anotar com mais uma jogada por terra, desta vez pelo FB Orley #42 quebrando vários tackles até atravessar o plano de gol, dando assim, números finais a partida (2PC convertido FB Beowulf #48).

Com a vitória o Amazon Black Hawks segue na vice liderança do IV Manaus Bowl, com 2-1 até aqui na temporada regular...

Passagem garantida para São Paulo!



No último sábado, pela Divisão Oeste, o Cuiabá Arsenal entrou em campo com o propósito de não dar nenhuma chance ao seu oponente. Com uma defesa muito bem postada em campo e extremamente dominante acabou sendo o diferencial nesta partida a favor do time da casa.

Logo no 1º quarto com uma corrida pela lateral do FB Tiagão #37, o Arsenal abriu o marcador (XP K/S Raulin Leal #25). Com a vantagem no placar e os erros do time de especialista do Tubarões do Cerrado, o segundo período acabou servindo para o Arsenal despontar rumo aos playoffs.

Novamente o FB Tiagão #37 por terra, anotou o segundo touchdown (XP convertido K/S Raulin Leal #25) e na sequência um passe de 11 jardas do QB Orlando #16 para o WR Grilinho #82 anotou mais 6 pontos no placar à favor do time da casa (XP não convertido).
Antes de acabar a primeira etapa, mais três pontos foram anotados após um chute certeiro de Field Goal pelo K/S Raulin Leal #25.

Sem poder de reação e esbarrando na defesa do Arsenal, o Tubarões do Cerrado retornou para a segunda etapa completamente dominado.
Dando números finais a partida, o excelente “veterano” QB Prants #7 (ex Caxias Panzers), tratou de deixar sua marca no jogo, após uma corrida de 10 jardas para a endzone (XP convertido K/S Raulin Leal #25).

Após o apito final da partida, o campeão da Divisão Oeste só tratou de comemorar a sua passagem às finais do Torneio Touchdown 2009.

Foto: Soraya Medeiros/VC repórter (Site Terra)

São José Istepôs vence e continua com chances!

Timbó Rhinos 06 x 10 São José Istepôs - No último sábado, pela 8ª rodada da LCFA 2009, o São José Istepôs derrotou em casa o Timbó Rhinos e continua com chances na temporada.
Logo no início da partida, o time visitante abriu o marcador, após uma interceptação próxima a endzone, a primeira campanha dos Rhinos acabou sendo facilitada naquela altura, quando na sequência o time anotou um touchdown de passe (2PC não convertido).

Mais equilibrado na partida, o São José Istepôs soube manter a posse de bola por boa parte da primeira etapa. No final do segundo período o time da casa acabou virando o placar, com um touchdown de corrida do LB Marcel Pires #98 (XP convertido).

Com a lesão do QB titular, Jackson Kestring #4, o time foi liderado em campo pelo reserva imediato Kurt Bourscheid #17, onde acabou tendo um bom desempenho no jogo, ao liderar o ataque do time casa. Numa das melhores campanhas, comandou um avanço até a linha de 25 jardas de ataque, facilitando o trabalho para o K/SS Marcos Pires #8 conectar um chute de field goal, aumentando a diferença a favor do time do litoral catarinense.

O Timbó Rhinos ainda teve a chance de vencer a partida, mas a bela interceptação do FS Joseph Lacey #22, acabou garantindo mais uma vitória para o São José Istepôs.

Agora com duas vitórias na tabela, os Istepôs ainda batalham por um lugar na próxima fase do campeonato. A equipe precisa vencer as partidas restantes – contra Brusque e Blumenau – e esperar combinação de resultados favoráveis para terminar a LCFA 2009 na terceira colocação.


Fotos by Jocélia Ledoux Pilger

TT09 na tela da ESPN: Matéria #5



Vamos curtir a quinta matéria de Andre José Adler para o programa The Book is on the Table, realizada no último dia 17 de outubro, com direito a uma estátua humana em pleno museu da Quinta da Boa Vista e uma rápida visita ao Zoo do Rio...


Tubarões do Cerrado 00 x 30 Cuiabá Arsenal



Neste sábado, pela Divisão Oeste do Torneio Touchdown, o Cuiabá Arsenal (2-0) ao derrotar o time da Capital Federal (0-2) em casa, carimbou seu passaporte à finais do Torneio. Com uma grande exibição o time de Cuiabá mostrou sua força dentro de campo, não dando chances para seu oponente durante toda a partida. Por parte do Tubarões os erros acabaram sendo capitais, com 5 fumbles e praticamente jogando com as costas da sua própria endzone, durante todo o segundo tempo, as ações ofensivas foram completamente anuladas pelo Arsenal.

Com esta vitória, o Arsenal aguarda a definição da Divisão Sul e Leste para conhecer o seu adversário nos playoffs, que será disputado no próximo mês de Novembro na capital Paulista.

Durante a semana mais detalhes aqui no Sideline Brasil...

HC do Tubarões do Cerrado fala no Sideline!

Chegou a vez de conhecermos um pouco mais sobre a forma como Rodrigo Lyra costuma treinar o time da Capital Nacional.

“Em primeiro lugar é uma satisfação enorme pra todo o Tubarões do Cerrado esse tipo de interesse e divulgação... Não só do time mas também para o FA no Brasil. Os meus sinceros parabéns” – Rodrigo Lyra


Sideline: Qual é o teu estilo de comandar o Tubarões do Cerrado? Linha dura? motivador? paizão?...Você criou a família dentro do grupo?

Rodrigo: Em reunião logo após o primeiro jogo contra o Arsenal em Brasília valendo pelo TT, a diretoria do TDC decidiu escolher um HC para o time... nesse espaço estava um vazio enorme deixado pelo antigo HC Kevin Grahan. Surgiu o meu nome e não poderia deixar de aceitar o desafio para liderar uma equipe de verdadeiros amigos! Sempre fui um verdadeiro e autentico FS... um jogador duro e sempre com espírito de vitoria. Com isso hoje o estilo de comando do TDC é ser linha dura diferenciando bem as relações de dentro e fora do campo. Contudo todo HC tem que saber como alguns jogadores reagem a cobranças mais fortes ou não. A parte motivacional sempre tem que existir! O time em si sempre foi de uma grande família.... se ajudando não só dentro de campo mas principalmente fora dele!

Sideline: Mais coletivos ou mais treinos táticos?

Rodrigo: Os treinos são bem divididos dependendo bastante da necessidade apresentada para cada jogo.Se a comissão técnica avaliar que precisa ser treinado algumas jogadas ou jogadas novas,priorizamos o treino tático... se é uma questão de físico, é puxado mais esse tipo de treino e por fim o coletivo que é o verdadeiro motivacional de todo atleta que treina FA... todos esperam por esse momento!

Sideline: Disciplinador? Saiu dos eixos, perde a vaga?

Rodrigo: Infelizmente após a saída do grande HC Kevin o time perdeu a direçao e a disciplina. Hoje com a nova comissão estamos resgatando as regras e principalmente a disciplina do time! A vaga no time titular é uma questão de técnica aliada a frequência de treinos.

Sideline: Em rápidas palavras, como você enxerga os times que disputam a divisão Oeste?

Rodrigo: Coloco tanto o Arsenal como o TDC entre os 5 times mais fortes do Brasil. Por questão de logística caímos na mesma chave e infelizmente só passara um para as finais. Sempre é um jogo durissimo... envolvido de uma gigantesca rivalidade DENTRO de campo. São dois times que sempre se respeitaram muito e que tem varias amizades entre os próprios jogadores. A rivalidade TDC x Arsenal é um exemplo para todo Brasil... me orgulho em dizer que com derrotas ou vitorias NUNCA tivemos qualquer tipo de incidente dentro ou fora do campo de jogo. O respeito sempre existiu! Arsenal é um time de jogo físico o que destaca bastante o RB Tiagao. A defesa liderada pelo LB Igor é sempre perigosa nas blitz colocando bastante pressão nos QBs forçando muitas vezes uma decisão precipitada. O grande destaque do time na minha opinião é realmente o QB Orlando Junior. É um grande estudioso do jogo... faz otimas leituras e tem grande inteligência para mudar o resultado de uma partida.

HC do Cuiabá Arsenal fala no Sideline!

Um dos responsáveis pela introdução do esporte no estado de Mato Grosso, Orlando Ferreira Júnior, além de ser o QB da equipe, ainda acumula a função de HC principal do Cuiabá Arsenal.

Sideline: Qual é o teu estilo de comandar o Cuiabá Arsenal?

Orlando: O Cuiabá Arsenal é um time amador e a motivação dos jogadores é diferente de um time profissional. Os jogadores querem fazer parte de alguma coisa grande, querem deixar uma marca, querem fazer a diferença. Meu papel é de facilitador. Eu preciso mostrar aos jogadores o que eles devem fazer para melhorar e motivá-los a querer fazer isso.

Sideline: Linha dura? motivador? paizão?...Você criou a família dentro do grupo?

Orlando: Definitivamente não sou "linha dura". A única regra que temos dentro da equipe é que qualquer jogador que se envolver em uma briga estará automaticamente excluído do time, independente de ter sido provocado, de ter razão ou não. O Futebol Americano é um esporte que exige muito do sentido coletivo. Por isso é importante que os jogadores se conheçam e gostem uns dos outros. No Arsenal desenvolvemos muitas atividades extra-campo que permite aos jogadores se relacionarem em outros ambientes. Hoje vários dos meus amigos são relacionados ao Arsenal e isso acontece com grande parte dos jogadores. Tudo isso ajuda na motivação: o jogador que está em campo sabe que o cara ao lado dele vai fazer por ele. Quanto ao conceito de "família", eu prefiro o conceito de "interdependência" - cada jogador sabe do seu objetivo, do objetivo da equipe, e ele sabe que para alcançá-lo ele precisa, ele depende, dos demais jogadores. Ainda que exista alguém que não se relacione bem com algum jogador, ele sabe que depende dele para fazer bem o seu papel. Esse é o sentimento que procuro trabalhar no Arsenal. O ambiente de amizade ou mesmo de "família" é consequência disso, não objetivo.

Sideline: Mais coletivos ou mais treinos táticos?

Orlando: Treinamos quatro dias por semana e nossa agenda de jogos é uma das menores do país, por questões logísticas. Por isso o "ataque x defesa" é importante para que o jogador entenda o que realmente deve fazer na hora da partida e também faça alguma coisa que goste. Os treinos táticos são importantes e também fazem parte da nossa rotina. Basicamente entendo que o treinamento não pode ser chato - o jogador tem que gostar de estar no treino. Se for chato, ele vai trocar o treino por algo mais interessante e o time perde com isso.

Sideline: Disciplinador? saiu dos eixos, perde a vaga?

Orlando: Exigimos o máximo da capacidade física de cada atleta. Acredito no esporte como uma importante atividade de integração na vida social do indivíduo. Por isso não acredito em "expulsões" ou "punições". A vaga no time titular é resultado de uma série de variáveis, como frequência aos treinos, desempenho nos treinos, histórico com a equipe, desempenho nas partidas que já participou, dentre outras. A capacidade física é trabalha individualmente por cada jogador e eles sabem a diferença que isso faz na sua performance em campo.

Sideline: Em rápidas palavras, como você enxerga os times que disputam a divisão Oeste?

Orlando: O Tubarões do Cerrado é uma equipe muito bem organizada e com um padrão de jogo consistente e muito forte, fisicamente. É uma defesa difícil de ser superada, que conta com jogadores experientes, inclusive com jogadores americanos, e que cede poucos pontos. O ataque corrido é forte, com uma bela linha de bloqueadores. E o jogo aéreo também é eficiente e a equipe conta com um dos melhores QBs do país. É um time muito difícil de ser batido.
O Cuiabá Arsenal têm a seu favor uma das melhores defesas do país. No ataque somos basicamente um time de corrida, usando a força do Tiagão. Para ir mais longe no Torneio Touchdown precisaremos melhorar o nosso jogo aéreo e os times especiais.

Um jogo, uma verdadeira decisão!


No próximo sábado, dia 24 de outubro, pelo Torneio Touchdown, duas equipes entraram em campo para uma partida decisiva, que irá definir o campeão da Divisão Oeste, garantindo uma passagem aos playoffs da competição.

O Cuiabá Arsenal recebe o Tubarões do Cerrado na partida de volta, às 18:00h no famoso Dutrinha. Mas antes do jogo, os organizadores preparam uma verdadeira festa, regada com muita bola oval. Às 14:30h acontece um amistoso preliminar entre o SINOP Coyotes encarando o Campo Grande GRAVEDIGGERS, será o primeiro confronto entre essas duas equipes com equipamentos completos. Logo após, os torcedores irão conhecer o trabalho que o Arsenal vem fazendo com a sua escolinha de futebol americano. Os mais jovens irão demonstrar todos os fundamentos do esporte, onde serão colocados em prática dentro de campo, juntamente com as meninas do Cuiabá Angels.

Com a narração de André José Adler e com a partida sendo transmitida ao vivo pela Internet, o público interessado deve correr para garantir um lugar nesta grande festa do Futebol Americano Nacional.

Os ingressos já estão a venda na UNIC Beira Rio, UNIC Pantanal e nas lojas da Livraria Janina ao preço de R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

Eu pratico o Futebol Americano!

Nascido e criado em Curitiba, com 21 anos e cursando o 3º ano de Engenharia Civil na UFPR (Universidade Federal do Paraná), Lucas B. do Nascimento, mais conhecido como "Mullet", após ter ganho esse apelido na 7ª série do colegial, graças aos cabelos longos na época, é mais um que pratica o futebol americano pelo Brasil, onde é considerado por muitos um dos melhores na posição de running back.

Sideline: Quando você começou a praticar esportes em geral?

Mullet: Desde muito criança, sempre pratiquei algum esporte, desde judô, futsal, natação, cheguei até a participar de alguns campeonatos municipais de handball pelo time da escola. Mas acho que além do esporte eu sempre brinquei muito quando criança, como pega-pega, pique-esconde, pé-na-lata e etc, sempre fui uma pessoa ativa.

Sideline: Como começou o interesse pelo futebol americano?

Mullet: Quando era criança ganhei uma bola de F.A do Steelers e lógico, fiquei curioso, afinal nunca tinha visto uma bola daquela e nem sabia como que aquilo funcionava. Porém foi só em 2002 que por acaso, passando os canais da TV, eu vi a transmissão do SuperBowl, acabei assistindo o jogo e me despertou muito o interesse e a vontade de joga.

Sideline: Quando você começou, praticava o esporte sem equipamentos? Se sim, quais as principais diferenças de jogar com as proteções?

Mullet: Comecei jogando sem proteção mesmo. Uma grande diferença, que eu vejo, é a quase inexistência da visão periférica quando se usa o Helmet , isso reduz muito a tua visão da jogada. Outra é a intensidade do jogo, em tudo (tackel, block, stiff arms...etc). Creio que seja devido a confiança excessiva que o uso do equipamento proporciona, só por que a pessoa usa o helmet ela acha que pode sair dando cabeçada sem se machucar. Aí entra outro ponto importante, algumas técnicas devem ser trabalhadas e aprimoradas, não só pela evolução técnica do atleta, mas principalmente com o intuito de evitar uma grave lesão.

Sideline: Qual é a sua história com o Barigui Crocodiles?

Mullet: Começou em 2005, quando eu estava no 3º ano do Ensino Médio. Conheci um amigo no colégio que dizia que jogava futebol americano no parque Barigui, na hora eu não acreditei, afinal sempre fui no parque e nunca tinha visto ou ouvido falar. Pois bem, como estava com muita vontade de jogar decidi ir num treino com ele. E assim estou com eles até hoje.

Sideline: O que o motiva a praticar o esporte?

Mullet: A emoção, acho que poucos esportes têm a capacidade de proporcionar tantas emoções (motivação, frustração, agonia, felicidade, etc) intensas em tão pouco tempo. A adrenalina em mim quando estou com a bola é muito forte, tudo que eu faço a partir dai é puro instinto. Outra coisa também é ver a evolução do esporte e saber que estamos fazendo história, até pouco tempo atrás F.A. no Brasil era praticamente desconhecido, a não ser por alguns poucos que assistiam as transmissões da NFL, entretanto nunca haviam praticado. Hoje em dia, há centenas, se não milhares de atletas aqui, fora pessoas envolvidas em outras atividades como divulgação e até torcida, times com "full pads", ligas estaduais e até um campeonato brasileiro, posso assim dizer. O futuro do F.A. brasileiro é a profissionalização, pode não ser nesta geração, mas com esse nível de crescimento e exposição, com certeza nas próximas.
Fotos by Junior Silgueiro

Debaixo de chuva, uma partida perfeita!


Na sua última partida da temporada regular, o RJ Imperadores aplicou até aqui a maior diferença já vista no TT09.
Devido à chuva que caia no RJ, o público não foi o mesmo da primeira partida, porém, para aqueles que estiveram presente, tiveram o privilégio de testemunhar um jogo perfeito por parte do time da casa, além do espírito de luta e determinação demonstrado pelo Sorocaba Vipers durante toda a partida.

No primeiro lance do jogo, logo após o chute de kickoff, o Imperadores abriu o marcador, com um touchdown de retorno realizado pelo RB Rômulo #40 (XP convertido K/DL Denis #74).
Ainda no primeiro quarto, o time da casa aumentou a diferença com outra corrida, desta vez pelo RB Mauricio #33 (XP convertido K/DL Denis #74). Com 14 pontos de vantagem o time carioca a esta altura dominava completamente as ações em campo. O Sorocaba Vipers ainda insistia, com muita bravura, por corridas pelo meio, mas sempre esbarrava na muralha criada pela linha defensiva do Imperadores.

Logo no começo do terceiro quarto, o time da casa tratou de aumentar a vantagem com o segundo touchdown de retorno do RB Rômulo #40, graças ao grande bloqueio na jogada do LB Révész #54 (2PC convertido S Wolf #46). O Sorocaba Vipers ainda teve a chance de pontuar, quando recuperou um fumble, mas novamente a defesa carioca não permitiu aquela que poderia ser uma possível reação da equipe sorocabana.

No drive seguinte, a melhor jogada de ataque do Imperadores acabou terminando em mais um touchdown de corrida pelo FB Miguel #36, após a OL deslocar toda a linha defensiva adversária para esquerda, possibilitando um corredor aberto pela direita (XP convertido K/DL Denis #74).
No último quarto, com a defesa paulista extremamente cansada, o Imperadores aproveitou para anotar mais dois touchdowns por terra, o primeiro veio através do RB Roichman #34 e o segundo pelo RB P. Wolf #47. Dando números finais a esta grande vitória do time carioca, o 7º touchdown aconteceu após uma corrida provida de uma interceptação do LB Xande #52 (XP convertido K Puruco #25).

Na liderança da Divisão Leste do Torneio, o RJ Imperadores, já classificado para as finais, ficará no aguardo das três partidas que restam na temporada regular, para conhecer o seu próximo adversário no Torneio Touchdown 2009.
Fotos: Rodrigo Pons / Felipe Rugboy

Duas partidas que agitaram o CB X!

Duas partidas movimentaram as areias cariocas, pela 8ª rodada da temporada regular do CB X. Na praia de Copacabana o Titãs derrotou o América Red Lions pelo placar de 13 x 00, enquanto que no mesmo horário, na praia de Botafogo, o Ipanema Tatuís venceu o Rio de Janeiro Sharks por 15 x 14.

O Titãs saiu na frente com um chute de field goal conectado pelo K Leduc #22. Na sequência o time da casa ampliou a vantagem com um touchdown, após o passe do QB Roni #8 para o WR Cubano #88 (XP convertido K Leduc #22). Ainda no primeiro tempo mais três pontos foram anotados com mais um chute de field goal certeiro do K Leduc #22, garantindo assim, mais uma vitória do Titãs na temporada regular.

Na outra partida o primeiro a pontuar foi o Tatuís com o passe do QB Manor #2 para o WR Manning #19 (XP convertido K/QB Menor #2). O Sharks ainda virou a partida com dois touchdowns anotados no terceiro quarto. O primeiro aconteceu com um retorno de punt pelo WR PH #85 (WP convertido K/WR PH #85). O segundo foi por terra, após uma corrida do RB Rômulo #40 (XP convertido K/WR PH #85).
Mas no final do jogo o Ipanema Tatuís deu o troco com seu jogo aéreo novamente, após o passe do QB Menor #2 para o TE Balbi #86 o time de Ipanema anotou o touchdown da vitória (2PC convertido WR TX #85).

Lama e muito suor em Joinville!



Com um campo repleto de lama e completamente encharcado, devido as chuvas no sul do país, o Barigui Crocodiles (3-1) foi até Joinville encarar o time do Gladiators (0-3) pela Divisão Sul do Torneio Touchdown.

O time visitante abriu o marcador após um reverse, através do WR Gutz #10, que ainda conseguiu quebrar dois tackles antes de entrar na endzone (2 PC não convertido).

Após o TD o jogo acabou ganhando em dramatização, com a bola parecendo um verdadeiro “sabão”, diversos turnovers aconteceram por parte de ambas as equipes, pelo lado do Crocodiles foram nada menos que sete fumbles em todo o jogo, sendo que o Gladiators não soube reverter em pontos, quando recuperou a bola em cinco oportunidades.

No último período o Gladiators chegou ao empate, após anotar um touchdown de corrida pelo QB Bernardo Werner #10 (XP não convertido).
O Gladiators ainda teve chances de virar o marcador, quando em cinco oportunidades o time esteve na redzone, mas a defesa do Croco cresceu em campo, segurando o ataque do time da casa. Todos os chutes de 4ª descida do Gladiators foram bloqueados durante os momentos finais e decisivos da partida.

Com o jogo empatado no tempo regulamentar, a decisão foi para o over time (o primeiro do TT09), pelo sorteio o Crocodiles teve o direito de atacar primeiro (partindo da linha de 25 jardas de ataque), onde foi montado um “Power Back” com o auxílio do SS Eduardo, improvisado de FB, enquanto que o verdadeiro FB do time, Nilo Tavares, atuou como RB em duas jogadas seguidas que levaram o Crocodiles ao first down. Próximos da endzone, o time paranaense executou a mesma jogada que havia dado certo no primeiro quarto, outro reverse, desta vez com o WR Adan Rodriguez #89, o time visitante anotou seu segundo touchdown na partida (2PC não convertido).

Como o regulamento permite uma posse para cada equipe, chegou a vez do Gladiators tentar virar o marcador (também partindo da linha de 25 jardas de ataque), mas logo no seu primeiro down, um passe tentado pelo QB Tiagão #14 acabou sendo interceptado pelo FS Renato Piccinini #22 e assim decretou o fim da partida e o sonho do time catarinense de chegar à pós-temporada.

Para o Croco resta aguardar e secar seu rival no último confronto dessa imprevisível Divisão Sul do Torneio Touchdown 2009.

Crocodiles 12 x 06 Joinville Gladiators (OT)


O time paranaense precisou da prorrogação para garantir mais uma vitória dentro da Divisão Sul. Foi verdadeiramente uma batalha recheada de emoção, garra e muita determinação de ambas as equipes.

Com o clima chuvoso e um gramado pesado, os ataques não produziram muito, alguns fumbles acabaram acontecendo por parte das duas equipes, onde o destaque acabou ficando para a defesa do Crocodiles, onde soube conter o último drive do Gladiators, no over time, em pleno Ernestão.

Durante a semana mais detalhes aqui no Sideline Brasil...

Sorocaba Vipers 00 x 48 RJ Imperadores



Na sua última partida na fase de grupos, o RJ Imperadores garantiu uma vitória diante do Sorocaba Vipers numa tarde fria e chuvosa. Virtualmente garantido nas finais, o time vem demonstrando um crescimento técnico e uma tamanha maturidade de um grupo unido em busca de um só objetivo.
Novamente não há como destacar o forte jogo corrido do time carioca, com uma OL impecável e o constante rodízio realizado pelo corpo de RBs e FBs, o Imperadores conquistou a sua terceira vitória consecutiva no Torneio Touchdown.

Durante a semana mais detalhes aqui no Sideline Brasil...

Um esporte que contagia a todos!

Pique bandeira, queimado e depois o Flag Football, essa foi a mistura que Deny Barbosa, uma das pioneiras no Futebol Americano Feminino Carioca e MVP do Guanabara Bowl I, no ano de 2005, conseguiu trazer para um grupo de jovens, durante as atividades recreativas em um colégio aqui no RJ.

"Ainda não cheguei no jogo Flag football com eles, eu dei pique bandeira com flag e a bola era a bandeira... Mas assim que eles estiverem craques... o flag football será o próximo passo! Os pequenos são o futuro do nosso esporte" - completa Deny

Vale destacar que essa ideia de familiarizar o esporte dentro dos colégios é um sonho antigo de alguns professores como Claudio Telesca e Paulo Arcuri... O Sideline acredita que esse é um caminho sadio e extremamente válido para a inclusão social das nossas crianças...


Fotos by Deny Barbosa

6ª Rodada do Paraíba esquenta o Nordeste!


Mais dois jogos irão esquentar a 6ª rodada do Paraíba Bowl III. Na cidade do Forró o Troopers encara o Titans pelo clássico local.

Na segunda partida será a vez do Espectros medir forças com o João Pessoa Bolts, com promessa de um grande jogo. O fato curioso a ser destacado é que o Espectros não perde desde o ano passado e agora terá pela frente o time mais novo do estado.

Por dentro do Catarinense 2009!


Nesse último fim de semana de outubro o Timbó Rhinos foi até Camboriú enfrentar o Brusque Admirals.
Um jogo onde o time de Timbó apresentou muita regularidade e superação e Brusque raça para encostar no marcador assustando o Rhinos no ultimo quarto. Timbó venceu Brusque por 29 a 22 e assumiu a vice-liderança do estadual junto com o Joinville Gladiators que derrotou o São José Istepôs por 28 a 00.

Após a 7ª rodada a tabela do catarinense fica assim:

1- Joinville GLADIATORS (4-1-0)
2- Timbó RHINOS (4-1-0)
3- Brusque ADMIRALS (3-2-0)
4- São José ISTEPÔS (1-4-0)
5- Blumenau RIESEN (0-4-0)

Joinville fica a frente de Timbó pelo saldo de pontos, a próxima rodada é a ultima chamada para os times que ainda sonham com os playoffs. No final de semana do dia 24 muita bola oval volta a acontecer nos gramados catarinenses.



Fonte: Bruno Takahashi

RJ sediará mais uma partida do TT09!


Após duas vitórias fora de casa, o RJ Imperadores (2-1) recebe o Sorocaba Vipers (0-2) no jogo da volta entre as duas equipes, no próximo sábado, dia 17 de outubro. Será mais uma oportunidade para os amantes da bola oval carioca poder acompanhar de perto toda ação do Futebol Americano praticado com equipamento completo.

Com mais uma vitória, o time do Imperadores garante praticamente a sua presença à pós temporada, enquanto que para o time paulista só resta vencer para continuar buscando um lugar ao sol dentro da Divisão Leste.

A equipe sorocabana segue mordida para encarar todos os desafios que os aguardam na Cidade Maravilhosa. Se depender da motivação da equipe, a escrita pode continuar acontecendo dentro da Divisão Leste, onde todos os mandantes até aqui sofreram o sabor amargo da derrota...

Gladiators recebe Crocodiles pela Divisão Sul!


O Joinville Gladiators (0-2) recebe nesse sábado, dia 17 de outubro, a equipe do Barigui Crocodiles (2-1), a equipe joinvillense tenta manter-se vivo na competição nacional e para isso depende dessa vitória.

A equipe do Gladiators volta suas forças para este grande confronto, onde tentará a sua primeira vitória na competição nacional, a equipe joinvillense vem de uma grande vitória contra a equipe do São José Istepôs pelo Campeonato Catarinense no domingo (12 de outubro).

Já a equipe de Barigui Crocodiles vem de uma derrota para outra equipe da chave Curitiba Brown Spiders, mas em caso de vitória terá grande chance de classificação. A partida será realizada no Ernestão, que receberá mais um grande jogo pela competição nacional.

Fonte: Romenito Silva