Semana 9 com quatro partidas em destaque!

Com certeza quatro jogos irão mexer com os torcedores nesta semana 9 da NFL. Começando com o Green Bay Packers (4-3) visitando o único time invicto desta temporada, o Tennessee Titans (7-0) em pleno LP Field.
Muitos acreditam que nesta partida acontecerá a primeira derrota dos Titans, mesmo com o momento atual dos Packers não serem dos melhores. Com um time extremamente equilibrado defensivamente e ofensivamente os Titans são favoritos para esta partida. Com o apoio da sua torcida, o time sabe que uma vitória sobre os Packers e um tropeço do seus oponentes de divisão, passa a ser pouco provável que este time perdesse a chance de ser campeão da Divisão Sul da AFC este ano.
Os Titans lideram a série com 5 vitórias e 4 derrotas, onde a última partida aconteceu na temporada de 2004 em Green Bay, com a vitória dos Titans pelo placar de 48 vs. 27. Esta partida esta prevista para começar às 16:00h de Brasília e com transmissão ao vivo através do canal Bandsports.

Outro jogão acontece no Giants Stadium, quando o Dallas Cowboys (5-3) encara o New York Giants (6-1) totalmente motivados após a belíssima vitória sobre os Steelers fora de casa. Para os Cowboys será "o jogo" até aqui na temporada. Sem Tony Romo, fora por contusão, o time aposta no seu jogo corrido e na sua boa linha defensiva. Os Giants provavelmente irão apostar também no jogo terrestre com o eficiente RB Brandon Jacobs. Pelo ar, Eli não fez uma boa partida no último domingo, porém, esta maduro como nunca para superar qualquer desafio que o coloque à prova.
Este clássico da Divisão Leste da NFC, tem os Cowboys liderando a série com 54 vitórias contra 35 derrotas e ambos somam 2 empates. Na pós temporada os Giants lidera com 1 vitória. Na última temporada, foram duas vitórias para os Cowboys, a primeira pelo placar de 45 vs. 35 e no segundo confronto foi 31 vs. 20. Esta partida acontece às 19:15h de Brasília.

O confronto que acontece no domingo à noite, entre o New England Patriots (5-2) vs. Indianapolis Colts (3-4), nos últimos anos sempre foi muito aguardado por todos que cobrem este esporte. A rivalidade é imensa, na qual acabou ganhando uma maior proporção nas últimas seis temporadas. Porém, por motivos de contusões por parte das duas equipes é o baixo rendimento mostrado principalmente pelos ataques de ambas as equipes, acabou diminuindo um pouquinho o brilho desta partida.
Agora não devemos desconsiderar essas duas franquias ainda na temporada, por parte dos Colts as coisas estão piores, Manning & cia sabe que não pode se dar o luxo de perder novamente, caso contrário a pós temporada fica ameaçada definitivamente. Por parte dos Patriots será uma espécie de afirmação desta equipe, em particular para o QB Matt Cassel, este ainda não conseguiu convencer muitos torcedores em Boston e também aqui no Brasil.
Os Patriots lideram a série com 42 vitórias e 26 derrotas na temporada regular e com 2 vitórias e 1 derrota em pós temporada. O último confronto terminou com a vitória dos Patriots ainda no antigo estádio dos Colts pelo placar de 24 vs. 20. Esta partida começa às 23:15h de Brasília com transmissão ao vivo da ESPN.

Encerramos com o bom jogo programado para o MNF entre o Pittsburgh Steelers (5-2) vs. Whashington Redskins (6-2) no FedExField. Totalmente imprevisível apontar um vencedor neste confronto. Duas equipes muito parecidas, porém os Steelers talvez possuem um QB mais experiente e que poderá fazer a diferença, principalmente se for protegido pela sua linha ofensiva. Talvez seja o ponto negativo desta equipe, onde com certeza os Redskins irão explorar com a sua boa defesa. O ponto forte dos pele vermelhas nesta temporada esta sendo o jogo terrestre, atualmente a equipe é a 2º melhor da NFL neste quesito. A defesa dos Steelers lideram a Liga em pontos cedidos, em jardas passadas e figura na 3º posição contra o jogo terrestre. Acho que não precisamos de mais ingredientes para considerar que esta partida tem tudo para ser uma verdadeira batalha e talvez seja o melhor jogo desta semana na NFL.
Os Redskins lideram a série com 42 vitórias contra 30 derrotas e ambos ainda somam 3 empates. O último confronto aconteceu na temporada de 2004, com vitória dos Steelers jogando no Heinz Field pelo placar de 16 vs. 07. Esta partida acontece às 23:30h de Brasília na próxima segunda feira, com transmissão ao vivo da ESPN.

Decisão do PB Bowl II agita o Nordeste!


Mais uma grande decisão em território nacional agitará desta vez o outro extremo do País. O PB Bowl II acontece no próximo dia 09/11, na bela capital da Paraíba, entre o Jampa Kings vs. João Pessoa Espectros.

São duas equipes que se conhecem bastante e com certeza irão disputar palmo a palmo essa decisão.
Os Kings são conhecidos por terem uma defesa sólida e um ataque efetivo, porém vem tendo uma ligeira queda de produção no fim da temporada. Pelo lado dos Espectros, a sua defesa também merece destaque por serem muito rápidos. O ataque esta num momento melhor, apesar de alguns erros durante as últimas partidas até essa final.

Para muitos, não há favorito neste confronto, o que torna essa partida mais emocionante como tem sido todas as vezes que essas duas equipes entraram em campo.

O local da partida acontece no Busto Tamandaré - João Pessoa (PB) às 15:00h. Para quem curte uma decisão é uma boa pedida.

Segue os últimos resultados entre as duas equipes:

Espectros x Kings: 38 x 13
Espectros x Kings: 0 x 6
Espectros x Kings: 9 x 3
Espectros x Kings: 12 x 7

NFL: "Curtinhas" no Sideline

O quarterback Matt Hasselbeck recebeu cartão verde para retornar aos campos. Após uma séria lesão sofrida na perna, acabou tirando este jogador de várias partidas desta temporada. Com o retorno desse jogador, novas esperanças por uma luz no fim do túnel surgem em Seattle.

Líder em recepções dos Cowboys, o WR Jason Witten, foi diagnosticado com uma costela fraturada, após um exame realizado ontem no Texans. Porém, esta tudo certo para que ele possa estar em campo no próximo domingo, no grande clássico contra os Giants em Nova York.


O líder da divisão leste da AFC acaba tendo uma baixa para as próximas 3-4 semanas. Desta vez foi o WR Josh Reed com problemas no joelho e no tendão, faz desse jogador ser mais um na lista de machucados desta temporada. Temporada cruel para muitas equipes quando diz respeito à lesões.


Após a derrota diante do New England Patriots na última semana, a direção dos Rams estão questinando a quantidade de penalidades anotadas pelos árbitros contra os Patriots. Foi só uma penalidade anotada contra 12 dos Rams. Porém esta única, acabou sendo declinada na ocasião. "Nunca, nunca, jamais havia jogado contra uma equipe tão perfeita antes" - disse o G dos Rams Richie Incognito.


A importância do jogo contra o Whashington Redskins, na próxima segunda feira, fez da direção tomar a decisão de interromper o castigo imposto no excelente, porém, problemático WR Santonio Holmes. Este retorna numa importante partida para as pretensões do time na temporada.

Um prêmio mais que especial!


Gostaria de compartilhar com todos os leitores do Sideline, minha imensa felicidade ao receber através do grande amigo André José Adler, o prêmio Redzone 2005, no qual finalmente recebi, depois de uma longa espera e promessas...

Mas o que fica é o carinho e o meu profundo agradecimento a este ícone da "latinha", quando através das narrações marcantes de partidas memoráveis, principalmente no seu último SB narrado para o Brasil, onde tive o privilégio de poder ouvir meu nome ser mencionado como membro do ano, daquela que já era a maior lista de discussão sobre o futebol americano no país.
Adler reencontrou diversos amigos na sua última visita ao Brasil, porém, por um capricho do destino eu não pude encontrá-lo pessoalmente, com uma grave contusão em meu tornozelo direito, infelizmente não foi desta vez que eu estive "face to face" com um dos responsáveis por essa paixão que eu tenho pela a boa oval.

Obrigado Amigo!

Agradecimentos especiais: Ao amigo Gustavo Melito "Monobloco" e sua esposa Claúdia

Brown Spiders vence o confronto em Curitiba!


Foi uma verdadeira festa numa das partidas mais esperadas pelos amantes da Bola Oval. Com presenças ilustres e com convidados de outras ligas nacionais, todos puderam testemunhar um grande jogo e a excelente organização em torno deste grande evento.

Segue um resumo do que foi a partida, descrito pelo atual Presidente do Barigui Crocodiles.

Por Nilo Tavares

"O jogo foi um grande evento, onde as equipes se respeitaram durante toda a partida, que iniciou com um field goal convertido pelo Brown Spiders, deixando o jogo em 3x0. Novamente o Brown Spiders converteu mais um field goal, aumentando o placar em 6x0, o que provocou uma reação do Crocodiles, ao converter os seus primeiros pontos, através de um field goal deixando o jogo em 6x3 até o final da primeira etapa.
Logo no início do segundo tempo, o Brown Spiders fez seu primeiro TD, e perdeu a conversão do ponto extra, deixando o jogo em 12x3. Após o punt batido pelo Brown Spiders houve retorno para TD através do atleta Marcelo Mariano, o que deu novo animo a equipe que acabou convertendo o ponto extra e deixando o jogo mais uma vez equilibrado em 12x10.
No último período, os Spiders anotaram mais um TD, deixando a partida com o placar em 18x10. Tentando diminuir a todo custo, diante de uma defesa muito sólida em campo, o Brown Spiders conseguiu anotar o seu terceiro TD na partida, após uma interceptação, e com mais um erro no chute do ponto extra, a partida estava em 25x10. Com algumas contusões na secundária dos Cocrodiles, os Spiders souberam aproveitar os espaços e anotaram mais um TD, após um big play do QB Ruy e com a conversão de dois pontos, fecharam o placar em 33 x 10.
O público presente aproximado foi de 2500 pessoas e arrecadamos 2 toneladas de alimentos, que serão doados pelas duas equipes para instituições de caridade da grande Curitiba".

Para maiores informações no link abaixo:

Jornal Gazeta do Povo desta segunda seira, jornal de maior circulação no Paraná e em Curitiba. http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/conteudo.phtml?

Bons jogos na semana 8 da NFL!

A oitava semana da NFL se aproxima e algumas partidas merecem destaque aqui no Sideline. Começando pelo duelo que ocorre no sul da Carolina entre o Arizona Cardinals (4-2) vs. Carolina Panthers (5-2). Nesta partida as duas equipes brigam para se manter na liderança das suas respectivas divisões. Após uma excelente vitória e com uma semana de descanso, os Cardinals com a liderança do veterano Kurt Warner tentará surpreender a boa defesa dos Panthers, que na última partida diante dos Saints cederam somente 7 pontos. Os Panthers lideram a série com 5 vitórias e duas derrotas, a última partida aconteceu na temporada de 2007 no novíssimo Phoenix Stadium com a vitória dos Panthers por 25 vs 10. Esta partida começa às 15:00h de brasília.

Outro bom jogo acontece no Texas Stadium, no confronto entre o Tampa Bay Buccaneers (5-2) vs. Dallas Cowboys (4-3). Sem Tony Romo, contundido e fora da equipe por três semanas, mesmo jogando em casa, os Cowboys parecem que perderam o limiar de um time vencedor após duas derrotas consecutivas na temporada. Pelo lado dos Bucs, a fase do Garcia é explendida e o time segue muito forte na defesa e se mantém equilibrado por todos os setores do campo. Este jogo será o grande teste para o time da Florida. Os Cowboys lideram a série na temporada regular com 7 vitórias e 3 derrotas e também na pós temporada com 2 vitórias e nenhuma derrota. Estas equipes se enfrentaram pela última vez em 2006 no Texas Stadium com vitória dos Cowboys pelo placar de 45 vs 14. Este jogo começa às 15:00h de brasília.

Quem sabe uma prévia do SB XLIII acontece neste jogo entre o New York Giants (5-1) vs. Pittisburgh Steelers (5-1). Na minha opinião a melhor partida desta oitava semana, jogando em casa, os Steelers liderados pelo quarterback, Big Ben, tem uma grande chance de mostrar a todos a sua capacidade de chegar ao SB, diante do atual campeão e o melhor time da NFC. Mesmo com alguns desfalques, o time da cidade do aço vai tentar este feito diante de um Giants mais encorpado após a conquista do título. Após serem derrotados pelos Browns no MNF, os Giants tiveram a personalidade para derrotar em casa os 49'ers sem qualquer problema, mostrando que não será fácil desestabilizar esta equipe. São mais de 70 confrontos entre esses gigantes da NFL, com os Giants liderando a série com 43 vitórias, 28 derrotas e 3 empates. O último confronto aconteceu na temporada de 2004, numa vitória dos Steelers no Giants Stadium pelo placar de 33 vs 30. Esta partida começa às 19:15h de brasília.

O quarto grande jogo desta semana, acontece somente na segunda feira entre o Indianapolis Colts (3-2) vs. Tennessee Titans (6-0) no MNF. Nos últimos anos a hegemonia desta divisão era incontestável por parte dos Colts, porém, nesta temporada os Titans lideram a divisão sendo simplesmente a única equipe invícta na Liga.
Tudo bem que o ataque dos Colts não esta jogando como nas últimas temporadas, mas é o ataque dos Colts! O Head Coach Jeff Fisher sabe disso e deve preparar ainda mais a sua defesa, impecável até aqui na temporada. Muitos acreditam que se por acaso os Titans derrotarem os Colts nesta partida, praticamente o título desta divisão estará definida. Portanto Manning & cia terão um duro desafio de frenar este time em pleno LP Stadium. Os Colts lideram a séria com 15 vitórias e 11 derrotas na temporada regular, mas em pós temporada e a vez dos Titans liderar com 1 vitória até aqui na história. Na temporada passada foi uma vitória para cada equipe, o mais curioso que elas aconteceram fora de casa para cada uma delas. Na primeira partida os Colts venceram pelo placar de 22 vs. 20 e na segunda os Titans deu o troco pelo placar de 16 vs. 10. Este jogo vai ao ar pela ESPN às 22:30h de brasília.

Tudo pronto para o "GRANDE JOGO"!


Não tem mais nem menos, neste sábado dia 25 de outubro, acontecerá o grande embate na cidade de Curitiba entre o Curitiba Brown Spiders vs. Barigui Crocodiles. Se depender dos atletas, essa partida entrará para a história do futebol americano nacional.

Com a presença confirmada do ilustre André José Adler, no qual irá narrar a partida ao vivo para todo o estádio, esse jogo também marcará a segunda partida oficial entre duas equipes utilizando full pads (todos os equipamentos). A primeira ocorreu na cidade de Manaus, durante o III Manaus Bowl, entre o CN Cavaliers vs. Black Hawks (foto).

A grande verdade é que não importa quem foram os primeiros, o importante para todos os amantes deste esporte, vem sendo a capacidade de organização que essas equipes amadoras estão conseguindo fazer sem qualquer ajuda de instituições privadas.

Vale destacar ainda, o tempo que essas duas equipes estão se preparando para esta partida. Todos sabemos que para jogar com equipamentos, devemos ter ainda mais responsabilidade, para isto, foram meses de preparo e treinamento entre essas duas equipes.

Esta tudo pronto para mais uma conquista da bola oval nacional! O jogo será realizado no campo do Flamenguinho, com a abertura dos portões a partir das 12:00h. Para você que irá assisti e torcer pelo seu time, leve 1Kg de alimento não perecível e não fique fora desse momento histórico.

Buccanneers segue "comendo pelas beradas"!

Aos 38 anos, Jeff Garcia, vem comandando uma das melhores campanhas do Tampa Bay Buccaneers desde 2002, ano em que o time foi campeão pela primeira vez do Super Bowl.
Na última partida contra o Seahawks foram nada menos que 310 jardas em 26 passes completados de 37 tentados e 1 touchdown. Porém, não creio que o sucesso deste time seja somente o Garcia, mas toda a equipe. o head coach, John Gruden, parece que esta conseguindo introduzir uma mentalidade vencedora nesta equipe, buscando o mesmo espírito vitorioso que aquele time de 2002 teve ao longo daquela temporada.
Com um recorde de 5 vitórias e 2 derrotas, os Bucs lideram a divisão sul da conferencia nacional, tendo uma defesa na 9º posição da Liga enquanto que o ataque segue na 8º posição até o momento.
Fazendo uma análise dos adversários até o fim da temporada, pode-se imaginar, muito em função do que foi apresentado pelas equipes até aqui, que as partidas contra os Cowboys na próxima semana e diante o Carolina Panthers no dia 8 de dezembro em um MNF, definirá o futuro desta franquia no que diz respeito à título de divisão. Seria muito pouco provável os Bucs fora dos playoffs, quando irá enfrentar ainda os Vikings, Raiders, Chargers, Falcons, Lions e os Saints.

John Gruden sabe que seu time terá um grande teste neste domingo, onde encara no Texas Stadium os Cowboys sem Tony Romo, mas com todo seu ataque poderoso. Um teste que determinará o que realmente esse time esta buscando nesta temporada. A partida acontece às 15:00h de brasília, porém ainda não houve nenhuma confirmação de transmissão ao vivo deste grande jogo.

Quem não garante que os Bucs chegando aos playoffs não poderão surpreender à muitos este ano? O time segue por enquanto "comendo pelas beradas", apenas vencendo seus jogos e principalmente convencendo à todos...

Contusões vem tirando o sono de muitos torcedores!

Como de costume sempre dou uma olhada nos melhores sites internacionais sobre a bola oval, onde eu procuro buscar informações pertinentes sobre o que rola na NFL. Porém, nada de bom pode-se levar em consideração nesta quarta feira, exceto o excesso de "baixas" que a liga vem tendo nesta temporada.
Somente encontro notícias sobre contusões de jogadores de extrema importância para suas equipes. Pra falar a verdade, este ano esta demais! Começou logo na primeira semana, na grave contusão do Tom Brady. Outras em seguida foram acontecendo, acontecendo e acontecendo...

Só para se ter uma idéia, somente nesta sétima semana da temporada, uma verdadeira lista de jogadores foram parar na enfermaria, como segue: Um dos melhores CB da liga, Champ Bailey (Broncos), esta fora entre 4-6 semanas; O comandante dos Cowboys, o QB Tony Romo, já disse numa coletiva que esta fora da partida contra os Bucs; O grande líder da secundária dos Pats, Rodney Harrison esta fora da temporada e corre indícios que irá se aposentar; Uma das melhores armas de ataque do Saints, o RB Reddie Bush, esta sem qualquer previsão para voltar ainda nesta temporada, após ter sido submetido a uma cirurgia no joelho.

Geralmente esse acumulo de contusões acontecem na pré-temporada onde os atletas ainda não estão 100% fisicamente, mas neste ano esta sendo diferente, com isso, nos faz pensar que a franquia que conseguir manter o mesmo nível, mesmo após a perda de jogadores importantes no seu elenco, terá grandes chances de pelo menos chegar à pós temporada em janeiro...

Everaldo Marques confirma College na ESPN!

Quando ele teve a missão de assumir o posto de narrador oficial das partidas de domingo e segundas à noite, Everaldo Marques sabia do grande desafio que seria encarar os exigentes, "chatos e loucos" pelo futebol americano. Ainda mais, pelo fato de estar substituindo um ícone da divulgação do esporte aqui no Brasil, nada menos que André José Adler.

Como de costume as comparações foram inevitáveis no início, porém este profissional vem se destacando, juntamente com toda a sua equipe da ESPN brasileira, pelo grande esforço de trazer o esporte de forma competente e principalmente com muito profissionalismo para todos os amantes da bola oval.

Para enriquecer ainda mais o espaço do futebol americano na grade do canal, foi anunciado pelo próprio, o início das transmissões de algumas partidas da temporada de College. Concretizando assim, uma vontade antiga de muitos amantes deste esporte, ainda mais na categoria universitária, onde as partidas são mais empolgantes, com jogadas de maiores riscos, tornando o jogo ainda mais atrativo para aquele que nunca acompanhou uma partida na íntegra.

Segue abaixo as partidas que serão transmitidas no mês de novembro:

dia 13 (quinta), 22h30 - MIAMI x VIRGINIA TECH
Dolphin Stadium, Miami (Florida)

dia 20 (quinta), 22h30 - GEORGIA TECH x MIAMI
Bobby Dodd Stadium at Grant Field, Atlanta (Georgia)

dia 27 (quinta), 23h - TEXAS x TEXAS A&M
K. Royal-Texas Memorial Stadium, Austin (Texas)

Um grande começo na NFL!

Acho que o maior desafio de um quarterback novato na NFL é adquiri experiência o mais rápido possível. Alguns ficam cerca de 4 a 5 anos na sideline estudando as jogadas e assistindo algum jogador experiente executando seu trabalho dentro de campo, esperando a sua grande oportunidade para defender as cores do time.

Um bom exemplo desta situação citada acima, aconteceu com o atual QB do Green Bay Packers, Aeron Rogers, quando este foi backup do grande e "incansável" Brett Favre por 4 temporadas.

Existem aqueles que no seu primeiro ano como jogador profissional, já tem a responsabilidade de ser o comandante. Escolhido no primeiro round do Draft de 2008, Matt Ryan, vem desempenhando um bom trabalho sob o comando do novo treinador do Atlanta Falcons, Mike Smith. Uma parceria que começa a dar frutos antes do tempo esperado em Atlanta, vide os problemas que esta equipe teve nos dois últimos anos.

Matt Ryan defendeu o Boston College, onde acabou se destacando por ser arrojado e com excelente visão de ataque, sabendo distribuir com precisão seus passes curtos, médios e longos.
Ryan nesta temporada já passou para 1.164 jardas, somando 5 touchdowns e 3 interceptações. Seu rating para um novato é excelente, na marca de 82,9% figura como o novato do ano nesse time dos Falcons.

Com um recorde de 4 vitórias e 2 derrotas, sendo as últimas duas de grande impacto, quando derrotaram nada menos que os Packers no Lambeu Field e na semana passada os Bears, numa virada histórica no Georgia Dome, faz desta franquia uma provável "cinderela season".

Creio que nem o mais otimista torcedor desta equipe, esperava um início de temporada tão produtiva à considerar que seu quarterback esta no seu primeiro ano como profissional, e mal esteve na sideline adquirindo a "tal" experiência.

Somente a título de comparação, pegamos os números de nada menos, Payton Manning, um dos melhores na posição, em seu primeiro ano como novato defendendo os Colts no ano de 1998.
Na temporada inteira Manning somou 3.739 jardas para 26 touchdowns e 28 interceptações. Seu rating ao final daquela temporada foi de 71,2%.

Será que Matt Ryan terá condições de atingir essa marca para um quarterback novato? Se depender dos seus oponentes, ele não terá boa vida após a semana de Bye da equipe...

Até que ponto valerá a pena?

Até que ponto valerá a pena o sacrifício que o quarterback do Dallas Cowboys, Tony Romo, esta disposto a enfrentar nesta temporada, depois de uma lesão no seu dedo mindinho da mão direita, sofrida na última partida diante dos Cardinals?

Isso mesmo, Romo informou aos seus treinadores que esta pronto para suportar a dor e não ficar de fora da próxima partida diante do St. Louis Rams.

Importante frisar que já foi diagnosticado que para uma total recuperação, somente através de uma intervenção cirúrgica, sendo isso, Romo ficaria fora da equipe cerca de uma mês. Um período significante na temporada, onde só retornaria contra os Redskins no próximo dia 16 de novembro, ficando de fora em duas partidas importante na temporada, a primeira delas seria contra o Tampa Bay Buccaneers no dia 26 deste mês e o grande clássico diante do New York Giants no dia 2 de novembro em Nova Iorque.
Após um treino realizado nesta quarta feira, Romo lançou a bola sem problemas e não sentiu tantas dores ao longo de todo o treinamento. O que mais preocupa a direção dos Cowboys, seria o fato de uma possível contusão no mesmo dedo, onde poderia causar uma perda maior do atleta, provavelmente ficando fora do resto da temporada.
Se você fosse o Head Chouch Wade Phillips, qual seria a decisão mais sensata a tomar?

Uma NFL cheia de surpresas!

Definitivamente podemos admitir que a cada ano a NFL vem se tornando uma das ligas de maior competitividade, no quesito equilíbrio e principalmente cheia de surpresas.
Surpresa é a palavra que mais se encaixa para esta Week 6 da temporada. Certamente em particular nas vitórias do St. Louis Rams diante do Washington Redskins em pleno FedEx Field, após este último ter vencido nada menos que os Cowboys e os Eagles fora de casa. Para muitos, seria vitória certa para os péle vermelhas. Só para se ter uma idéia, os Rams chegaram a esta partida totalmente desacreditados, com um recorde de 0-4 e tendo somente anotado cinco touchdowns em quatro jogos.
Na AFC, após simplesmente terem derrotados Patriots e Chargers, o Miami Dolphins chega à Houston para enfrentar o Texans, totalmente favorito, porém, a segunda surpresa acabou acontecendo nesta partida, quando mesmo jogando bem, os Dolphins foram derrotados no final por um ponto.

Outra equipe da AFC que surpreendeu foi o Clevelando Browns ao derrotar o atual campeão do último SB no último MNF. Foi aquela vitória convenhamos! Sem dar qualquer chance ao adversário, os Browns resolveram acordar para a temporada.

Na NFC a emocionante vitória do Aizona Cardinals em seu estádio sobre o todo poderoso Dallas Cowboys foi simplesmente espetacular. Ainda mais da forma que aconteceu esta vitória, onde toda a moral estava com seu adversário, após ter conseguido empatar nos últimos minutos e de ter ganho o toss no over time. Excelente trabalho do time de especialistas levou os Cardinals à liderança da sua divisão.
Para completar, talvez a melhor partida até aqui na temporada, foi a vitória nos últimos segundos do Atlanta Falcons diante da sua torcida contra o Chicago Bears. Hoje esta franquia segue com quatro vitórias e duas derrotas na Divisão Sul da NFC. Após uma péssima temporada de 2007, os Falcons dão sinal de recuperação, porém não deixa de ser uma das maiores surpresas desta temporada.

Bom pessoal, essa temporada parece que nos reservas grandes surpresas...

No Sul, a hegemonia continua!


Numa partida cheia de emoções e extremamente disputada até o último segundo, fez do Joinville Panzers, pela terceira vez consecutiva, o melhor time da temporada 2008 de futebol americano praticado no estado de Santa Catarina.

Num jogo em que o placar só foi alterado no último período à favor dos Panzers, na grande vitória sobre o valente e surpreendente Jaraguá Breakers pelo placar máximo de 06 vs. 00.

Parabéns ao Joinville Panzers por mais essa conquista e a todas as franquias que fizeram desta temporada ser uma das melhores de todos os anos.

NFL Sideline: Após cinco semanas, qual a maior surpresa?

Estamos chegando na week 6 e após essas cinco semanas, podemos admitir que o mais crítico deste esporte não apostaria nas campanhas que se encontram algumas equipes, dentro das suas respectivas divisões e conferências. Surpresas positivas e negativas precisam ser destacadas, uma delas esta sendo a temporada super positiva do Tennessee Titans, onde na temporada passada somaram dez vitórias e seis derrotas, perdendo na primeira rodada dos playoffs para os Chargers. Mesmo com essa boa campanha, não tinha motivos para se acreditar que estariam invíctos até agora.

Outra equipe que merece destaque é o Buffalo Bills que vem liderando, depois de uma longa hegemonia do New England Patriots, a divisão East da AFC. O próprio Denver Broncos com quatro vitórias até aqui, esse nínguém apostava, muito menos eu!

Continuando pela AFC, desta vez negativamente, encontramos o San Diego Chargers com apenas duas vitórias e com três derrotas. Depois de uma temporada vitoriosa a ponto de disputar a final da conferencia com o Patriots, se vê numa situação complicada dentro de uma divisão até então fraca. Outra campanha negativa esta sendo a do Cleveland Browns, com apenas uma vitória e jogando muito mal, vem deixando seus torcedores decepcionados após uma promissora campanha, especulada pela impressa esportiva americana.

Pelo lado da NFC, também temos algumas campanhas surpreendentes. Positivamente destaco o Carolina Panthers com quatro grandes vitórias e apenas uma derrota, onde lidera a sua divisão após um ano horrível de sete vitórias contra nove derrotas. E o que dizer do Whashington Redskins, uma franquia considerada a mais fraca da sua divisão, simplesmente soma quatro vitórias em cinco partidas, sendo duas jogando contra seus principais rivais de divisão e fora de casa!

Negativamente temos o Green Bay Packers, sofrendo para ganhar dois jogos e perdendo três consecutivos. Pior ainda esta sendo a campanha do Philadelphia Eagles, com apenas duas vitórias, segue sendo o último na sua divisão. Depois de ser apontado por muitos, como um dos grandes favoritos ao SB XLIII.

Na sua opinião qual será o destino dessas equipes daqui pra frente na temporada? Deixe seu comentário e participe!

Nova modalidade agita a bola oval de Sampa!


Flag Masculino e Feminino; Futebol Americano de Areia e de Grama; FA com full pads ou sem equipamentos, com 8x8; 9x9; 11x11... Tudo isso nós já estamos vendo aqui no Brasil, graças ao empenho de muitas pessoas e organizações, que vêm correndo atrás, ano após ano, para que o FUTEBOL AMERICANO cresça e apareça em nosso país.

Agora a Federação Paulista de Futebol Americano traz mais uma novidade da modalidade: Depois de realizar o primeiro jogo de FA do Estado, agora trará o FA de Arena.
Há pouco tempo começamos a assistir este estilo disputado em ginásios graças às transmissões da ESPN Brasil, e já nos apaixonamos à primeira vista, pois com isso temos praticamente FA o ano inteiro em nossos televisores (infelizmente somente por cabo por enquanto).

No dia 18/10, às 20 hs (portões abertos desde às 18 hs), no novíssimo ginásio Pedro Dellantonia , em Santo André/SP este estilo de FA estará bem próximo dos fãs. O ABC paulista, celeiro de diversos jogadores que atuam no FA e flag estadual, sediará o primeiro jogo de Arena no Brasil, denominado "JOGO DAS ESTRELAS", pois contará com diversos nomes conhecidos do FA nacional. Grandes Jogadores de equipes gabaritadas como: Barigui CROCODILES, Curitiba BROWN SPIDERS (PR), Minas LOCOMOTIVA (MG), Copacabana EAGLES (RJ), TUBARÕES do Cerrado (DF), AFAES, Vila Velha TRITÕES e Vila Velha BÁRBAROS (ES), Jundiaí ROOSTERS, Araras STEEL HAWKS, SBC COUGARS, SBC GLADIATORS, SA TROGLODITAS e SA HUSKIES (SP) participarão neste inédito evento.

Além dos jogadores, integrantes de comissões técnicas também participarão: Douglas Bete (Sorocaba HORNETS), Pietro Deserti (Araras STEEL HAWKS), Paulo Arcuri (ABRAFA) e Hélio ESTRELA (Jundiaí ROOSTERS) já estão confirmados.
A Federação Paulista (FPFA) está programando uma verdadeira noite de diversão para quem comparecer ao Ginásio Pedro Dell'Antonia. Com ingressos numerados, o público participará, através de sorteios, de atividades dentro do campo. Como chutes a gol, brincadeiras com animadores, distribuição de brindes, além de grupos de dança. Na parte musical, show com músicas de época (anos 50/60), DJ's e narração ao vivo animarão os espectadores.

Outra atração do evento será a instituição do título honorífico de Emérito às personalidades do Futebol Americano no Brasil, onde serão nomeados os primeiros membros da ORDEM DO FUTEBOL AMERICANO no Brasil.

Antes porém, neste sábado dia 27/09, aconteceu a coletiva de imprensa do evento, onde foi divulgado oficialmente o Jogo das Estrelas, Jogadores e Comissão Técnica convidada. Com a presença de rádios e jornais da região, Silvio Santos Junior do Canal de TV Bandsports, além de blogueiros especializados em futebol americano e a presença de representantes de equipes da região do grande ABC.

A Coletiva teve início às 15 horas com a divulgação oficial do JOGO DAS ESTRELAS e seus patrocinadores e apoiadores como: SOCCER GRASS, CHAVEIRO TUPÃ, ACADEMIA CORPO SAUDE; WORLD CALHAS; CONTABILIDADE BAMBINO; MHD CONSULTORIA; REFLEXOS JÓIAS E RELÓGIOS; HAV AUTOPEÇAS; INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA e MOLINARI SPORTS.

Após a oficialização do JOGO DAS ESTRELAS e explanações em torno de como será dirigido o evento do dia 18 de outubro, algumas questões básicas foram levantadas como o uso de equipamentos de futebol americano (ombreiras e capacetes) além de gramado sintético no ginásio que serão devidamente utilizados no dia do Jogo.

O momento de maior tensão foi a divulgação oficial da lista de convidados a participar do Primeiro Jogo das Estrelas do Futebol Americano de Arena no Brasil.

Segue abaixo a lista completa com atletas, comissão técnica e árbitragem para o Jogo das Estrelas:
GLADIATORS - São Bernardo - SPLEONARDO CORREA - RUNNING BACK #13SIDNEI BESERRA - WIDE RECEIVER #82

TROGLODITAS - Santo André - SPMIKE RODRIGUES MOREIRA - RUNNING BACK #10LUCIANO DE JESUS - WIDE RECEIVER #50

SANTO ANDRÉ HUSKIESLUCIANO NEPOMUCENO - QUARTERBACK #19FABIANO FIALHO - RUNNING BACK #33DANILO RIBEIRO GIANECHINI - OFFENSIVE LINEMAN #68RODRIGO SILVA - WIDE RECEIVER #88

JUNDIAÍ ROOSTERSANDERSON CALORE - KICKER #28GABRIEL ESTRELA - LINEBACKER #59

SÃO BERNARDO COUGARSFERNANDO ALFONSO - QUARTERBACK #8FERNANDO LAURENZANO - STRONG SAFETY #23RALPH SAS DOS SANTOS - LINEBACKER #57IVANIR BRITO - WIDE RECEIVER #80

FPFASILVIO SANTOS JUNIOR - QUARTERBACK #4HUGO BUSTILHO - LINEBACKER #54DANIEL PRADA - OFFENSIVE LINEMAN #55CAIO COTRIM - OFFENSIVE LINEMAN #56

CURITIBA BROWN SPIDERS – PARANÁALEXANDRE BRAGA - LINEBACKER #18TIAGO TULESKI - STRONG SAFETY #20ROMULO TULESKI - DEFENSIVE LINEMAN #31

BARIGÜI CROCODILES – PARANÁNILO TAVARES - FULLBACK #49GUILHERME MOREIRA - LINEBACKER #58ADAN RODRIGUEZ - WIDE RECEIVER #89

AFAES – ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AMERICANO DO ESPIRÍTO SANTOIELTON FERREIRA - DEFENSIVE LINEMAN #95

VILA VELHA TRITÕES – ESPIRÍTO SANTOLEANDRO PINHEIRO - KICKER #1

VILA VELHA BÁRBAROS – ESPIRÍTO SANTOBRUNO BOLDRINI - DEFENSIVE LINEMAN #90

COPACABANA EAGLES – RIO DE JANEIROFRANZ ANDERSON SANTOS - FULLBACK #36

MINAS LOCOMOTIVA – MINAS GERAISANTONIO CARVALHO - DEFENSIVE LINEMAN #66

TUBARÕES DO CERRADO – BRASÍLIA – DFBRUNO FERNANDES - LINEBACKER #51PAULO GUIMARÃES - WIDE RECEIVER #84YVES OLIVEIRA - WIDE RECEIVER #85

COMISSÃO TÉCNICA
DOUGLAS BETE - SOROCABA HORNETSPIETRO DESERTI - ARARAS STEEL HAWKSHÉLIO ESTRELA - JUNDIAÍ ROOSTERSPAULO ARCURI - ABRAFA

ARBITRAGEM FPFA
JOÃO MORGADO DE OLIVEIRAMARCOS DAVI SERENORAFAEL PAZIANGILSON DE SOUSAMARCOS GRANADO JUNIOR


*** JOGO DAS ESTRELAS do ARENA FOOTBALL ***

Com a participação dos MELHORES JOGADORES DE FUTEBOL AMERICANO DO BRASIL!!!!

No dia 18 de Outubro de 2008, a partir das 20 horas (abertura dos portões ás 18 horas) no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia (Rua São Pedro, 27 Bairro: Vila América) em Santo André, São Paulo.

O primeiro de todos em solo brasileiro!


A long time ago... quem nunca sonhou em assistir uma partida da NFL ao vivo no Brasil? Eu creio que esse é o sonho de consumo de qualquer amante brasileiro deste esporte. Quem imaginou que um dia teríamos uma partida em solo nacional, disputada por duas equipes exclusivamente brasileiras e ainda por cima, usando equipamentos completos para a prática do esporte?

Isso mesmo pessoal! No próximo dia 25 de outubro acontece pela primeira vez no Brasil esse grande confronto entre o Curitiba Brownspiders vs. Barigüi Crocodiles. O embate acontecerá no estádio conhecido como Flamenguinho, no bairro São Braz, a partir das 14:00hs.

SC BOWL III faz tremer a bela Santa Catarina!


Após um longo período inativo, este blog retorna as suas atividades a partir de hoje! Nada mais importante à ser destacado neste retorno, será a grande decisão do SC BOWL III, que acontece neste sábado dia 11/10/2008 a partir das 14:30hs na bela cidade de Joinville.
Desde que esse blog foi ao ar, sempre tive o prazer de poder divulgar toda a trajetória dessa Liga, sendo assim, não poderia ser diferente este ano.

Pelo terceiro ano consecutivo o Joinville Panzers chega à grande decisão, desta vez, contra o Jaraguá Breakers. Este último, com muita organização tática e espírito de equipe desde o ano passado, nesta temporada acabou confirmando seu crescimento passando por cima de muito favoritos.

Após as árduas batalhas ao longo da temporada, essas duas equipes chegaram com méritos, onde os Breakers passaram pela excelente equipe do Brusque Admirals pelo placar de 07 vs 00. Enquanto que o atual campeão defende seu título e sua hegemonia no estado, após derrotar, numa partida extremamente disputada o Floripa Istepôs pelo placar de 18 vs 07.

Para esta grande decisão, a Liga apresenta André José Adler como narrador oficial da partida, "Será a primeira vez que narro uma partida ao vivo para um público presente", além desta importante presença, teremos o hino nacional executado pela Banda Marcial do 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, show do intervalo com três bandas e ainda com o DJ Xande tocando muita música durante todo o evento.

Bom pessoal, como podem ver, esta tudo pronto para mais uma grande festa da bola oval em terras tupiniquins! Quem ganha com isso é o esporte, onde continua crescendo numa vertente muito positiva no Brasil.