O Torneio Touchdown será organizado nos moldes da NFL (Liga Americana), portanto, será uma liga fechada, da qual participaram times escolhidos entre os mais organizados do país, e representarão, no primeiro ano, os estados do Centro–Oeste, Sul e do Sudeste. As decisões em relação ao Torneio Touchdown serão tomadas por um Grupo Gestor formado por um representante de cada time, com presidência rotativa.
AS EQUIPES
Dentre os times praticantes da modalidade Full Pads no Brasil, foram escolhidos os seguintes times:
1 – São Paulo Storm
2 – Sorocaba Vipers
3 – Cuiabá Arsenal
4 – Tubarões do Cerrado
5 – Joinville Gladiators
6 – Curitiba Brown Spiders
7 – Barigui Crocodiles
8 – RJ Imperadores
Tais times são os que apresentam a melhor infra-estrutura e contam com apoio de patrocinadores e das respectivas cidades, proporcionando uma estrutura confiável e capaz de suportar eventos que envolvam participação do público, garantindo, primeiramente, a segurança de seus atletas e também, não obstante, a segurança e conforto do público que apoia a realização de jogos de football.
AS RESPONSABILIDADES BÁSICAS PARA CADA EQUIPE
Ter 02 (dois) jogos de camisas (um branco e um de outra cor), numerados na frente e nas costas (com opção de também haver numeração nos ombros ou mangas dos uniformes);
Ter um jogo de calças e meiões padronizados;
Ter o mínimo de 30 e o máximo de 60 jogadores no elenco;
Todos os jogadores deveram ter proteção peitoral e ombreira (shoulder pads), bocal, e capacetes;
Campo gramado para mando de campo em sua cidade, com marcação de metragem, e estrutura suficientemente necessária para realização de um jogo, com no mínimo 80 metros/campo + 20 metros de end zones e máximo de 100 metros/campo + 20 metros de end zones, “Y”para chutes, e arquibancadas (de concreto ou tubular) para no mínimo 500 pessoas;
Providenciar ambulância com fisioterapeuta e médico no local dos jogos;
Providenciar policiamento no local dos jogos;
Providenciar as filmagens dos jogos em seu campo;
Arcar com os custos de arbitragem dos jogos em casa;
Arcar com as viagens para os locais dos jogos fora de sua cidade;
Arcar com a multa por W.O.
RESPONSABILIDADE DO GRUPO GESTOR
Buscar parceiros e patrocinadores para o torneio;
Providenciar a edição das filmagens;
Providenciar o site do Torneio Touchdown com links aos sites dos times;
Entrar em contato com a mídia para divulgação dos times e do campeonato;
Organização dos jogos Finais;
FORMA DE DISPUTA
O Torneio Touchdown será formado por 8 times fundadores no seu primeiro ano, podendo aumentar nos anos seguintes. No primeiro ano do campeonato os times serão dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e do Distrito Federal, podendo se expandir para outros ESTADOS em 2010. A presidência do Grupo Gestor terá o período de 1 ou 2 anos*, e será rotativa entre os times participantes, assim como o local das Finais do Campeonato.
FÓRMULA DO CAMPEONATO
O campeonato terá 03 (três) divisões com conforme abaixo, com jogos de “ida e volta” dentro das divisões:
Divisão Centro-Oeste - Cuiabá Arsenal / Tubarões do Cerrado
Divisão Leste - RJ Imperadores / Sorocaba Vipers / São Paulo Storm
Divisão Sul - Curitiba Brown Spiders / Barigui Crocodiles / Joinville Gladiators
Os jogos serão na sistemática head-to-head, sendo que cada time de cada divisão jogará duas vezes (turno e returno) dentro da divisão, totalizando 4 jogos por time, conforme tabela do item 1.7.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
O principal critério de classificação é o numero de vitórias que o time obter contra seus adversários de divisão.Porém, como é um jogo dinâmico, podemos e devemos contar com outras variáveis, tais como:
Número de empates;
Confronto direto;
Saldo de pontos;
Pontos pró;
Sorteio;
Os quatro melhores classificados jogarão as Finais do Campeonato, que serão realizados em fim de semana único, com dois jogos de semifinais num dia, e a final no outro dia, em São Paulo. Portanto, cada time fará três jogos na sua cidade e três jogos fora, na cidade do time mandante, pela temporada regular e mais uma viagem à São Paulo, caso chegue nas Finais do Campeonato, tendo, no máximo, quatro viagens ao longo do ano.
A única exceção é a Divisão Centro-Oeste que conta com apenas dois times e o primeiro da divisão estará automaticamente classificado para as semi-finais.
Elaborado por Fabiano Alves
Revisado por Mario Lewandoski
Aprovado pelo Corpo Gestor